Farofa de Soja Crocante

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

farofa-de-soja-crocante_blog-figos-funghis

A primeira vez que fui apresentada para esta farofa de soja crocante e surpreendente foi em um almoço na casa de uma prima, ela havia aprendido com a mãe e me mostrou como fazia. Estranhei um pouco o aspecto e confesso que subestimei o sabor, mas quando provei foi amor à primeira garfada! Gente, eu nunca imaginei que proteína de soja texturizada pudesse render uma farofa tão deliciosa, crocantinha e viciante.

 

A versão da minha prima não é misturada com farinha de mandioca, é servida pura, mas aí eu acabei indo a uma festinha de aniversário de uma amiguinha da Olivia – ah que fase deliciosa esta das festinhas! – e a mãe da amiguinha fez buffet de churrasco para o almoço, e aí eu pergunto a vocês: quem estava na mesa? Quem?!!! Sim, ela, a farofa crocante de soja, mas desta vez na versão misturada à farinha de mandioca, o que a deixou ainda mais interessante e ainda mais irresistível. Óbvio que eu resgatei aquele meu espírito nordestino e quase me afoguei sozinha na tigela gigante de farofa de soja…hahahahha. Em casa todos amamos farofa de paixão!

 

Aí que no feriado do dia 7/9, resolvemos quebrar o gelo do feriadinho sem graça em plena quarta-feira e fizemos churrasco em casa. O pacote de soja texturizada já estava ali na despensa há uns 15 dias aguardando o momento ideal de testar a receita da farofa e foi logo para a panela. Minha mãe que estava aqui amou, e olha que de cozinha e de farofa ela entende. O único ponto negativo fica por conta do método de preparo: friturinha :( . Vou ser muito sincera com vocês e dizer que eu resisti á fritura por imersão. O que eu fiz foi colocar uma boa quantidade de azeite em uma frigideira grande e fui tostando a soja em fogo bem quente, até que ela ficasse douradinha e crocante, o que acontece muito rápido e você precisa ficar de olho para não queimar. Ocorre que desta forma a farofa fica um pouquinho mais trabalhosa porque dependendo da quantidade que você quer precisa fazer isso algumas vezes, aos poucos. Já quando você frita a soja por imersão o grão fica dourado e crocante quase que instantaneamente e fica até mais crocante. Agora vocês conhecem os dois caminhos e podem escolher qual deles seguir….

 

FAROFA CROCANTE DE SOJA

(serve bem de 6 a 8 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de soja texturizada miúda
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca do tipo bijú
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada
  • azeite ou óleo o quanto baste
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo 1: Cubra todo o fundo de uma frigideira grande com azeite e deixe bem quente. Refogue a cebola e o alho rapidamente. Coloque em pequenas porções a proteína de soja e mexa por alguns minutos até que estejam douradinhas e crocante (é sempre bom provar pra ver o ponto). Quando estiver crocante junte na mesma frigideira a farinha de mandioca bijú, a salsinha fresca picada e mexa por uns 2 minutos. Desligue e sirva.

 

Modo de Preparo 2: Refogue a cebola e o alho em azeite, junte a farinha de mandioca bijú, a salsinha picada, mexa por alguns minutos, desligue e reserve. Em outra panela coloque bastante óleo e deixe aquecer. Quando o óleo estiver bem quente coloque a proteína de soja em porções e frite até que estejam douradinhas e crocantes. Retire com uma escumadeira e coloque para escorrer em papel toalha. Junte à farofinha de mandioca bijú, ajuste o sal se for necessário e sirva.

farofa-de-soja-crocante2_blog-figos-funghis

 

E aí, gostaram? É rápida, é fácil e é um luuuuxo para inovar na farofa do churrasco do final de semana, garanto que vai agradar até que não curte soja ;)

 

Se fizer volta aqui e me conta, tá?!

 

Beijo!

5 Comentários para “Farofa de Soja Crocante

  1. Ja fiz… muito boa coloco bastante azeite e cebola bem picadinha … misturo tambpem umas colheradas de farelo de trigo … perfeita!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *