Picolé Caseiro Saudável

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Picolé de frutas e água de coco_blog Figos e Funghis

Com o verão no seu ápice e a Olivia em casa de férias – que já estão acabando aliás – fazer picolés saudáveis foi uma solução divertida e deliciosa para entretê-la, diverti-la e ainda alimentá-la de maneira saudável e com muito sabor.

 

A Olivia adora frutas e come praticamente todas as que oferecemos, até as mais exóticas, desde pequena nós oferecemos os mais diversos tipos de alimentos para que ela já fosse acostumando o paladar e desta forma fosse mais aberta a experimentar novos sabores. Hoje eu só tenho a agradecer por ter tido esta postura porque ela come muito bem, obrigada. Não é uma criança seletiva como algumas que eu convivo que deixam os pais de cabelo em pé quando pensam na simples possibilidade de sair para almoçar ou jantar fora. Tenho amigos que praticamente não saem para comer fora com seus filhos porque não há nada que eles comam no menu, ou ainda aqueles que nunca podem comer em um restaurante asiático por exemplo por causa das restrições alimentares dos filhos. Acho triste e aprisionadora esta situação, mas acho que através da insistência e da paciência em oferecer novos alimentos pode-se conseguir bons resultados.

 

Mas voltando às receitinhas do dia, esses picolés são facílimos de preparar, além de serem 100% naturais e sem adição de açúcar. Perfeitos para um lanchinho saudável não só para os pequenos, mas para os grandinhos que curtem picolé também! Hoje eu trouxe duas sugestões de receitinhas de picolés, mas você pode (e deve) usar a criatividade e criar novos sabores conforme suas preferências. A forminha eu comprei pela internet, paguei R$ 9,90!!! Depois de procurar em muitas lojas de produtos para casa e não achar eu optei pela compra virtual mesmo e além de ter pago baratinho recebi super rápido. Agora temos uma mini fábrica de picolés personalizados em casa :)

 

PICOLÉ DE FRUTAS COM ÁGUA DE COCO

(Foto 1)

 

Ingredientes:

  • 1 manga média descascada e cortada em pedaços
  • 1 kiwi descascado e fatiado
  • 8 morangos bem lavados e fatiados
  • 1/2 xícara (chá) de mirtilos
  • 2 copos de água de coco gelada

 

Modo de Preparo: Distribua os pedaços das frutas pelas forminhas de picolé de forma que fiquem bem coloridos e “recheados”, depois preencha com a água de coco. Dê leves batidinhas com a forma na bancada para que qualquer bolha de ar que tenha se formado suba à superfície. Depois ajeite os palitos de madeira no centro e leve ao freezer por ao menos 4 horas até congelar. Para desenformar retire do freezer, passe água do lado de fora das forminhas, aguarde uns 3 minutos e solte um a um puxando pelo palito.

 

Dica: Use todos os tipos de frutas que desejar neste picolé, mas procure usar frutas doces e água de coco natural.

Picolé de Manga_Figos e Funghis

PICOLÉ DE MANGA COM FRUTAS VERMELHAS

 

Ingredientes:

  • 1 manga grande bem madura descascada e cortada em cubos pequenos
  • 2 potinhos (aproximadamente 200g no total) de iogurte grego sem adição de açúcar
  • 1 xícara (chá) de frutas vermelhas variadas
  • 1/3 de xícara (chá) de água

 

Modo de Preparo: Leve as frutas vermelhas e a água para o fogo até ferver e deixe engrossar até conseguir um ponto de geleia. Deixe esfriar e reserve (esta etapa pode ser feita na véspera). No liquidificador bata a manga em pedaços com o iogurte sem açúcar até obter um creme homogêneo. Prove, e se a manga não estiver tão madura e doce acrescente 1 colher de sopa de açúcar demerara ou um fio de mel e torne a bater para adoçar. Preencha o fundo das forminhas de picolé com a compota de frutas vermelhas e depois termine de preencher com o creme de manga. Centralize os palitos e leve ao freezer por ao menos 4 horas. Para descongelar e servir use o mesmo procedimento indicado na receita acima.

 

Dica: Todas as frutas de polpa cremosa podem ser usadas nesta receita, como o abacate, a goiaba, o mamão, a banana, entre outras.

Picolé de Manga2_Figos e Funghis

 

Espero que gostem e se divirtam com os pequenos na cozinha!

 

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Picolé Caseiro Saudável

  1. Oi Fabi! O que seria esse alinhador de palito? Ele deixa o palito paradinho no meio para vc colocar as frutas e o líquido? Porque eu tenho aquela forminha da plasútil e tive dificuldade de colocar o palito qdo as frutas ja estão dentro, sabe? Pq o palito é de plástico e tem tipo uma base… Se essa sua for diferente, vou comprar, adorei a receita!

    • Oi Pri, é isso mesmo. O alinhador de palito é um papelão com recortes bem centralizados sobre as aberturas das forminhas, eles tem a finalidade de não deixar o palito de madeira tombar enquanto estiver no freezer. A minha forminha eu comprei pela internet, mas coloquei aqui nos comentários acima um link pra mostrar o modelo dela. Os palitos de madeira eu compro em supermercados mesmo.
      Beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *