Rolinhos de Berinjela Moussaka

terça-feira, 09 de maio de 2017

Rolinhos de Berinjela Mousaka_F&F

Tendo criança pequena em casa e preparando o almoço ao menos 4 vezes por semana eu preciso de ideias novas para não correr o risco de cair na mesmice, então passo um tempo imaginando algumas variações para receitas que eu adoro, como no caso desta receita de hoje. Os sabores são os mesmos da tradicional e já amada moussaka, mas a apresentação é outra, em rolinhos, o que deu um charme extra ao prato.

 

Como a maioria já deve saber, a moussaka é um prato típico da culinária grega, bem semelhante à nossa lasanha de berinjela na montagem, que também não leva massa, mas leva rodelas de batatas cozidas, fatias de berinjela, um recheio delicioso de carne moída, uma cobertura generosa de molho bechamel e queijo para gratinar. Nossa, como eu amo este prato!! Me dá água na boca só de pensar. Então esta receita aqui é um pouco mais leve porque não tem batatas, e é mais prática também porque em vez de montar todas aquelas camadas e ter um super cuidado na hora de cortar e servir para que ela não se desmanche toda, nesta versão aqui você consegue fazer porções menores para poucas pessoas e os rolinhos individuais facilitam a vida na hora de calcular a quantidade que vai ser colocada no prato.

 

Uma receita fácil, prática e com ingredientes que todo mundo costuma ter em casa: berinjela, carne moída, cebola, queijo parmesão e leite. Perfeitinha para almoços em dias de semana, mas que também não faz feio num almoço de família aos domingos. Anota aí!

Rolinhos de Berinjela Mousaka2_F&F

 

ROLINHOS DE MOUSSAKA

(serve 3 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 berinjela grande e cortada em fatias finas no sentido do comprimento
  • 250g de carne moída
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 cenoura cortada em cubinhos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) generosa de farinha de trigo
  • 1 pitada de noz moscada
  • pimenta moída e sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • queijo parmesão para gratinar

 

Modo de Preparo: Coloque as fatias de berinjela sobre um escorredor de massa ou de arroz e polvilhe sal por todas as fatias. Deixe desidratar por uns 30 minutos, depois lave bem cada fatia para retirar o sal e aperte nas mãos para retirar o excesso de água, mas com cuidado para não rasgar as fatias. Enquanto as fatias de berinjela desidratam prepare o recheio e o molho. Para o recheio refogue metade da cebola e o alho em 1 col. de sopa de azeite e coloque a carne moída em seguida, mexendo em fogo alto até que ela mude de cor. Junte a cenoura picada em cubinhos, regue com um pouco de água, reduza o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por uns 10 minutos. Para o molho refogue a outra metade da cebola em 1 col. de sopa de azeite e junte a farinha de trigo. Deixe dourar um pouquinho e junte o leite aos poucos, pingando e mexendo para dissolver a farinha a cada nova adição de leite. Tempere com noz moscada e sal, e quando adicionar todo o leite reduza o fogo para o mínimo e deixe levantar fervura, aí desligue e reserve. Preaqueça o forno a 200º. Para a montagem dos rolinhos estique cada fatia de berinjela sobre uma tábua de cozinha, coloque um pouco de recheio em uma das pontas e enrola até o final. Faça isso com todas as fatias e ajeite os rolinhos lado a lado em um refratário. Cubra com o molho bechamel e depois polvilhe queijo parmesão (ou outro de sua preferência) a gosto para gratinar. Leve ao forno por 15 minutos, ou até que os rolinhos estejam gratinados.

 

Gostou? Então me deixe saber: Pine, compartilhe, divida com seus amigos ;)

 

Bom Apetite!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *