Bowl Vegetariano Colorido e Super Saudável

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Bowl Colorido Veggie_F&F

Já tem um bom tempo que eu venho mudando meus hábitos alimentares e valorizando cada vez mais os ingredientes frescos, naturais, orgânicos (quando possível) e acima de tudo saudáveis. O resultado a curto prazo é que todos em casa amam comer assim, principalmente a Olivia, que desde o começo da introdução alimentar já aprendeu a “comer diferente” como contei diversas vezes aqui. Só para dar alguns exemplos rápidos: ela não gosta de colocar sal na comida, ama tomates e algumas verduras cruas mesmo, prefere batata-doce à batata comum, come pouca quantidade de carne vermelha, adora peixe, gosta tanto de massa integral e arroz integral que nem lembra de pedir as versões brancas, não gosta de refrigerantes, ama meus bolinhos de frutas alternativos adoçados com pasta de ameixa e/ou tâmaras, enfim, resumindo a Oli não vai sofrer na vida para aprender a comer, ela já começou aprendendo o certo. E eu posso afirmar pra vocês sem medo de ser apedrejada: o ensinamento, o exemplo e a persistência tem que partir de dentro de casa, e não tem como dar errado.

 

O fato da Olivia comer de tudo e não me dar trabalho neste aspecto me dá liberdade para cozinhar o que eu quiser em casa porque se ela não gostar do prato principal vai se adaptar com as outras opções que estiverem na mesa, e o mesmo acontece quando saímos para comer fora. Nunca nos sentimos presos a um determinado lugar porque temos a tranquilidade de saber que “lá tem o prato x que a Olivia come”, pelo contrário, ela nos acompanha desde o restaurante japonês (que ela ama por sinal) até o restaurante que faz bacalhau ou a churrascaria, e sempre vai ter algo que ela gosta de comer. Mas já ouvi amigas se lamuriando que só podem ir a cantinas pois seus filhos só comem macarrão com molho de queijo. Sim, eu sei que alimentação de filho é uma coisa delicada, e não sou nutricionista infantil pra recomendar dietas específicas, mas sou mãe, e na prática a minha própria experiência me mostra que nós temos que acreditar no potencial dos nossos filhos, confiar neles e nunca desistir de oferecer o mais saudável, porque de tanto insistir em algum momento eles vão ceder e vão topar experimentar coisas novas, e aí temos que aproveitar! É tão mais fácil “aceitar” que os pequenos não gostam de provar novos alimentos e cozinhar uma porção de macarrão, colocar manteiga e queijo ralado né? Sim, com certeza é, mas e os demais nutrientes? E a construção do paladar do seu filho? Nem sempre o que é mais fácil e mais prático agora vai lhe trazer benefícios no futuro. Quanto mais cedo você começar a tentar, mais chances vai ter de obter sucesso na missão.

 

A receitinha de hoje é um deleite pra mim, não só porque é um prato colorido e saudável, mas porque tudo o que eu coloquei nele eu amo de paixão, além de ser um bom exemplo de como tentar introduzir hábitos alimentares mais saudáveis na sua casa. Eu costumo dizer nos meus workshops que se você está diante de uma pessoa difícil de comer uma boa alternativa é dar-lhe opções variadas, e nesse sentido este prato aqui é perfeito, concordam? Não tem segredo, na verdade é bem simples e você pode substituir qualquer um ou todos os ingredientes para adaptar ao seu paladar ou para o que tiver em mãos no momento. Você pode preparar uma versão 100% crua por exemplo, acrescentar castanhas, sementes, alguma proteína…Neste aqui tem quinoa cozida, lentilhas refogadas com curry, tomatinhos, couve-flor e batata-doce assados, ovos cozidos e avocado fresco picadinho. Para finalizar juntei um montinho de folhas de agrião e servi com um molhinho de tahine apenas delicioso!!! Anote a receita e depois solte a sua criatividade:

 

BOWL COLORIDO E SAUDÁVEL

(para 2 porções bem servidas)

 

Ingredientes:

  • 12 tomatinhos cortados ao meio
  • 1 pé pequeno de couve-flor (apenas os floretes)
  • 1 xícara (chá) de quinoa já cozida
  • 1 xícara (chá) de lentilha refogada*
  • 1 batata-doce média cortada em cubos
  • 3 ovos
  • 1 avocado cortado em cubos
  • 1 punhado generoso de agrião
  • 1 fio de azeite
  • sal e alecrim a gosto

 

Modo de Preparo: Cozinhe a batata-doce e os floretes de couve-flor no vapor por 5 minutos, apenas para amolecerem um pouco. Preaqueça o forno a 180º por 10 minutos. Em uma assadeira disponha os floretes de couve-flor, os mini tomates e os cubos de batata-doce. Regue tudo com um fio de azeite, tempere com sal e ramos de alecrim por cima de tudo. Asse até dourar. Cozinhe os ovos no ponto desejado, descasque e reserve (ovos poché também ficam perfeitos neste prato). *Prepare a lentilha, refogando-a com um pouco de cebola picada, alho, uma pitada generosa de curry, sal a gosto e 1 xícara (de chá) de água com a panela tampada e em fogo baixo até que esteja macia. Quando tudo estiver pronto monte o prato com todos eles, finalizando com o avocado em cubos, as folhas de agrião e sirva com o molho tahine que eu ensino abaixo.

 

Molho de Tahine Perfeito para Saladas:

Em um pote com tampa junte 1 colher (sopa) generosa de pasta de tahine, 1 colher (café) de óleo de gergelim, suco de 1/2 limão tahiti, 1 fio de azeite, 1/4 de água gelada e sal a gosto. Tampe e agite muito bem até que esteja totalmente emulsionado. Este molho pode ser conservado em geladeira por até 1 semana.

Bowl Colorido Veggie2_F&F

Com o verão chegando ter opções fáceis e saudáveis como esta faz toda a diferença!!!

 

E você, tem alguma dica ou truque que utiliza em casa para estimular uma alimentação mais saudável em seus filhos? Conta aqui nos comentários, divide com a gente!

 

Bom Apetite!

Fabi

 

5 Comentários para “Bowl Vegetariano Colorido e Super Saudável

  1. Que prato maravilhoso, cheio de “coisas” boas. A minha filha é muito esquisita. Culpa minha eu sei! Tenho muita dificuldade em conseguir que comas certos ingredientes. Adora fruta mas legumes dispensa-os. Mas tenho continuado a insistir para que coma bem. Tenho usado um truque. Quando vamos à mercearia onde me abasteço de legumes e frutas, peço-lhe para escolher os legumes que gostava de ver no prato. Depois tento ser criativa, mas nem sempre é fácil. Os lanches que come em casa ou que envio para a escola, são sempre saudáveis. Inclusivamente criei uma rubrica sobre o assunto no blog. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    • Oi Claudia, tudo bem? Adorei seu relato, e ele é bastante comum entre as mães com quem converso. Realmente a insistência e persistência nos dá mais chance de ter sucesso, mas temos que nos empenhar mesmo. Esta tática de envolver a criança em algum momento desta “cadeia produtiva” da refeição é essencial ao meu ver, no caso da Olivia ela também me acompanha ao hortifruti, aponta coisas que não conhece, pergunta os nomes e hoje na maioria das vezes ela mesma me pede para provar. Ela também gosta muito de me acompanhar na cozinha no momento do preparo, mas não pode haver pressão para isso, tem que ser da vontade deles, se não não adianta nada pois se não querem não vão absorver. E com relação a ser criativa sei bem como é, há dias em que não temos a menor inspiração para fazer pratos novos, mas este formato de colocar tudo separadinho em um bowl elimina este problema, pois a criança vai provando o que ela quiser sem separar nada no prato. Boa sorte pra você e volte sempre! Beijo!

  2. Oi Fabiana,
    Adorei essa receita, vou fazer aqui em casa! Obrigada!
    So uma pergunta: se eu nao achar o oleo de gergelim aqui, o que posso usar no lugar?

    Abracos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *