Massa ao Molho Pesto de Espinafre

terça-feira, 06 de março de 2018

Massa ao pesto de espinafre2_F&F

Preciso começar dizendo que esta receita pode parecer muito simples, e de fato é, mas não se engane, porque ela é também surpreendente, deliciosa, elegante e leve. A base do molho como o título já avisa é um pesto preparado com muito espinafre cru (olá nutrientes!!), e por isso esta cor linda e vibrante.

 

Esta massa é um verdadeiro coquetel de saúde, já que o espinafre é um vegetal rico em nutrientes com muitas propriedades benéficas à nossa saúde, e pode ser também um belo truque para acrescentar mais cálcio, ferro e fibras na alimentação dos pequenos, que podem torcer o nariz para as folhas mas podem gostar da ideia de comer um molho verde do Hulk…(sim, já usei deste artifício em casa para fazer a Oli comer espinafre). Eu aprendi esta receita certa vez em um workshop de queijos frescos que fiz em Nova York (lá ela era servida com uma baita burrata por cima) e desde então ela virou uma queridinha lá em casa. Outro ponto muito positivo desta massa é que ela é bastante versátil, podendo ser servida junto a carne vermelha, aves ou peixes. Também é uma receita super prática e rapidinha de preparar porque o molho é cru, feito todo no processador (ou no pilão se você tiver tempo e quiser praticar uma espécie de terapia). No meu caso como eu queria algo mais leve para o almoço daquele sábado quente e ensolarado apenas caprichei no queijo ralado, nas avelãs tostadas que acompanham e ainda acrescentei umas lascas de queijo de cabra cremoso. Este prato com uma taça de vinho rosé foi tudo de lindo!!

 

MASSA AO MOLHO PESTO DE ESPINAFRE

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 300g de massa curta da sua preferência
  • 1 maço de espinafre* (somente as folhas)
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 2 dentes de alho descascados
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara (chá) de azeite extra
  • 100g de avelãs
  • sal a gosto
  • queijo de cabra tipo boursin (opcional)

 

Modo de Preparo: Lave bem as folhas de espinafre (* se encontrar espinafre baby no mercado o molho ficará melhor ainda pois as folhas são mais macias e menos fibrosas) e de manjericão, seque com papel absorvente e reserve. Coloque a massa para cozinhar até o ponto al dente. Em um processador ou liquidificador junte o espinafre, o manjericão, o queijo parmesão ralado, um punhado de avelãs, os dentes de alho, todo o azeite e bata até obter uma pasta bem grossa. Tome cuidado para não bater demais pois caso contrário o molho ficará muito ralo e queremos que ele fique consistente para grudar bem na massa. Prove o sal e se achar necessário acrescente mais. Esmague as avelãs restantes grosseiramente com a lâmina de uma faca. Aqueça uma frigideira e coloque as avelãs para tostar, mas apenas até ganharem uma cor caramelo claro pois e passarem do ponto podem amargar. Quando a massa estiver bem quente escorra-a reservando 2 dedos de água quente para acrescentar na massa. Coloque o molho pronto imediatamente sobre a massa e misture bem, adicionando aos poucos a água quente reservada do cozimento. Sirva em seguida com lascas de queijo de cabra, as avelãs tostadas, algumas folhinhas de manjericão e mais queijo ralado por cima.

 

Massa ao pesto de espinafre_F&F

Bom Apetite :)

 

2 Comentários para “Massa ao Molho Pesto de Espinafre

  1. Oi Fabiana acompanho seu blog há algum tempo!!! e em um mundo de imediatismo, com receitas rápidas pra todo lado em instagram e facebook, se deparar com um posto tão lindo como esse é um alento!!! Parabéns!!! bjs

    • Oi Marina, muito obrigada pelas palavras, que certamente são um belo incentivo pra eu continuar compartilhando tudo por aqui sempre com muito amor <3
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *