Bolo de Banana sem Açúcar e sem Farinha

quarta-feira, 05 de abril de 2017

Bolo de Banana sem Açúcar 2_Blog Figos & Funghis

Outro dia a Olivia me pediu para fazer um bolo de banana pra ela, mas como eu evito dar açúcar em dias de semana decidi tentar preparar um bolo de banana sem açúcar e usando aveia no lugar da farinha para deixar mais leve. Como ela ainda é bem pequena nós costumamos liberar doces no sábado ou no domingo, o que nomeamos de “o dia do chocolate”, assim ela pode comer algumas guloseimas.

 

Acho importante esclarecer que essa prática não foi adotada para criar na minha filha algum tipo de neurose com relação ao peso, mas sim pensando na saúde dela, pois como todos sabemos já foi comprovado por infinitas pesquisas que o açúcar branco faz sim mal à saúde. Sendo assim estou sempre buscando passar pra ela um estilo de vida mais saudável e equilibrado, em que as guloseimas são permitidas sim, mas em dias determinados e com moderação. Sem contar que o paladar infantil é mais suscetível à viciar-se em alimentos doces, e isso às vezes pode causar a recusa por alimentos naturalmente doces, como as frutas, por exemplo. Tenho comprovado isso em casa pois apesar de ver que a Olivia ama todos os tipos de doces que já provou ela também adora um chocolate amargo e come quase todas as frutas.

 

Mas falando da receita, é um bolo de banana super simples e adoçado com ingredientes naturais como a tâmara, a ameixa e as uvas passas, você realmente pode usar todos eles combinados ou qualquer um deles que o resultado será ótimo. Para dar uma incrementada eu fiz uma cobertura com iogurte grego sem açúcar adoçado com melado de cana, e além de ter ficado uma delicia ficou também com um aspecto lindo, com uma textura firme. Para enfeitar caramelizei fatias de banana no forno e não adicionei nada, é apenas banana assada até dourar. Esta receita também é uma ótima opção para pessoas que tem restrição de açúcar. Anote a receita e faça seus filhos felizes ;)

Bolo de Banana sem açúcar_Figos & Funghis

 

BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

Ingredientes:

  • 3 bananas maduras bem amassadas
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos grossos
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de purê de tâmaras e uvas passas pretas deixadas de molho de um dia para o outro (sem a água)
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco (ou outro de sua preferência)
  •  1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Numa tigela misture os ovos e o purê de frutas secas e bata bem até virar um creme grossinho. Junte o óleo, a canela, a baunilha e mexa novamente para misturar. Aos poucos vá juntando a aveia em flocos grossos e em flocos finos. Mexa a massa do bolo a cada adição de aveia até acrescentar toda a quantidade indicada na receita. Por fim amasse as bananas e junte na massa. Mexa bem e acrescente as nozes, as uvas passas, o fermento e o bicarbonato. Unte 1 forma de bolo inglês com óleo de coco e polvilhe um pouco de aveia em flocos finos, bata na forma de cabeça para baixo para retirar o excesso de farinha e preencha com a massa de bolo. Asse por 40 minutos em 180º ou até que enfie um palito no bolo e ele saia limpo.

 

Dica de Cobertura: Misture 1 pote de iogurte grego sem açúcar com 3 colheres (sopa) de melado de cana ou mel e bata por alguns minutos com um fouet. Quando o bolo estiver pronto, desenformado e frio espalhe a cobertura por cima e enfeite com rodelas de banana caramelizadas.

 

Dica de Substituições: Se você for intolerante a glúten pode substituir a aveia em flocos grossos e a aveia em flocos finos por farinha de arroz, de sorgo, de grão-de-bico ou outra de sua escolha. Apesar da aveia não conter glúten naturalmente, muitas vezes é processada nas mesmas máquinas que o trigo, o que pode resultar no que os nutricionistas chamam de “contaminação cruzada”, por isso celíacos costumam evitar a ingestão de aveia.

 

Bom Apetite!

 

3 Comentários para “Bolo de Banana sem Açúcar e sem Farinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *