Fettuccine Caseiro com Mix de Cogumelos

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fettuccine Fresco com Mix de Cogumelos

Uma das receitas favoritas na minha casa é este Fettuccine caseiro com molho de cogumelos na manteiga. Preparar massa caseira pode parecer difícil e demorado, mas na verdade é muito mais simples do que parece.

 

Eu aprendi a preparar massa caseira com a minha avó, que por sua vez aprendeu com a minha bisavó e eu sempre preferi massa fresca do que seca – tendo tempo não tenha dúvidas – mas o mais bacana é que atualmente eu faço massa caseira com muito mais frequência porque a Olivia adora me ajudar a passar a massa pelo cilindro e depois ajeitar os ninhos para deixar secar. Claro que ela também aproveita todas as sobras para brincar de massinha….é pura diversão e toda a família entra na dança. Me lembro da minha infância, e de como é legal para as crianças poderem participar deste ritual de preparar massa caseira. Esse tipo de programa também une a família, garante momentos de interação e muitas risadas.

 

Quando eu preparo massa caseira eu sempre dou preferência a molhos simples e poucos ingredientes, porque gosto de sentir o sabor delicado da massa recém preparada. Poucas coisas na vida são tão boas quanto um bom prato de massa fresca! Este molho de cogumelos na manteiga também é um deleite, e me promete que vai guardar esta receita com carinho porque você vai lembrar muito dela depois que prepará-la pela primeira vez. Aproveite e assista o vídeo em que eu ensino a preparar um Fettuccine Caseiro com Molho Caprese, com todos os detalhes e truques, inclusive para ver como se utiliza corretamente o cilindro de macarrão: ASSISTA AQUI!

 

Agora, se você ainda acha complicado, ou não tem tempo e não quer nem tentar preparar massa caseira, compre uma massa fresca de qualidade e faça este mesmo molho de cogumelos na manteiga. Uhlalá!!!

Fettuccine Fresco com Mix de Cogumelos2

FETTUCCINE FRESCO COM COGUMELOS NA MANTEIGA

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes (massa):

  • 300g de farinha de trigo tipo I
  • 3 ovos
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 colher (café) de sal

Ingredientes (molho):

  • 100g de cogumelos portobello frescos
  • 100g de cogumelos shimeji frescos
  • 100g de cogumelos paris frescos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco (opcional)
  • 1/3  de xícara (chá) de salsa fresca picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • azeite e sal a gosto

 

Modo de Preparo: DA MASSA: coloque a farinha em um bowl grande e faça um buraco no centro. Neste buraco quebre os ovos e junte o azeite e o sal. Comece misturando com um garfo a farinha para dentro dos ovos, aos poucos e com delicadeza, sempre em movimentos circulares puxando a farinha do centro até as bordas. Quando toda a farinha já estiver misturada com os ovos passe a amassar com as mãos e assim que a massa ficar mais consistente passe para uma bancada enfarinhada e passe a trabalhar bem com a massa, polvilhando mais farinha aos poucos até que a massa pare de grudar e fique bem lisa e homogênea. Faça uma grande bola com a massa, polvilhe um pouco de farinha sobre ela e deixe descansar por 30 minutos. Depois corte em porções e passe pelo cilindro para alisar e afinar a massa (eu gosto de passar até o nº6 para ficar bem fina mesmo). Depois de passar pelo cilindro liso deite as faixas de massa sobre uma toalha limpa e enfarinhe a superfície delas. Deixe descansar por mais 20 minutos e comece a cortar na largura desejada. Passe a massa pelo cortador do cilindro, estique para descansar e polvilhe farinha. Depois de uns 20 minutos faça os ninhos, que deverão descansar por mais uma hora. Na hora de cozinhar o macarrão você deve colocar água abundante para ferver com um punhado de sal e quando a água estiver fervendo coloque os ninhos para cozinhar por apenas 3 minutos. Não deixe passar do ponto, é rápido mesmo!

DO MOLHO: Limpe bem os cogumelos com uma escovinha ou papel toalha levemente umedecido. Separe os cogumelos shimeji e fatie os demais. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite e 1 colher de manteiga. Adicione o alho e deixe perfumar, mas sem dourar. Junte todos os cogumelos e salteie em fogo alto por 1 minuto. Regue com o vinho branco se estiver usando. Depois reduza o fogo e deixe refogar por uns 3 ou 4 minutos – geralmente é o mesmo tempo que a massa demora a cozinhar. Ajuste o sal dos cogumelos, adicione a salsa fresca picada, uma pitada de pimenta moída na hora e sirva sobre a massa cozida com uma porção generosa de queijo parmesão ralado na hora. Apenas irresistível!!!

 

Veja também a receita de Molho Funghi para massas: AQUI Ó!!

Fettuccine Fresco com Mix de Cogumelos3

Bom Apetite!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *