Salada de Feijão-Fradinho com Mexilhões ou com Atum

quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017

Salada de Mexilhões e Feijão Fradinho_Blog Figos e Funghis

 

Hoje o post é 2 em 1! Olhaaaa! Por motivos de: há moradores nesta casa que não comem frutos do mar (aff!, fala sério!) e eu estava louca de vontade de comer mexilhões. O bom é que todos acabaram ganhando duas receitas em uma, e modéstia à parte eu te garanto que a combinação é uma deliciosidade só! A inspiração vem de uma saladinha de frutos do mar com feijão branco que eu comi em Madrid, na Espanha. Tinha camarão, polvo, mexilhões e lula numa espécie de molho vinagrete e o feijão branco. O sabor daquele prato era muito bom, e a harmonia da combinação um pouco inusitada de feijões com frutos do mar foi o fator surpresa.

 

Confesso que em termos de comida eu sou totalmente influenciável. Se eu provo algum prato gostoso em uma viagem e amo, fico por um bom tempo imaginando mil possibilidades para me inspirar naquilo e dali criar uma versão própria. Eu gosto de exercitar a criatividade, acho mesmo que este é um fator importante tanto na cozinha como em tudo na vida (Eu tenho pra mim que quem exercita a criatividade e o raciocínio não envelhece mentalmente – não é lindo?). Depois de anos de vivência na cozinha eu já me conheço muito bem para saber que o novo sempre me inspira. Viagens, novos livros, novos conceitos, os passeios pela internet, a receita da vizinha ou a compartilhada pelas mães da escolinha da filha no Whatts App (hahahaha), tudo isso me inspira a cozinhar.

 

Bom, voltando à receita do dia, eu resolvi testar a combinação de feijão-fradinho (também conhecido como feijão-de-corda) com os mexilhões que trouxe de Floripa agora em Janeiro. Aliás, os mexilhões de Floripa também são incríveis, não são apenas as ostras de lá que dão um show de sabor. Para quem não come mexilhão eu preparei a mesma salada mas os substituí por filezinhos de atum. Como esta salada saiu no improviso e eu não tinha atum fresco usei atum em conserva em azeite – os mexilhões saíram do congelador e o feijão da despensa. Por sorte um pimentão vermelho, uma cebola e um limão siciliano salvaram a receita. As ervas vieram da minha hortinha. Mas olha, se eu tivesse um pedaço de lombo de atum fresco eu o prepararia parcialmente selado e serviria nesta salada. Certamente subiria um nível…kkkk

 

É uma refeição completa e cheia de frescor, para dias de calor, de piscina e ainda que você esteja na cozinha da sua casa almoçando eu te garanto que você vai lembrar da praia. Um arraso de salada, que sai do comum e conquista, vai por mim!

Salada de Mexilhões e Feijão Fradinho2_Blog Figos e Funghis

SALADA DE FEIJÃO-FRADINHO COM MEXILHÕES

(serve 1 pessoa)

 

Ingredientes:

  • 12 mexilhões grandes, sem a casca e limpos
  • 1 xícara (chá) da salada de feijão-fradinho* (receita abaixo)
  • 2 gomos de limão siciliano
  • ervas frescas a gosto (usei salsa, manjericão e hortelã)

 

Modo de Preparo: Cozinhe os mexilhões no vapor por apenas 5 minutos e reserve. Depois junte-os delicadamente com a salada de feijão-fradinho e sirva com os gomos de limão e as ervas frescas.

 

PARA A SALADA DE FEIJÃO-FRADINHO:

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho já cozido em água, sal e 2 folhas de louro
  • 1 pimentão vermelho bem lavado e cortado em cubinhos
  • 1 cebola grande cortada em finas fatias
  • salsa fresca picada
  • azeite o quanto baste
  • suco de 1 limão siciliano
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Após cozinhar o feijão-fradinho em água, sal e 2 folhas de louro (o feijão deve ficar firme) escorra e reserve. Em uma tigela misture o feijão com o pimentão, a cebola e a salsa fresca e misture bem. Por fim tempere com azeite, limão e sal.

Salada de Atum e Feijão Fradinho_Blog Figos e Funghis

Para a versão com atum ajeite o feijão no prato ou tigela de servir e distribua bons pedaços de filés por cima. Finalize com ervas frescas e gomos de limão para quem quiser acrescentar mais ao tempero.

Salada de Mexilhões e Feijão Fradinho3_Blog Figos e Funghis

Para conferir uma outra receita misturando feijão e peixe confira esta Salada de Feijão Branco com Atum que eu publiquei há alguns anos aqui no blog. É boa demais também! O link está aqui ó: http://figosefunghis.com.br/2010/12/salada-de-atum-diferente.html

 

Bom Apetite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *