Figos Assados Recheados

quinta-feira, 03 de novembro de 2016

figos-assados-recheados_blog-figos-e-funghis

Não quero ser clichê, mas a constatação é inevitável: o ano passou voando mais uma vez!!! Já estamos às portas das Festas de Final de Ano, e pensando nisso, como sei que a maioria das pessoas gosta de planejar os cardápios com alguma antecedência as receitinhas festivas já vão começar a aparecer por aqui. E para começar eu trago esta lindeza de receita que não é só bonitinha, mas é ordinária também porque é muito, mas muito simples de preparar.

 

Eu amo figos, e isto já é perceptível logo de cara, pelo nome que eu resolvi dar a este blog de receitas, mas é verdade que não há por aqui tantas receitas com esta deliciosa frutinha como eu gostaria que houvesse. Talvez por descuido, talvez porque as minhas receitas com figo são tão simples que eu ache desnecessário publicá-las, mas fato é que além de ser o meu próprio arquivo de receitas este blog é acima de tudo – e foi por isso que foi criado – uma via de compartilhamento e de generosidade na entrega das minhas descobertas na cozinha, das receitas da minha família, das receitas inspiradas em pratos que já provei em restaurantes ou na casa de amigos. Um dia, quando eu estiver velhinha, desejo que meus netos possam acessar o blog e ver aqui o trabalho de toda uma vida na cozinha, compartilhado com muito amor de forma gratuita. E é por isso que eu resolvi publicar hoje esta receitinha tão simples mas igualmente deliciosa, porque não quero deixar de compartilhar nada que seja delicioso, por mais bobo que possa parecer.

 

Estes figos assados são recheados apenas quando saem do forno, e podem brilhar lindamente na sua mesa de petiscos das festas de final de ano. Eu costumo recheá-los com uma fatia de presunto cru, bolinha de mozzarella de búfala e depois rego com o melhor vinagre balsâmico que tiver em casa e um bom fio de azeite. Para acompanhar folhas de rúcula caem muito bem se você for servir como entrada de um jantar, por exemplo, mas se for servir como petisco pode colocar a folha de rúcula dentro dele também, e se achar necessário espete tudo com um palito na transversal para garantir que nada do recheio escapará. Dessa vez eu não tinha folhas de rúcula em casa, então não coloquei, mas sempre que faço coloco uma folha dentro da cada figo, entre a fatia de presunto e a bolinha de mozzarella. Ficam ainda mais lindos e coloridos, sem contar que tudo ali combina muitíssimo bem. Entradinha fácil, super rápida de preparar, deliciosa e sofisticada, perfeita para ocasiões especiais.

 

FIGOS ASSADOS E RECHEADOS

(rende 8 unidades)

 

Ingredientes:

  • 8 figos maduros
  • 8 fatias de presunto cru (ou serrano ou parma, o que você encontrar)
  • 8 bolinhas de mozzarella de búfala
  • 8 folhas de rúcula baby (opcional)
  • 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (ou creme balsâmico)
  • 1 fio de azeite

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 190º. Lave bem os figos e seque. No topo deles faça um corte em forna de cruz, mas sem ir até a base. Ajeite os figos sobre uma assadeira e leve para assar por 15 minutos. Quando saírem do forno abra um a um delicadamente sem rasgar a casca e ajeite o recheio no centro. Comece pelas fatias de presunto cru, depois as folhas de rúcula (se estiver usando), depois as bolinhas de mozzarella e por último regue com o vinagre balsâmico e com o azeite. Como o presunto cru é bastante salgado esta receita dispensa sal, mas se você quiser adicionar fique à vontade. Sirva em temperatura ambiente.

 

Dica de Variação: Você também pode substituir a mozzarella do recheio por pedacinhos de queijo gorgonzola, ou ainda por um pouquinho de queijo de cabra cremoso, ambas as opções combinam muito bem com esta entrada.

figos-assados-recheados2_blog-figos-e-funghis

Bom Apetite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *