Salada Caesar – Um clássico que não tem erro!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

salada-caesar_blog-figos-e-funghis

Eu amoooo saladas! Saladas de todos os tipos, desde as saladas de folhas até as saladas de grãos, as de legumes e até as mornas para quando o clima está mais frio. E não é papo de quem quer se convencer não, é sério. Além de serem saudáveis as saladas são leves, frescas e muito saborosas, perfeitas para o verão que estamos prestes à encarar, mas também muito adequada para compor a sua ceia de natal ou ano novo, afinal as saladas não podem faltar em um menu festivo, certo?

 

E foi justamente pensando em uma salada básica, leve e que combina com um menu bem eclético que eu resolvi trazer hoje esta receita da clássica Salada Caesar. Salada Caesar é neutra, é tipo o “café com leite” do mundo das saladas, é difícil alguém não gostar. Se a pessoa só come alface ela fica feliz, se ela não come nem alface ela se apega nas lascas de frango e nos croutons, mas fato é que esta é uma salada simples e que não vai te tomar muito tempo na cozinha. Dá até para reaproveitar as sobras de peru no dia seguinte à ceia e usar as lascas na salada caesar do almoço de Natal. Ó, que ideia de gênio ;)

 

Há algumas versões de Salada Caesar, mas reza a lenda que ela surgiu numa versão mais simples, sem nenhuma carne, apenas composta por folhas de alface romana, ovos cozidos picados, pão torrado, azeite, limão e sal. Aos poucos foi ganhando variações com outros tipos de alface, bacon, frango, anchovas e até camarões. A minha versão preferida é a que leva apenas alface (gosto de mesclar 2 tipos), queijo parmesão ralado na hora, croutons, filé de frango grelhado em tiras (ou lascas) e um suave molho à base de maionese ou iogurte, dependendo da minha vontade e humor.

 

SALADA CAESAR

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 pé pequeno de alface americana
  • 2 pés de alface romana
  • 2 filés de peito de frango sem pele nem gordura
  • 1 xícara (chá) de croutons
  • 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

 

Para o molho caesar:

  • 1 e 1/2 colher (sopa) de maionese light (ou 3 de iogurte)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão tahiti
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes do molho em um pote com tampa, feche e agite muito bem até que tudo esteja bem incorporado. Reserve. Tempere os filés de peito de frango com alho espremido, pimenta, ervas frescas ou secas, 1 fio de azeite e sal. Grelhe os filés em frigideira bem aquecida, deixe dourar dos dois lados e desligue. Reserve. Separe as folhas de alface e lave bem. Ajeite-as em um prato ou travessa de servir. Salpique uma parte do queijo parmesão e uma parte dos croutons. Fatie em tiras os filés de frango grelhados e ajeite-os sobre as folhas. Termine a montagem com a outra parte do queijo e dos croutons. Sirva com o molho.

 

Dica: Se for servir esta salada em uma mesa para as pessoas se servirem no estilo buffet coloque uma molheira ao lado com o molho caesar, assim as folhas não murcham e cada um coloca a quantidade que preferir direto no prato.

 

Bom Apetite!

 

 

5 Comentários para “Salada Caesar – Um clássico que não tem erro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *