Curry Vegetariano de Abóbora, grão-de-bico e cogumelos

quarta-feira, 03 de maio de 2017

Curry Vegetariano de abóbora, grão-de-bico e cogumelo1_F&F

Em casa sempre gostamos de pratos vegetarianos, e quando queremos fazer uma refeição mais leve ou nas segundas sem carne eu procuro ser o mais criativa possível para criar novas receitas para sair da mesmice, e ultimamente eu fiquei expert no preparo de curries vegetarianos tamanho o sucesso que eles fazem por lá! É uma das receitas preferidas da Oli, das que ela mais me pede para fazer :)

 

A base do curry é geralmente sempre a mesma. Eu gosto de começar a preparar aquecendo os temperos em algum tipo de gordura que pode ser o azeite, o óleo de coco ou manteiga ghee. O estilo de curry que eu mais gosto tem uma certa inspiração indiana porque gosto de colocar garam masala e uma variedade de outras especiarias nele, e acho que quanto mais, melhor, pois enriquece o sabor do prato e torna a refeição muito mais prazerosa. Na minha mais recente viagem de férias para a Indonésia eu aproveitei para fazer uma imersão na culinária local (prometo que depois conto mais sobre isso aqui), e aprendi que lá eles usam muitos temperos como base de preparo de quase todos os pratos, e acho que justamente por isso esta comida asiática seja tão interessante. Bem, mas este aqui não é um curry aprendido por lá, pois já preparo esta receita há tempos e inclusive já a incluí em um workshop de receitas vegetarianas que dei ano passado aqui em SP. O que acontece comigo é o que acontece com todo cozinheiro: ele pega uma receita que gosta muito e vai aprimorando, mexendo um pouquinho de cada vez até que ache que está bom.

 

Nesta versão eu usei abóbora cabotiá, grão-de-bico e cogumelos frescos, mas também já usei lentilhas no lugar do grão-de-bico e já usei tofu no lugar dos cogumelos. Como eu disse, é uma receitinha coringa porque a base dos temperos sempre será a mesma, mas você pode estimular a criatividade e substituir os ingredientes. Curry de batata, por exemplo, fica bom demais!

Curry Vegetariano de abóbora, grão-de-bico e cogumelo_F&F

CURRY DE ABÓBORA COM GRÃO-DE-BICO E COGUMELOS

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 500g de abóbora cabotiá descascada e cortada em cubos médios
  • 2 xícaras (chá) de grão-de-bico deixado de molho por 24 horas, e escorridos
  • 200g de cogumelos paris frescos cortados em quartos
  • 100ml (ou 1/2 garrainha) de leite de coco
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 1 colher (sopa) de manteiga ghee
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 colher (café) de garam masala
  • 1 colher (café) de grãos de mostarda
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 folhas de louro
  • sal a gosto
  • salsa fresca picada e gergelim para finalizar

 

Modo de Preparo: Numa panela grande aqueça o azeite com a manteiga e junte a cebola, o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Adicione os grãos de mostarda, o curry, a garam masala, as folhas de louro e refogue até que obtenha uma espécie de pastinha grudada no fundo da panela. Regue com a água e junte os cubos de abóbora, o grão-de-bico deixado de molho e já escorrido, a pitada de canela e tempere com sal. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até ferver, então adicione o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando e adicionando mais água se achar necessário. Quando a abóbora estiver bem cozida e o grão-de-bico al dente acrescente os cogumelos, mexa, tampe a panela e cozinhe por apenas 3 minutos. Desligue e sirva em seguida com algum arroz da sua preferência e uma saladinha ou folhas refogadas. Aqui eu preparei uma saladinha de espinafre baby que encontrei no hortifruti e arroz vermelho.

 

Tá vendo como comida vegetariana pode ser tão atraente que você nem deu falta da carne nesta receita? Porque comida vegetariana não precisa ser aquela coisinha sem surpresa que você apenas tirou a carne de uma receita originalmente preparada com ela, pelo contrário, você pode criar uma receita totalmente nova e surpreendente tendo os vegetais como estrelas principais. Outro dia uma amiga vegetariana reclamou pra mim que está cansada de ir a restaurantes e ver que as opções vegetarianas se limitam às massas, ela me disse que procura muito mais que isso, algo que surpreenda o paladar, que lhe faça salivar e que lhe dê vontade de repetir. Eu posso até estar sendo um tiquinho arrogante, mas afirmo sem medo de ser feliz que esta receitinha cumpre o papel lindamente. Façam para aquele(a) amigo(a) vegetariano(a) e depois me contem se não foi um arraso!

Curry Vegetariano de abóbora, grão-de-bico e cogumelo2_F&F

Bom Apetite!!

 

Para ver mais receitas como esta:

Curry Vegetariano de Couve-flor

Curry Vegetariano de Legumes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *