Salada Light de Bacalhau com Grãos

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Salada de Bacalhau com Grãos_F&F

Aqui em casa nós amamos bacalhau, e justamente por isso tenho muitas receitas com ele aqui no blog. Uma das nossas formas preferidas de prepará-lo é numa bela salada, nutritiva, completa e leve. No último dia dos pais marido fez um pedido especial: ele queria uma salada de bacalhau com grão-de-bico.

 

Acontece que eu detesto uma monotonia e não quis fazer a tradicional salada de bacalhau com grão-de-bico que aprendi com a minha avó (confira a receita AQUI), que é deliciosa sim, mas é que eu queria algo novo, diferente. E já estávamos na véspera do almoço familiar, ou seja, não havia tempo para grande planejamento ou compras. O bacalhau eu costumo ter umas 2 ou 3 postas já dessalgadas no freezer então estava fácil.  No sábado à noite coloquei o grão-de-bico de molho para cozinhar no dia seguinte e decidi que resolveria na hora como seria a salada. Então, já no domingo enquanto cozinhava o grão-de-bico abri e despensa, depois a geladeira e logo decidi que seria uma salada de bacalhau com grãos. Sinceramente eu AMO esta minha mania de ter sempre uma variedade de grãos na despensa (e todos eles armazenados em potes de vidro para facilitar a identificação) porque eles me salvam em qualquer ocasião, qualquer ocasião messsssmo! Café da manhã, brunch, almoço, churrasco, visitas de surpresa, fome no meio da noite, enfim, quem tem uma despensa variada não passa aperto na cozinha.

 

Bom, aí foi só aproveitar a caixinha de tomates que estava na geladeira, o único limão que eu tinha na fruteira para fazer o tempero, o manjericão da minha hortinha de apê e a salada estava resolvida. Mas prestem atenção, a qualidade do bacalhau é fundamental para o sucesso desta receita. Não é que você não possa usar um bacalhau salgado já em lascas ou desfiado (cujo custo benefício geralmente é bom inclusive), mas se for fazer assim dessalgue o bacalhau desfiado ou em lascas com muito amor e cuidado. (Aproveite e confira o post completo de como dessalgar bacalhau AQUI). Eu digo isso porque já cansei de comprar bacalhau em lascas ou já desfiado – que não chega a ser uma pechincha – e quando abria o pacote tinha um monte de “restinhos” de bacalhau, ou era seco demais, ou a carne era escura demais, além do fato de que carne que é bom era pouca, e de marca conhecida hein. Quando o bacalhau é assim ele não é ideal para algumas receitas, mas é perfeito para fazer patês, recheios de pastel, de torta, enfim, perdido não é!!! Então eu acabei concluindo que neste caso o “mais barato” na maioria das vezes não compensa mesmo. Prefiro comprar postas quando vejo uma oportunidade bacana no mercado (já perceberam que depois da Páscoa o preço do bacalhau das prateleiras despenca? então! aproveita!!) e já congelo em postas individuais bem embrulhadinhas em filme plástico, e aí quando preciso tá lá. Nesta receita aqui, por exemplo, eu usei bacalhau em postas, que descongelei, assei com bastante azeite e só então desfiz em lascas retirando toda e qualquer espinha, pele e gordura. A cara é outra, o sabor é outro, não posso mentir. Mas era uma ocasião especial, e se a grana está curta ou se eu aproveitei a oportunidade no mercado para comprar o bacalhau já em lascas ou desfiado por que não usá-lo, certo? Vai ficar gostoso também, sem dúvidas, afinal, bacalhau é sempre bacalhau ;)

 

Só sei dizer que a salada ficou incrivelmente boa, e fez tanto sucesso que acabou rapidinho! Sabe aquela salada diva, toda imponente e cheia de glamour que você precisa ter em mãos para impressionar num brunch ou num almoço especial? Pois então, meu conselho é que você salve esta receita aqui e guarde com muito carinho para quando precisar, e receba todos os elogios.

Salada de Bacalhau com Grãos2_F&F

SALADA DIVA DE BACALHAU COM GRÃOS

(serve 8 pessoas como entrada ou 4 como prato único)

 

Ingredientes:

  • 2 postas de bacalhau (aproximadamente 400g) já dessalgadas
  • azeite o quanto baste
  • 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido al dente
  • 2 xícaras (chá) de lentilhas cozidas al dente
  • 2 xícaras (chá) de quinoa cozida al dente
  • 200g de mini tomates bem lavados e cortados ao meio
  • 1 punhado generoso de salsa fresca picadinha
  • 2 dentes de alho grandes
  • suco de 1 limão
  • 1 pitada de louro em pó
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 190º. Unte um refratário com um fio de azeite e disponha as postas de bacalhau com a pele para baixo (se tiver, se não tanto faz o lado). Regue o bacalhau com mais azeite e tempere com uma pitada de sal e uma pitada de louro em pó. Coloque os dentes de alho com a casca em algum cantinho do refratário. Leve para assar por 30 minutos, ou até que enfie o garfo e perceba que está soltando as lascas. Retire do forno e deixe esfriar até ficar morno (reserve o azeite pois você irá usá-lo). Se a sua posta tinha pele, provavelmente ela terá ficado grudada no refratário, e se não ficou sairá facilmente. Retire toda a pele e as espinhas que encontrar e desmanche as postas com as mãos em lascas grandes e pequenas. Descasque os alhos assados e amasse-os com um garfo. Em um grande bowl misture todos os grãos já cozidos, o alho amassado e a salsinha. Misture bem. Aí então junte as lascas de bacalhau e tempere com limão, o azeite que ficou do bacalhau no refratário. Misture tudo delicadamente e prove, se precisar adicionar mais sal este é o momento. Finalize com folhinhas de manjericão (muitas), cubra e leve para gelar até o momento de servir, ou sirva de imediato.

 

DICA: Sei que vocês amam uma receita vegetariana, então vou dar a dica para uma versão vegetariana desta delicia. Se você só substituir o bacalhau por um mix de cogumelos rapidamente salteados na frigideira com um fiozinho de azeite vai ter uma salada veganinha muito esplêndida para se deliciar :)

Salada de Bacalhau com Grãos3_F&F

Um dos diferenciais desta receita é que o azeite que foi usado para assar ou confitar o bacalhau antes de fazer as lascas é usado para temperar a salada – desperdício zero! , o que garante um sabor incrivelmente intenso porque o bacalhau foi assado com alho, louro e obviamente o próprio peixe, que contribui para aromatizar lindamente o azeite.

 

Bom Apetite!

Beijo!

Fabi

 

2 Comentários para “Salada Light de Bacalhau com Grãos

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Os grãos que eu SEMPRE TENHO são: Arroz (2 tipos), feijão (2 tipos), quinoa, lentilha, grão-de-bico, milho de pipoca, trigo para quibe;
    Os grãos que eu eventualmente tenho e faço um esquema de “rodízio”: ervilha seca para sopa, cevadinha, amaranto, soja;
    As farinhas que eu sempre tenho: farinha de trigo integral, farinha de amêndoas, farinha de linhaça dourada, farinha de coco;

    Mas é claro que tudo depende da sua rotina também, dos hábitos alimentares da sua família, enfim. Em casa nós seguimos uma alimentação o mais perto do natural possível, e embora ninguém seja intolerante eu gosto muito de usar farinhas mais leves e mais proteicas do que a de trigo, e adoro testar novas receitas com elas. Além de serem de mais fácil digestão elas também contribuem para a manutenção do peso por terem carboidrato reduzido em comparação à farinha comum.

    Espero ter ajudado!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *