Cogumelos Recheados de Ovo

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ovos-assados-no-portobelo_blog-figos-funghis

O nome desta receita também poderia ser “Ovos Assados no Cogumelo”, assim como os famosos “Ovos Assados no Tomate” que eu publiquei aqui há anos e que caíram tanto no gosto dos leitores que foi parar até na Revista Boa Forma daquele ano. Sim, vocês já perceberam que eu sou doida por ovo, e também não é novidade que sou a louca dos cogumelos, então nada mais óbvio do que juntar duas paixões em uma mesma receita e bingo! Sucesso total, receita facílima, bem rápida de preparar e para deixar tudo ainda mais lindo é uma receita magrinha e saudável.

 

Agora uma pausa para meu momento Bela Gil…hahahahah. Os cogumelos são riquíssimos em proteínas (2 vezes mais do que na carne bovina!) e são fortes aliados no fortalecimento do nosso sistema imunológico, eu até gosto de chamá-los de “carne dos vegetarianos”, de tão completo que é este alimento. Estes cogumelos assim grandões são da espécie conhecida por Portobelo, e ainda não é assim tão fácil de encontrá-los, mas tem uma marca que eu costumo comprar (e isso não é jabá, é opinião ok?) que se chama “Cogumelos São José” que está produzindo essa delícia e agora sempre tem naquele super mercado que é “lugar de gente feliz”, sabe? Então lá você vai achar este gigante pra fazer esta receita e outras mais que você inventar. Aqui no blog mesmo tem algumas boas receitas de cogumelos recheados e que dá até pra fazer usando shiitake ou cogumelos Paris daqueles maiores se quiser dar aquela adaptada básica.

 

A receitinha de hoje é pá-pum, vapt-vupt, zás-trás como diria minha avó. É perfeita para um almoço vegetariano, uma entradinha ou um brunch. Eu tinha 4 cogumelos Portobelo e apenas 2 ovos, então resolvi que dois deles seriam cobertos com ovos e um tiquinho de nada de queijo de cabra ralado (pode usar parmesão ou qualquer outro, ou nenhum se preferir) e os outros 2 seriam cobertos com uma misturinha que eu amo e que já tem receita aqui no blog também: abobrinha ralada com queijo ralado. Ambas as versões ficaram bem deliciosas. Tivemos uma refeição leve e feliz.

 

COGUMELOS PORTOBELO RECHEADOS COM OVOS

 

Ingredientes:

  • 4 cogumelos portobelo
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de abobrinha ralada
  • 3 colheres (sopa) de queijo duro de cabra ralado (ou outro queijo bom para ralar)
  • azeite a gosto
  • pimenta e sal a gosto
  • salsinha fresca para finalizar

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180º. Limpe bem os cogumelos com um papel absorvente, com uma escovinha para vegetais ou ainda com um guardanapo de cozinha levemente umedecido. DICA>>> Como os cogumelos absorvem água rápido não é aconselhável lavá-los, mas apenas limpá-los com delicadeza e paciência. Depois de limpos corte as hastes bem rentes ao chapéu, deixando uma base boa para rechear. Vire os chapéus dos cogumelos para baixo e acomode-os em uma assadeira antiaderente ou untada. Regue os cogumelos com 1 fio de azeite. Quebre um ovo de cada vez dentro de uma xícara, mantendo a gema na casca e deixando a clara escorrer para a xícara. Ajeite as gemas no centro dos cogumelos e depois coloque um pouco de clara. Complete com um pouco de queijo ralado. (Eu faço assim porque às vezes o ovo é grande e o cogumelo não comporta toda a clara sem transbordar, então geralmente não uso a clara toda nesta receita). Misture a abobrinha ralada com o restante do queijo ralado e recheie os outros 2 cogumelos. Regue com azeite e moa um pouco de pimenta por cima de tudo. Leve para assar por 15 minutos, ou até que o ovo chegue no ponto desejado e o queijo esteja derretido. Sirva em seguida.

ovos-assados-no-portobelo2_blog-figos-funghis

E aí, gostaram da receita? Deliciosidade cheia de saúde né?! Se fizer volta aqui pra me contar o que achou, e se quiser marcar o @figosefunghis nas suas fotos do Instagram eu vou adorar ver o que vocês andam aprontando na cozinha!

 

Beijo e ótima semana!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *