POKE de Salmão – Um prato delicioso e super refrescante

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Poke de Salmão2_Figos & Funghis

O POKE é um prato típico havaiano à base de peixe cru – você certamente já ouviu falar dele ou até já provou – que foi criado pelos pescadores para servirem o peixe que haviam pescado da forma mais fresca possível e numa versão para petiscar. Eu conheci este prato delicioso, extremamente fresco e saudável quando estive no Hawaii na minha lua-de-mel há quase 7 anos atrás. É o prato que os surfistas mais comem ao saírem da água pois é tão comum por lá que há diversas barracas, food trucks e restaurantes que o vendem em frente às principais praias do North Shore da ilha de Oahu (a principal de todas as ilhas que formam o arquipélago havaiano). Além de ter um custo bem acessível o poke é o que fica pronto mais rápido na saída da praia, quando o seu humor não permite esperar muito.

 

E depois de tanto tempo o POKE agora pegou de vez por aqui, virou modinha na cidade mas também nas praias, e talvez por sua semelhança com os tão já queridos “primos” ceviche, tirashi e sashimi tenha tido uma rápida aceitação. Mas o que importa é que agora você também vai poder fazer o seu próprio poke em casa, sempre que der vontade e sem ter que sucumbir aos altos preços cobrados por aqui. Antes de tudo eu preciso te contar que o grande segredo de um bom POKE está no seu tempero, e não apenas nos ingredientes que compõe o prato. Os ingredientes obrigatórios do molho de um poke são óleo de gergelim e molho de soja (shoyu), mas eu adoro dar aquela incrementada e na minha versão também coloco wasabi, gengibre ralado e suco de limão. Modéstia à parte, te garanto que fica dos Deuses!! Também é essencial usar o peixe mais fresco que puder encontrar, e os mais usados são o atum, o salmão e o polvo – a versão mais tradicional leva atum fresco e cebola roxa -, mas pode usar peixe branco também se preferir, ou o próprio olhete, que é um peixe semelhante ao atum mas bem mais acessível. Se você tiver apenas peixe, cebola roxa, cebolinha e gergelim já vai ficar muito feliz com o resultado, mas se quiser uma refeição completa (para o caso de servir o POKE como prato único, por exemplo) vale apostar na diversidade das verduras que vão acompanhar o peixe, e assim garantir textura e ainda mais sabor. A cada vez que eu faço eu mudo as combinações de ingredientes, já usei pepino, rabanete, abacate, repolho comum, broto de feijão, cebola roxa e até pimentão vermelho cru em tirinhas. Aqui vale usar a imaginação e tirar proveito de tudo o que tiver disponível na geladeira.

 

Uma prática bem comum é servir o poke em um bowl sobre uma porção de arroz branco de sushi (o gohan), mas eu prefiro mil vezes servir com quinoa porque além de ser mais light combina muito bem. Contudo, para ser muito sincera com vocês – e vocês sabem que aqui eu entrego tudo mesmo! – este acompanhamento é dispensável pois o prato já é bastante completo e sacia até os apetites mais vorazes.

 

O POKE é a cara do verão: fresquinho, geladinho, leve, saboroso e colorido. Experimente deixar todas as porções de peixe e dos acompanhamentos já higienizados, cortados e armazenados separadamente em potes com tampa dentro da geladeira com antecedência de algumas horas e sirva na beira da piscina na hora da fome para que cada um monte o seu. Você certamente conseguirá um almoço delicioso e sem que ninguém tenha que se ausentar da piscina para ir cozinhar. Para completar, faça charme oferecendo hashis para os seus convidados! Olha a dica para os dias de #carnaval!!! Aproveitem migos!

Poke de Salmão_Figos & Funghis

POKE DE SALMÃO

(serve 2 pessoas como prato principal ou 6 pessoas como petisco)

 

Ingredientes:

  • 400g de salmão (ou outro peixe da sua preferência) bem fresco e limpo, sem pele e sem gorduras
  • 1 cenoura grande descascada e cortada em fitas ou palitinhos
  • 1 e 1/5 xícara (chá) de edamame cozido al dente no vapor
  • 1/2 repolho roxo pequeno lavado e cortado em tirinhas finas
  • mix de gergelim preto e branco
  • 1 folha de alga japonesa cortada em tirinhas ou picada (opcional)
  • cebolinha verde fatiada para finalizar

 

Para o molho:

  • 8 colheres (sopa) de molho shoyu
  • 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 1 colher (chá) de wasabi em pasta
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado

Poke de Salmão3_Figos & Funghis

Modo de Preparo: Em um bowl misture todos os ingredientes do molho e bata rapidamente com um fouet, até que o wasabi se dissolva por completo. Reserve. Pique o peixe em cubos de aproximadamente 2 centímetros. Com um descascador de legumes faça as fitas de cenoura. Armazene tudo em geladeira separadamente até o momento de servir. Monte o prato já na hora de servir com uma porção de peixe e um pouco de cada acompanhamento. Por fim regue tudo com uma boa quantidade do molho e finalize com as tirinhas de alga, com a cebolinha picada e com o mix de gergelim.

 

Dica: Nunca, nunquinha deixe o peixe marinando no molho como se fosse fazer um ceviche, pois o poke deve ser o mais fresco possível, e o molho shoyu que vai na receita tinge o peixe, já o limão cozinha sua carne, por isso o ideal é regar o prato com o molho só na hora de servir. O molho desce para o fundo do bowl ou prato fundo (recipientes mais adequados para servir o poke), e você vai misturando tudo enquanto for comendo. Não se preocupe com a ideia de que o peixe “não vai tomar gosto” do tempero por ser colocado na hora. O molho do poke é um molho forte e consistente, pode ter certeza que seu prato terá sabor do começo ao fim! Bom demais!

Poke de Salmão4_Figos & Funghis

Reparem no molho no fundo do bowl

 

Então enjoy, e bom Apetite!

 

4 Comentários para “POKE de Salmão – Um prato delicioso e super refrescante

    • Que bom que você curtiu Cintia, em casa esta receita é uma campeã de pedidos, faço sempre quando o tempo está quente. Beijinhos e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *