Tiramisu Fácil na tacinha

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Tiramisu Fácil2_Blog Figos & Funghis

Há duas coisas sobre mim que poucas pessoas sabem: até pouco tempo atrás eu não gostava de café, e a outra é que sou fissurada em oreo. Sim, amigos, eu também tenho as minhas fraquezas, os meus viciozinhos alimentares e me permito uma porcaria de vez em quando – chocolate amargo não entra nisso porque não é porcaria tá? então posso comer de vez em sempre, né?! hahahaha :)

 

E aí que no ano passado a Nespresso promoveu um delicioso evento em um clube de golfe em Cotia para o qual eu fui convidada, e neste evento sempre rolam várias coisinhas bacanas além do campeonato de golfe que é o principal acontecimento do dia. Quando vi que um desses mini eventos era um workshop com receitas de café com o incrível chef Flavio Federico – reconhecido como um dos melhores chefs confeiteiros do país – eu resolvi me inscrever, e ao chegar no local da aula descobri que uma das receitas seria um TIRAMISU em versão simplificada. Óbvio que fiquei vidrada nas dicas e nos truques do chef Flavio, e depois reproduzi a receita em casa algumas vezes. Cheguei até numa versão light dela para poder comer com menos culpa, e também ficou ótima! A melhor parte desta receita é que ela é muito prática, e é servida em um formato mais moderno, em tacinhas ou copinhos em vez de fazer aquela montagem clássica de corte. Outra coisa maravilhosa desta receita é que ela leva OREO no lugar da já batida bolacha champagne, e aí, BINGO! , me conquistou de vez!

 

Preciso só avisar que eu tomei a liberdade de adaptar a receita do chef Flavio para publicar aqui pra vocês, porque receita de chef vocês sabem como é né? Tudo pesado em gramas (inclusive os ovos), temperatura exata medida com termômetro culinário, utilização de sifão culinário, etc. Eu sei que a maioria dos cozinheiros caseiros não tem termômetro e sifão culinário em casa, e ficar pesando ovo na balança na hora de cozinhar não rola. Cozinhar profissionalmente é algo bem diferente da cozinha prática do dia a dia em casa, então achei melhor simplificar. Sou fofa né?! De nada ;)

 

Mas olha só que irresistível e fácil esta receita:

 

TIRAMISU FÁCIL

(Receita adaptada do Chef Flavio Federico – rende 4 porções)

 

Ingredientes:

(Creme de cream cheese)

  • 250ml leite integral (pode substituir por um desnatado, mas o chef explicou que é a gordura desse leite que ajuda a dar consistência ao creme)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 gemas
  • 250g Cream cheese

 

Modo de Preparo: Leve o leite com o açúcar e as gemas ao fogo baixo e cozinhe mexendo delicadamente por alguns minutos até perceber que está perto de levantar fervura, mas não deixe ferver e desligue (a temperatura exata se você tiver um termômetro culinário é de 85ºC). Deixe esfriar por alguns minutos e derrame sobre o cream cheese que já deve estar em uma tigela. Misture bem e depois passe por uma peneira e refrigere por ao menos 1 hora, para firmar e gelar. O creme não fica muito firme mesmo. Se tiver um sifão coloque o creme dentro dele, chacoalhe e carregue com o gás. Se não tiver sifão coloque em um saco de confeitar e utilize o bico de sua preferência. Reserve o creme gelado até o momento da montagem.

 

Para a montagem*:

  • 1 xícara (chá) de café pronto
  • 2 colheres (sopa) de whisky (mas pode ser vinho do Porto, conhaque)
  • 20 bolachas oreo sem o recheio picadas ou esfareladas grosseiramente
  • Quanto baste de cacau em pó para polvilhar

 

*Misture o café pronto com o whisky e deixe esfriar bem. Coloque uma porção de bolachas picadas no fundo das tacinhas e regue com a calda de café, depois cubra com o creme que já deve estar gelado e polvilhe cacau em pó. Repita as camadas até chegar perto das bordas e sirva imediatamente.

 

 

Tiramisu Fácil_Blog Figos & Funghis

 

E aí, já tá babando?! Te garanto que esta receitinha é um arraso, e uma sobremesona de respeito para encerrar qualquer refeição.

 

Beijo!!!

 

 

8 Comentários para “Tiramisu Fácil na tacinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *