Abóbora Aromática Assada com Risoto Integral de Cogumelos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Abóbora Aromática com Risoto Integral de Cogumelos3_Figos e Funghis

E a nossa segunda-feira sem carne vai muito bem, obrigada! Em casa todas as segundas rola um almocinho vegetariano e cheio de cor – somos adeptos felizes da #segundasemcarne , e todo mundo adora, inclusive a Olivia que na “tabela” da vida alimentar está mais para vegetariana do que para carnívora, em um lar de carnívoros…para ser sincera eu não acho ruim não e não gosto de forçá-la a nada. Oferecer eu ofereço, pois sabemos que é fundamental oferecer o máximo de variedade de alimentos aos pequenos, então quando ela está a fim ela come, se não não come. Olivia é um tipo de “peixetariana”, porque se tem algo que ela não recusa é um peixinho.

 

Mas falando um pouco sobre a receita do dia, eu escolhi esta delicia que eu faço há anos e que até já apareceu aqui no blog antes: as abóboras aromáticas assadas, que vira e mexe são a estrela da nossa segunda sem carne, só vou mudando os temperinhos. Desta vez decidi acompanhar de um risoto integral de cogumelo que eu amooooo preparar com o mini arroz integral, fica com uma textura linda! As abóboras são facílimas de fazer e podem ser preparadas tanto com a casca como sem elas, mas eu prefiro preparar assim em meia-lua com a casca, e quanto mais fina for a fatia mais seca fica a abóbora, então se você quiser fazer chips de abóbora basta cortar as fatias bem finas. É muito bom também!

Abóbora Aromática com Risoto Integral de Cogumelos2_Figos e Funghis

ABÓBORAS AROMÁTICAS ASSADAS

(serve 3 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1/2 abóbora japonesa com a casca
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de garam masala (uma mistura indiana de especiarias que se encontra pronta)
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • sal rosa a gosto
  • salsa fresca picada
  • queijo cottage para servir (opcional)

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 190º por 10 minutos. Lave bem a abóbora, retire as sementes e fatie em meia-lua de mais ou menos 1,5 cm de espessura (para ficarem carnudinhas e caramelizadas). Ajeite as fatias de abóbora em uma assadeira e pincele o azeite, espalhe a garam masala, o mel e finalize com o sal e a salsa picada. Leve ao forno por 30 minutos, ou até perceber que a abóbora está bem dourada e caramelizada nas extremidades. Sirva em seguida.

 

Dica: Esta receita também é uma opção incrivelmente deliciosa para servir como petisco (um belisquete LIGHT diga-se de passagem) acompanhada de queijo cottage, creme de ricota ou iogurte grego para dar aquela chuchadinha…

Abóbora Aromática com Risoto Integral de Cogumelos4_Figos e Funghis

RISOTO INTEGRAL DE COGUMELOS

(serve 3 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (café) de mini arroz integral (ou outro de sua preferência. O arroz cateto também fica ótimo nesta receita)
  • 2 xícaras (chá) de cogumelos paris picados em cubinhos (aproximadamente 100g de cogumelos)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de cebola bem picada
  • 400ml de caldo de legumes bem quente
  • 1 colher (sopa) de creme de ricota light
  • 1 colher (chá) de ghee (ou manteiga comum)
  • 1 pitada de tomilho desidratado
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Refogue a cebola em azeite até murchar e em seguida junte o mini arroz. Frite por alguns minutos e cubra com o caldo de legumes. Adicione os cogumelos e tempere com sal. Refogue por um minutinho e cubra com o caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo alto até ferver, tampe e cozinhe por 20 minutos, acompanhando e mexendo de vez em quando. Ao final deste tempo reduza o fogo, adicione mais caldo se achar necessário e junte a manteiga, o tomilho e ajuste o sal. O ponto correto é como o do risoto comum, o grão deve estar macio por fora e um pouco durinho no centro. Por fim acrescente o creme de ricota e deixe dissolver bem. Sirva em seguida.

Abóbora Aromática com Risoto Integral de Cogumelos_Figos e Funghis

Eu espero que vocês gostem tanto quanto eu desta receitinha gostosa, colorida, saudável e sem carne. Porque dá sim para ser feliz sem ter carne no prato todos os dias.

 

Bom Apetite!

 

Um comentário sobre “Abóbora Aromática Assada com Risoto Integral de Cogumelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *