Pãezinhos de batata-doce roxa saudáveis e magrinhos

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Pãozinho de batata-doce roxa_Figos e Funghis

Como vocês já sabem, eu adoro inventar uma modinha com comida colorida :) E como todas as vezes que vou ao hortifruti e tem batata-doce roxa para vender eu levo pra casa, resolvi testar uma receitinha diferente com ela que não fosse a “sopa roxa” que a Olivia tanto ama (tem receita desta sopa roxa aqui ó: http://figosefunghis.com.br/2017/10/sopa-cremosa-de-batata-doce-roxa.html ). Na verdade mesmo eu queria fazer um pão, mas como era meio de semana e o tempo escasso eu escolhi como base uma receitinha muito famosa e muito antiga daqui do blog que todo mundo que faz ama: os pãezinhos de queijo de tapioca!!

 

É uma receita super simples, com poucos ingredientes e saudável também, já que tem poucas calorias e muitas fibras. Quem me enviou esta receita da primeira vez que eu a publiquei aqui em 2012!!! foi a leitora Gláucia, que na época morava em Dubai e criou ela mesma esta receitinha para driblar o desejo por pão de queijo usando os ingredientes que tinha por lá. De lá pra cá todo mundo faz esta receitinha – em casa por exemplo é a receita oficial dos cafés da manhã de final de semana – , principalmente os adeptos da vida fit, mas certamente a única pessoa que dá os créditos para a Gláucia sou eu mesmo, afinal infelizmente neste mundo de receitas é raro achar quem dê os créditos e respeite o autor da receita. No geral todo mundo se apropria e quer levar os aplausos. Eu mesma canso de ver receita minha voando por aí e a pessoa enchendo a boca pra dizer na maior cara de pau: olha a receitinha que eu inventei hoje gente!!! hahahahah. Eu sei, Deus sabe, mas o Google também. É só vasculhar os posts no limbo da internet que pela data é fácil descobrir quem fez primeiro :)

 

Enfim, usei a receita da Gláucia como base para esta aqui, e o resultado é que além de lindos os pãezinhos ficaram deliciosos. Para quem já fez o pão de queijo de tapioca eu digo que a consistência fica a mesma, daquele jeitinho mais cremoso por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Veja bem, não é um pão macio, fofinho e cheio de alvéolos, é um pãozinho que fica pronto em menos de 30 minutos, então não dá nem pra comparar banana com pepino ok? É um estilo diferente de pãozinho, eu por exemplo achei delicioso com manteiga e penso que em uma cesta de pães numa mesa de petiscos dá o maior charme. Dá pra passar queijos cremosos e mais fortes também, como os de cabra ou gorgonzola, afinal o adocicado da batata-doce combina bastante com esses queijos mais fortes. O ideal é servir bem quentinho, depois ele vai murchando. É uma opção deliciosa para petiscos e para matar aquela fominha no meio da tarde.

 

Pãozinho de batata-doce roxa2_Figos e Funghis

PÃOZINHO DE BATATA-DOCE ROXA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

(rende 12 pãezinhos)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de tapioca (goma, daquela mais fina)
  • 1/2 xícara (chá) de batata-doce-roxa cozida em água, descascada e amassada (e temperatura ambiente)
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 fio de azeite

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela e modele bolinhas. Preaqueça o forno a 180º. Ajeite as bolinhas sobre uma assadeira antiaderente (se estiver grudando muito modele com duas colheres de sopa ou unte as mãos). Asse por 15 a 20 minutos, dependendo do forno, como sempre. Eles estarão prontos quando estiverem bem crescidinhos, estufadinhos e com uma casquinha crocante por fora.

 

Bom Apetite!!

 

4 Comentários para “Pãezinhos de batata-doce roxa saudáveis e magrinhos

    • Oi Marilda. O que houve com a massa? Às vezes, dependendo da batata-doce e de como ela foi cozida ela fica um pouco mais úmida, e aí você precisa juntar mais goma de tapioca para dar a liga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *