Creme de Pitaya

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Bowl de Pitaya_Figos e Funghis

Semana começando e nada melhor que uma receita leve e saborosa para esta segundona, certo? Esta receitinha muito fácil e colorida veio junto na minha bagagem das últimas férias em Bali. Lá do ladinho do nosso Hotel, na praia de Uluwatu, havia um quiosque muito famoso por ali que se chama “Nalu Bowls”, onde preparam na hora tigelas lindas com mix de frutas fresquinhas, ou seja, é uma parada obrigatória para os que estão subindo de volta do surf. Fui uns 3 dias comer por lá, e obviamente prestei muita atenção em como preparavam aquelas delicias. Esta que vou ensinar hoje é o bowl de Pitaya, uma fruta muito comum de se encontrar na Indonésia, e que nós também conhecemos bem por aqui.

 

Este creme de pitaya é tão delicioso que parece um sorvetinho, e com as frutas como complemento é um farto café da manhã. Ficamos tão apaixonados que compramos até as cascas de coco em Bali para poder fazer igualzinho em casa quando voltássemos. Quem me segue no Instagram pode conferir na #ffporai a fotinho do bowl de pitaya do Nalu Bowls que eu comi.

 

Vale muito à pena guardar esta receitinha, porque além de ser muito saudável (não vai nenhum tipo de adoçante) ela é também bastante versátil, podendo ser a sobremesa dos pequenos, um belo café-da-manhã saudável ou ainda o componente de um delicioso brunch. Fizemos já algumas vezes em casa desde que retornamos, e a Olivia claro, adorou! Ela chama a pitaya de “fruta das princesas”, porque a polpa tem uma cor pink bem forte. Anota aí então!

 

CREME DE PITAYA (Pitaya Bowl)

(rende 2 porções)

 

Ingredientes:

  • 1 pitaya pink
  • 2 bananas nanicas maduras para o creme + 1 para fatiar
  • 6 morangos lavados e fatiados
  • 1 xícara (chá) de manga fatiada ou cortada em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de coco fresco em lâminas
  • 4 colheres (sopa) de granola
  • 1 colher (café) de chia

 

Modo de Preparo: Abra a pitaya ao meio e com a ajuda de uma colher retire toda a polpa. Pique e armazene em um saquinho plástico do tipo zip. Leve ao freezer por ao menos 4 horas (costumo fazer esta etapa na noite anterior). Quando a polpa da pitaya já estiver congelada coloque no liquidificador junto com 2 bananas nanicas descascadas e picadas grosseiramente. Bata, ajudando com um pilo no início. Rapidamente você vai obter um creme com consistência firme. Distribua o creme em 2 potes e cubra com as frutas restantes: banana fatiada, morango fatiado, manga e coco fresco. Por fim, finalize com uma porção de granola e chia. Sirva em seguida.

Bowl de Pitaya2_Figos e Funghis

Faz e depois me conta o que você achou, combinado?

Aproveita e segue o blog lá no Instagram para não perder nenhuma novidade que eu posto por lá ;) (@figosefunghis)

 

Beijo!

 

Um comentário sobre “Creme de Pitaya

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *