Risoto de Tomate

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Risoto de Tomate4

Se tem um rato que faz muito sucesso sempre aqui em casa é o risoto! Olivia puxou a mamãe e ama tudo o que leva arroz, além de amar tanto tomates que quando está me ajudando na cozinha fica com a função de lavá-los e o resultado é que eles praticamente acabam antes de serem usados na receita…agora já aprendi a tática: compro sempre um pouco a mais para sobrar para a receita, afinal é um vício saudável e longe de mim desestimular. Em time que está ganhando não se mexe!

 

Neste final de semana fomos juntas ara a cozinha – aliás, quem não me acompanha no Instagram (@figosefunghis) está perdendo toda a fofura da Oli no meu Stories – e preparamos este risoto de tomate lindão, que além de ultra saboroso fica super cremoso também! O pulo do gato eu te conto: fazer uma pastinha de tomates frescos crus com um fio de azeite e um dente de alho para usar no preparo do risoto. É um risoto muito versátil, que combina com carne vermelha, com frango assado, com peixes e frutos do mar. Se você for vegetariano(a) também não vai precisar de muito mais, minha dica é fazer uma boa porção de tomatinhos confit no forno e servir sobre o risoto, como na foto, e se finalizar com pedacinhos de queijo então, não precisa de mais nada mesmo! Um acompanhamento elegante ou um prato único com muito charme e delicadeza <3

Risoto de Tomate1

RISOTO DE TOMATE

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 200g de mini tomates mais adocicados cortados ao meio (do tipo pêra ou sweet grape)
  • 100g de tomates cereja
  • 2 tomates italianos picados
  • 1 xícara (chá) de arroz arbório ou outro próprio para risoto
  • 1/2 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 bulbo de alho poró fatiado
  • 1 colher (sopa) de manteiga ghee
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cálice (licor) de vinho branco seco
  • pimenta e sal a gosto
  • 50g de queijo brie picado em cubinhos (opcional)

 

Modo de Preparo: Prepare a pasta de tomates frescos: Em um processador ou em uma tigela coloque todos os mini tomates cortados ao meio e os 2 tomates italianos picados (reserve os tomates cereja com ou sem rama para confitar no forno). Junte aos tomates 1 fio de azeite e 1 dente de alho fresco. Bata com um mixer ou processe até obter uma pasta bem cremosa e lisa, sem pedacinhos de pele ou sementes. Reserve. Em uma caneca grande ou caçarola prepare o caldo de legumes** e o mantenha aquecido. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200º, ajeite os tomates cereja com ou sem rama sobre uma assadeira e regue com um fio de azeite. Leve para assar por 15 minutos. Enquanto os tomatinhos assam inicie o preparo do risoto. Coloque a manteiga e o azeite juntos em uma wok e aqueça até derreter a manteiga. Refogue a cebola e o alho poró até ficarem macios. Junte 1 dente de alho picadinho e em seguida o arroz, mexendo bem para incorporar tudo. Regue com o vinho e depois que o álcool evaporar adicione a pasta de tomates frescos. Comece a regar com o caldo, concha por concha, mantendo o fogo alto e mexendo o tempo todo. Ajuste o sal e a pimenta. Quando perceber que o grão de arroz está cozido por fora e ainda branquinho por dentro junte os cubinhos de queijo brie se estiver usando (se não estiver use uma colherzinha de chá de manteiga), uma concha generosa de caldo, mexa e desligue. Deixe o risoto descansar tampado por 5 minutos. Sirva com os tomatinhos assados em azeite e queijo parmesão ralado a gosto.

 

** Caldo de Legumes caseiro: Para cada litro de água filtrada eu gosto de usar: 1 cenoura, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 bulbo de alho poró, 1 folha de louro, 1 ramo de salsinha fresca e sal. Basta deixar ferver, depois reduzir o fogo e manter aquecido durante todo o preparo do risoto. Se quiser armazenar pode colocar em forminhas de gelo ou copinhos de plástico e congelar. Uma praticidade só!!

Risoto de Tomate2

Cremosinho, brilhante e irresistível!

 

Risoto de Tomate3

 

Bom Apetite!

4 Comentários para “Risoto de Tomate

  1. Vou testar fazer, Nunca consegui achar o ponto certo do arroz sempre cozinha demais por fora e duro por dentro, ou então fica unidos venceremos sabe.
    Já tentei vamos ver se dessa vez consigo.
    Te conto o resultado assim que fizer.

    • Isabela, o segredinho é nunca deixar faltar caldo e controlar a chama do fogão para que ela esteja sempre na mesma intensidade. Não é difícil, basta treinar um pouquinho que vc logo acerta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *