Molho Branco Falso ou Molho Branco de Couve-flor

segunda-feira, 05 de setembro de 2016

Molho Branco Falso_F&F

Eu já falei aqui outras vezes que sou totalmente apaixonada por couve-flor né? Mas também pudera, além de ser um vegetal muito saboroso tem também diversas qualidades nutricionais pois é rica em cálcio, fósforo e Vitamina C. Por outro lado a couve-flor quase não tem calorias pois não tem nada de gordura e o carboidrato contido nela é baixíssimo, o que faz dela um vegetal maravilhosamente versátil. Em casa todos amam! Gosto de preparar desde saladas e vinagretes a sopas, versões gratinadas, curry vegetariano, arroz falso de couve-flor, tabule de couve-flor (usando aquele “arroz de couve-flor” no lugar do trigo), purê de couve-flor e até hambúrguer vegetariano de couve-flor! Prova disso é que aqui no blog tem infinitas receitas com ela.

 

Dessa vez eu quis testar fazer a couve-flor como um molho bem cremoso e denso, para usar como molho de macarrão como se fosse um molho branco, e para isso eu usei o mesmo princípio de quando eu faço sopa cremosa de couve-flor, ou aquele molho pesto de brócolis que eu já ensinei aqui, deixando mais grosso e menos líquido. Já vi uma versão parecida em blogs gringos, mas todas usavam queijo parmesão ou outro queijo cremoso, o que para a minha finalidade – que queria um molho com quase nada de calorias – não servia. Decidi então cozinhar apenas os floretes de couve-flor no leite (pode ser leite zero lactose ou até mesmo leite vegetal) com um refogado bem perfumado de cebolas, alho, noz-moscada (tem algo que remeta mais a molho bechamel do que noz moscada gente?!) e no final processei tudo e tinha um “molho branco falso” absurdamente delicioso, cremoso e viciante para o meu macarrão integral. Se você estiver numa dieta brava daquelas que não pode nem pensar em chegar perto de macarrão esta mesma receita rende uma sopa de couve-flor divina para até 4 pessoas.

Molho Branco Falso montagem_F&FMolho Branco Falso montagem2_F&F

Com este mesmo “molho branco falso” e amigo da dieta você pode fazer receitas gratinadas, deixar o creme mais grossinho (usando menos leite) e fazer um purê para servir com alguma carne, enfim, dá pra usar bem a criatividade e usar o molho branco de couve-flor em tudo o que você usaria o clássico bechamel. Olha que maravilhosidade, uma receita magrinha, mega fácil de preparar e ainda por cima sem glúten e sem lactose, ou seja,uma receita para todos. Faz e depois me conta o que você achou, tenho certeza que esta receita vai virar figurinha fácil na sua cozinha assim como virou na minha.

Molho Branco Falso2_F&F

MOLHO BRANCO FALSO OU MOLHO BRANCO DE COUVE-FLOR

(rende 500g)

 

Ingredientes:

  • 2 pés de couve-flor pequenos ou 1 grande (somente os floretes)
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado sem lactose (ou outro de sua preferência) quente
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada generosa de noz-moscada
  • pimenta moída a gosto
  • sal a gosto
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga ghee

 

Modo de Preparo: Aqueça brevemente o azeite em uma panela e coloque a cebola para refogar. Quando começar a ficar transparente junte o alho (para esta receita não é necessário dourar a cebola). Enquanto isso retire somente os floretes do pé de couve-flor e pique-os em pedaços pequenos (não precisa fazer o arroz de couve-flor porque depois iremos processar tudo). Junte na panela do refogado de cebola e alho e rale uma boa quantidade de noz-moscada, sal e pimenta seca. Junte o leite quente, mexa, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por 10 minutos. Enquanto isso cozinhe a massa em bastante água com sal. Retire a couve-flor do fogo e processe com um mixer ou jogue tudo dentro de um processador ou liquidificador. Bata bem até obter um creme denso e homogêneo. Se achar necessário pingue um pouco mais de leite quente até conseguir o ponto de molho branco. Escorra a massa e sirva com o molho branco de couve-flor. Se quiser reserve por até 2 dias em pote tampado na geladeira para usar em outras receitas.

 

Molho Branco Falso3_F&F

Bom Apetite!

 

E não se esqueça, esta receita você viu primeiro aqui, no blog Figos & Funghis!

 

Um comentário sobre “Molho Branco Falso ou Molho Branco de Couve-flor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *