Hambúrguer Vegetariano Irresistível

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Hamburguer Vegetariano de Abóbora3_F&F

Quem acompanha o blog sabe da minha quedinha por receitas vegetarianas, e apesar de eu não ser vegetariana adoro descobrir novas combinações e brincar com as infinitas possibilidades que o delicioso universo vegetal nos oferece. Já sou adepta da Segunda Sem Carne há alguns anos e ao menos duas vezes por semana fazemos refeições 100% vegetarianas em casa, afinal quanto mais colorido for o prato e quanto mais de verdade for a comida mais nós ganhamos! Ganhamos saúde, nutrientes, ganhamos variedade e ganhamos em termos de custos também já que vegetais são de fato mais baratos que carnes.

 

A receita de hoje foi uma dessas felizes descobertas de combinações de ingredientes que resultou num hambúrguer vegetariano cheio de cor e de graça. Na verdade vegano, já que não leva nenhum ingrediente de origem animal. Com uma base de abóbora e cogumelos a consistência fica firme o suficiente para ser apertada entre o pão para a mordida! Como acompanhamentos eu escolhi pasta de avocado, lâminas de amêndoas tostadas, mozzarella de búfala e uma **vinagrete de cebola roxa facílima que eu preparei na hora, mas isso é só uma sugestão ilustrativa porque este hambúrguer também poderia ser servido com um spaghetti por exemplo, ou com uma bela salada. O que importa aqui é o sabor e a leveza, porque este burgerzinho veggie é tão delicioso que nem lembrei que não se tratava da versão tradicional.

 

Intolerantes e alérgicos também podem comemorar porque este burger vocês podem comer! Ele não leva glúten na composição, nem leite, nem ovo, é a mais pura maravilhosidade democrática em termos de burger.


Hamburguer Vegetariano de Abóbora_F&F

HAMBÚRGUER VEGANO DE ABÓBORA E COGUMELOS

(rende 4 unidades)

Ingredientes:

  • 400g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
  • 6 cogumelos tipo Portobelo gigantes sem as hastes e bem picados (ou 1 xícara de chá de outro cogumelo fresco da sua preferência)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
  • 2 colheres (sopa) de amaranto em flocos (pode substituir por quinoa em flocos se preferir)
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda l’ancienne
  • 2 colheres (sopa) de cebola desidratada

 

Modo de Preparo: Tempere os cubos de abóbora com um fio de azeite, sal e uma pitada de ervas de provence. Disponha em uma assadeira antiaderente, cubra com papel alumínio e leve para assar por 20 minutos a 180º ou até que estejam macias. Amasse a abóbora assada ainda quente com um garfo e deixe esfriar. Depois coloque em um bowl e junte os cogumelos picados, a farinha de amêndoas, o amaranto em flocos, a mostarda e a cebola desidratada. Misture bem até que esteja tudo incorporado. Prove e ajuste o sal se for necessário. Modele 4 hambúrgueres e asse até dourar ou grelhe na frigideira. Sirva com os acompanhamentos que desejar.

Hamburguer Vegetariano de Abóbora2_F&F

**Vinagrete de Cebola Roxa Vapt-vupt: descasque e fatie uma cebola roxa em meias-luas bem fininhas e disponha em um bowl. Regue com 3 colheres (sopa) de vinagre branco, 1 pitada de açúcar, sal e um fio de azeite e deixe descansar por 10 minutos. Use como desejar. Fica com com pães, torradas, saladas, com churrasco e no sanduíche, claro!

 

Bom Apetite!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *