Quiche de Berinjela com Massa Crocante Low Carb

Quiche de Berinjela Low Carb

Eu estava há um tempo já testando receita nova de massa de quiche que fosse ao mesmo tempo deliciosa, low carb, prática e ainda por cima crocante….pois é, uma missão que parecia impossível, mas enfim deu certo. Mostrei o resultado lá no Instagram do blog e o povo pirou! Choveu mensagem in box pedindo a receita e hoje aqui estou com ela completinha pra fazer vocês tão felizes quanto eu fico quando como esta deliciosidade saudável.

 

Você pode estar se perguntando: mas como é que uma quiche pode ser saudável? Sim lindos e lindas, pode ser saudável e com muito sabor! Os alérgicos ao glúten também vão me amar ainda mais quando eu contar que esta massa maravilhosa não tem glúten, e foi por acaso já que eu não sou alérgica e apenas buscava farinhas com baixo carboidrato – afinal eu também sou gente e durante a semana gosto de dar aquela segurada nas gordices, se não todo aquele suor perdido na academia terá sido derramado à toa hahahaha.

 

Bem, chega de blá blá blá, o que importa aqui é a quiche minha gente! O recheio você pode variar como quiser, pode mudar os legumes, adicionar os queijos que você gostar, fazer aquele recheio clássico da quiche tradicional, enfim, só me dá os créditos se gostar muitão e ficar com vontade de publicar no seu Insta ou no seu blog, porque se tem uma coisa que me deixa triste mesmo é ver receita minha voando por aí sem que o fofo(a) mencione quem é a mãe (afinal receita autoral é igual filho né? e a mãe que pariu sabe quando o filho é dela, reconhece atéeee de longe)…é injusto né?! Passo horas na cozinha tentando descobrir uma formula mágica para trazer uma receitinha maravilinda pro blog, me desapego do egoísmo e fazem uma injustiça dessa comigo? Não podeeeee!! kkkkkk

Quiche de Berinjela Low Carb2

QUICHE DE BERINJELA LOW CARB, SEM GLÚTEN 

(rende 3 mini quiches ou 1 média)

 

Ingredientes da Massa:

  • 1 xícara (chá) de quinoa em flocos
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de linhaça (marrom ou dourada)
  • 1/2 xícara (chá) de amaranto em flocos
  • 1 ovo (se preferir troque pelo “ovo vegano” feito com linhaça e água)
  • 1 colher (chá) de ervas de provence (ou outro tempero da sua preferência)
  • 1 fio de azeite (ou 1 colher de sopa de óleo de coco)
  • 3 colheres (sopa) de água gelada
  • 1 pitada de sal

 

Ingredientes do Recheio:

  • 1 berinjela média sem casca cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1/2 cebola bem picada
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 fio de azeite
  • 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
  • pimenta e sal a gosto
  • queijo branco ralado
  • gergelim preto ou chia para finalizar

 

Modo de Preparo: MASSA: Em uma tigela misture a quinoa em flocos, o amaranto em flocos e a farinha de linhaça. Misture bem, abra um buraco no centro e quebre o ovo. Adicione o azeite, as ervas secas, a pimenta e o sal. Misture novamente e vá adicionando a água gelada aos poucos (se quiser faça toda esta etapa no processador) até obter uma massa firme com liga. Para fazer o teste aperte uma bolinha dela entre os dedos e veja se tem liga. Unte 2 formas pequenas de aro removível ou 1 média com óleo de coco ou azeite. Divida a massa nas forminhas e aperte bem com as pontas dos dedos a massa no fundo e pelo menos 2 dedos nas laterais (para segurar o recheio). Leve ao forno preaquecido a 180º por 10 minutos, retire e deixe esfriar, mantendo o forno ligado. RECHEIO: Refogue a cebola e o alho no azeite, junte a berinjela, a salsinha e metade da água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. A berinjela deve ficar desmanchando, quase como uma pasta, então se estiver macia o suficiente desligue e deixe esfriar para montar a quiche, se não adicione a outra metade da água e cozinhe mais tempo em fogo baixo com a panela tampada. Quando a berinjela refogada estiver fria preencha as forminhas que já estão com a massa pré-assada, cubra com queijo branco ralado ou outro de sua preferência à gosto e leve novamente ao forno por mais 15 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Desenforme as quiches, finalize com gergelim e sirva em seguida.

 

Bom Apetite!!

By Figos & Funghis on 7 de fevereiro de 2018 · Posted in Berinjela, Fácil, Gastronomia Funcional, Light, Receitas Especiais (s/ Glúten/Lactose), Tortas, Vegetarianas

6 Comments | Post Comment

Gabriela says:

Olá, adorei essa receita! Mas estou com uma dúvida: a quinoa da massa é crua ou cozida?

Posted on fevereiro 8th, 2018

Figos & Funghis says:

Oi Gabriela. É quinoa em flocos ;)
Beijo!

Posted on fevereiro 8th, 2018

Londrina says:

deliciaaaaa essa receita de Quiche de Berinjela com Massa Crocante Low Carb..

vc é bem detalhista gostei…

Vou fazer aqui em casa.. parece ser super simples…

parabens pelas deliciosas receitas

Posted on fevereiro 14th, 2018

Figos & Funghis says:

Oi Michele, obrigada. Volte sempre ;)

Posted on fevereiro 19th, 2018

Mariana says:

Muito top suas Receitas parabens pelo site Deus Abençoe

Posted on maio 30th, 2018

Figos & Funghis says:

Obrigada Mariana :)

Posted on julho 11th, 2018