Nhoque de Ricota com Espinafre sem Glúten

terça-feira, 08 de novembro de 2016

gnocchi-de-ricota-com-espinafre_figos-funghis

Eu simplesmente AMO massas, de todos os tipos e formas, das secas às frescas, das longas às curtas e recheadas, mas vamos combinar que as massas não são exatamente amigas da boa forma, e eu confesso que minha vontade era comer massa todos os dias, mas se eu fizesse isso não teria coragem de me olhar no espelho de tão roliça que iria ficar…hahahahaha.

 

Para resolver (ou amenizar) este obstáculo eu fico procurando opções mais saudáveis e com menos calorias mas que dão conta de tapear o meu apetite italiano voraz, ao menos em dias de semana. Foi assim que surgiu a ideia de fazer este nhoque de ricota com espinafre – que eu adooooro – com farinha de arroz em substituição à farinha de trigo, e em pouca quantidade já que eu preparei o nhoque no VAPOR! E pausa para o assassinato da receita original, porque eu nunca vi ninguém preparar nhoque no vapor…ops, foi mal italianos, me perdoem. Mas tem um motivo, explico: a farinha de arroz não dá a mesma liga que a farinha de trigo dá na massa, e sendo assim quando você tenta colocar o nhoque feito com farinha de arroz na água ele simplesmente se desmancha todinho. Acredite em mim, eu testei antes de ter certeza. Já no vapor eles se mantém assim, redondinhos e lindos, exatamente no formato que você quiser.

 

Esta receita aqui também não leva batata, o que faz dela uma campeã em calorias reduzidas combinada com deliciosidade pura!!! Então pode se jogar porque é sem peso na consciência. Eba! E se você é um ser superior que não precisa se preocupar com a balança, basta fazer a receita tradicional, usando farinha de trigo comum no lugar da farinha de arroz, e para dar mais liga e maciez pode adicionar 2 batatas asterix (que devem ser cozidas com a casca e depois amassadas e aguarde esfriar para misturar ao restante da massa) na receita. Minha bisavó fazia assim, ela era rechonchuda e não ligava para a balança, mas eram outros tempos.

gnocchi-de-ricota-com-espinafre2_figos-funghis

NHOQUE DE RICOTA COM ESPINAFRE SEM GLÚTEN

(serve 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de ricota fresca ralada, amassada ou esfarelada
  • 1 xícara (chá) de espinafre cozido no vapor
  • 2 colheres (sopa) generosas de farinha de arroz (ou outra de sua preferência)
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de parmesão ralado (opcional, pode substituir por meia cura ou não usar)
  • 1 fio de azeite
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Depois de cozinhar o espinafre no vapor esprema bem com as mãos até retirar o máximo de líquido possível das folhas e pique bem pequeno. Em uma tigela misture a ricota amassada com o espinafre picado, os ovos, o azeite, o parmesão e o sal. Em seguida junte a farinha de arroz e misture bem. Molde bolinhas com as mãos e ajeite-os em uma assadeira. Leve para firmar na geladeira por uns 15 a 30 minutos. Depois coloque sobre a cesta de uma panela de vapor e cozinhe no vapor sobre água fervente por 10 minutos. Retire e sirva com o molho de tomates mais caseiro, fresquinho e pedaçudo que puder preparar. Este molho é facílimo e você encontra a receita dele aqui ó:  “Molho de Tomates Express”

 

gnocchi-de-ricota-com-espinafre3_figos-funghis

 

Bom Apetite!

3 Comentários para “Nhoque de Ricota com Espinafre sem Glúten

  1. Aíííí Amei, Amei e Amei!!! Já pensando em reunir os amigos queridos para uma “nhocada” no próximo FDS, que promete chuva <3 <3 <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *