Bolinhos de Abobrinha Facílimos

quinta-feira, 01 de junho de 2017

Bolinhos de abobrinha_Figos e Funghis

Eu adoro um bolinho salgado! Desde a minha infância quando as minhas lembranças me trazem os bolinhos de arroz deliciosos da minha avó, os bolinhos de couve-flor divinos da minha mamy (esta receita é baseada neles) e todos os tipos de bolinhos árabes que ajudava a minha bisa preparar. Quando subia um cheirinho no ar eu corria para a cozinha, não sei ao certo se era ansiedade para comer logo – como a que vejo na Olivia hoje quando estou preparando algo – ou se era interesse em aprender a fazer, mas sinceramente acho que era gula mesmo…hahahahha

 

Bem, de lá pra cá as coisas não mudaram tanto (a não ser pelo fato de eu sentir imensas saudades das comidas das minhas avós), eu continuo amando bolinhos e hoje os preparo mais do que nunca – numa versão mais saudável e atual que não usa fritura, claro – por causa da Oli, ela ama todos os tipos de bolinhos também como a mamãe, e adora me ajudar na cozinha como vocês já sabem. Sim, quem me acompanha no Instagram pode ver no Stories a Olivia dividindo a cozinha comigo quase todos os dias. E ela se diverte muito, ou melhor, NÓS nos divertimos muito.

 

Mas não é só a parte da diversão que torna bacana o hábito de levar as crianças para a cozinha. Muitos estudos de comportamento já comprovaram que quando a criança participa do processo de preparo da comida ela se interessa mais pelo alimento que foi usado e tem curiosidade em experimentar, e é aí que, na minha opinião, entra uma grande e importante arma para mamães e papais derrotarem a velha mania infantil em rejeitar alimentos novos que fujam da sua rotina. Eu tenho um exemplo em casa e percebo que quando a Olivia vê um legume ou uma fruta que nunca viu antes, se ela achar esteticamente feio ela faz “eca” e diz que aquilo é ruim e que não vai provar, mas se eu a levo para a cozinha e peço para ela me ajudar a lavar, ressalto as qualidades do alimento – exemplo: olha que cor linda que tem esta fruta!, ou então: você já reparou que quando cortamos a carambola ela vira uma estrelinha? – mostrando como vou prepará-lo e ela participa de tudo isso, fatalmente ela vai querer provar depois, e as chances de gostar aumentam. A parte da diversão na cozinha garante o interesse em repetir a experiência, e assim você pode ir oferecendo novos alimentos a cada nova aventura. Percebeu como envolver os pequenos na cozinha pode ajudar na melhora da alimentação?

OLI na cozinha

Voltando à receita, estes bolinhos são uma ótima opção para você começar a se aventurar com os filhotes na cozinha, porque é fácil e pode perfeitamente ser preparada por crianças. Elas podem acrescentar os ingredientes todos na tigela, misturar e quando chegar o momento de ligar o fogo, obviamente esta tarefa deve ficar com os adultos. O fato dos bolinhos serem pequenos e fofinhos cativa as crianças. É uma receita bem fácil mesmo, além de poder ser preparada muito rápido, se você quiser pode inclusive deixar a abobrinha desidratando na geladeira umas horinhas antes e ir fazer outras coisas, depois quando for para a cozinha com o pequeno(a) você prepara a receita toda. Os bolinhos são muito versáteis também, e com esta mesma receita você pode variar os legumes usando cenoura ralada, brócolis ou couve-flor picadinho, chuchu picadinho, beterraba, enfim, use a mesma base e prepare os bolinhos conforme os ingredientes que tiver à mão e o que mais te agradar.

 

BOLINHOS DE ABOBRINHA FACÍLIMOS

(rende 12 unidades)

Ingredientes:

  • 1 abobrinha pequena bem lavada
  • 1 colher (café) rasa de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de creme de ricota ou cream cheese
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de leite frio
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de salsinha fresca bem picada

 

Modo de Preparo: Corte as pontinhas da abobrinha e rale-a no ralo grosso, colocando em seguida sobre um escorredor de massa e polvilhando o sal por cima, para desidratar. Deixe descansar por 40 minutos sobre um prato raso para que a água que escorrer da abobrinha fique no prato. Depois deste tempo esprema bem a abobrinha com as mãos para retirar todo o excesso de água. Em uma tigela junte a farinha de trigo, a abobrinha desidratada, o ovo, o creme de ricota, o queijo parmesão e misture bem. Pingue o leite aos poucos até obter uma massa cremosa e ainda firme. Por fim junte a salsinha e misture novamente. Aqueça bem uma frigideira antiaderente e pincele com um fio de azeite de modo que todo o fundo fique com uma camada de azeite. Coloque a massa às colheradas, usando uma colher de sobremesa para fazer bolinhos pequenos e delicados. Quando dourar de um lado vire e doure do outro. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.

 

Dicas: Pode substituir a farinha de trigo por farelo de aveia ou farinha de arroz, e o leite pode usar qualquer um de sua preferência. Já o creme de ricota pode ser trocado por tofu cremoso para uma versão sem lactose.

Bolinhos de abobrinha2_Figos e Funghis

E então, gostaram? Por aqui vocês sabem, sempre tem receitinhas fáceis e gostosas, além de muitas dicas sobre alimentação infantil e receitinhas para os pequenos também! Falando nisso, quem me acompanha no PINTEREST vai poder conferir as pastas novinhas em folha, criadas especialmente para o dia dos namorados, para as festas juninas e comidinhas para as crianças.

 

Beijo e até o próximo post!

 

5 Comentários para “Bolinhos de Abobrinha Facílimos

    • Oi Fernanda, a cenoura não precisa desidratar não, pode usar direto, rala ela bem fininha para cozinhar mais rápido quando os bolinhos forem grelhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *