Batata-doce Rústica

sexta-feira, 06 de outubro de 2017

Batata-doce rústica capa

Batata é um alimento amado no mundo todo, mas acho que a maior estrela entre os pratos de batata certamente são as famosas e deliciosas batatinhas fritas. Elas são unanimidade entre crianças e adultos, são versáteis, quase sem nacionalidade, tem aquele cheirinho inconfundível e quando bem feitas são crocantes por fora e macias por dentro. Esse é o meu conceito de batatinhas perfeitas, quando vale mesmo à pena dar aquela escapadinha da rotina saudável.

 

Aqui no blog já tem uma série de receitinhas de batatas rústicas, mas essas são especiais porque é natural que com o tempo e depois de tanto repetir nossas receitas preferidas acabamos sempre aprimorando algumas coisinhas. E foi isso o que aconteceu aqui, além dessa brincadeira que eu fiz com a produção da foto de servir as batatinhas dentro de um cone para serem consumidas com garfinho, do mesmo jeito que os carrinhos de comida de rua vendem as batatinhas fritas na Holanda.

 

Mas para a nossa alegria é possível fazer essas mesmas batatinhas na versão assada, no forno de casa sem precisar usar fritadeira e sem precisar sucumbir a uma friturinha para matar a vontade de comer “batata frita”. Algumas pessoas já vieram reclamar pra mim que tentaram fazer batatas fritas no forno sem sucesso, porque ficam molengas e encharcadas de óleo ou azeite. Mas o que eu sempre digo é que fazer batatinhas fritas assadas perfeitas você precisa estar atento a uma série de fatores. O forno precisa estar na temperatura ideal para não tostar antes que as batatas cozinhem corretamente por dentro, as batatinhas precisam estar cortadas em palitinhos porque os pedaços grandes não ficam crocantes (bota carinho na hora de cortar tá miga?!), as batatinhas não podem ficar amontoadas, o correto é deixá-las espalhadinhas na assadeira. Se seu forno tiver grelha superior (ou dourador) é ideal utilizá-la, além da grelha inferior que todos tem, assim as batatinhas assam por igual. Dá pra conseguir batatinhas fritas assadas? Sim, dá, mas vai precisar de uma dose extra de carinho. Dito isso tá moleza de preparar essa delícia em casa, e aqui eu substituí as batatas comuns por um mix de batatas-doces, o que deu uma cor linda e um sabor que na minha opinião é mil vezes melhor que o da batata inglesa.

Batata-doce rústica

Confere só!

 

BATATAS-DOCES RÚSTICAS

(rende 2 porções)

 

Ingredientes:

  • 1 batata-doce rosada grande
  • 1 batata-doce roxa grande
  • 6 dentes de alho inteiros
  • ramos de alecrim fresco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • pimenta moída a gosto

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180º. Lave bem as batatas e seque. Corte as batatas em fatias no sentido longitudinal, e depois corte cada fatia em palitos, tentando manter um tamanho e formato padrão. Transfira os palitos de batata-doce para uma assadeira grande, tempere com azeite, sal e alecrim e misture bem, para que cada pedaço fique coberto com um pouquinho do tempero. Esmague grosseiramente cada dente de alho e junte na assadeira. Depois espalhe os palitos de forma que não fiquem amontoadas, sem que nenhuma batata fique sobre a outra. Leve a assadeira para o forno e depois de 10 minutos retire, solte algum pedaço que ficar grudado na assadeira, dê uma leve sacudida na assadeira para as batatas se espalharem novamente e torne ao forno por mais 10 a 15 minutos, ou até que os palitos estejam dourados. Retire do forno e deixe descansar por 3 minutos ainda na assadeira antes de servir, isso fará com que as batatinhas fiquem crocantes. Sirva quente.

Batata-doce rústica fecha

Muitas vezes a felicidade está numa comidinha simples, e este é o caso destas deliciosas batatinhas.

 

Bom Apetite!

 

 

 

5 Comentários para “Batata-doce Rústica

    • Obrigada Claudia. Eu também só tenho usado batata-doce em casa na maioria das receitas que “pedem” batata. Além de mais nutritivas não perdem em nada no sabor. Bjos!

    • Oi Bruna, tudo bem? Fui eu quem fiz sim. Eu só recortei um quadrado em papel branco e enrolei como se fosse fazer um temaki, aí por fim enrolei um pedacinho de durex na pontinha, mas é só para compor o cenário mesmo porque este papel que eu usei não é grosso. Se vc quiser fazer cones para festinhas use um papel mais grosso. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *