Caponata de Abobrinha

terça-feira, 27 de setembro de 2016

caponata-de-abobrinha_ff

Aqui em casa nós amamos um petisco, principalmente nos almoços aos finais de semana em que eles tem uma função importantíssima: juntar as pessoas queridas em volta da mesa enquanto papeiam e aguardam pelo prato principal. Me sinto tão feliz em poder reunir minha família e meus amigos para cozinhar pra eles e depois ver todos sendo felizes com aquilo que preparei com carinho.

 

A caponata é aquele antepasto de origem italiana que todo mundo conhece, mas na grande maioria das vezes a receita é preparada tendo a berinjela como estrela principal (confira AQUI uma receita irresistível de caponata de berinjela!!!). Eu amo berinjela, vocês sabem, mas dessa vez eu quis fazer algo um pouco diferente e usei abobrinha. Olha, para ser bem sincera já não sei mais qual das duas versões eu prefiro, porque esta de abobrinha ficou absurdamente boa também. Além disso a caponata é aquele tipo de petisco que você prepara em menos de 20 minutos e agrada todo mundo, não tem erro. Esta receita pode ser preparada na panela (opção mais rápida) ou no forno, dependendo da sua disposição e do seu tempo disponível. Esta aqui eu preparei na panela, como se fosse confitar todos os vegetais, e adoro o perfume que fica no azeite quando faço desta forma. Para acompanhar, apenas pão da sua preferência ou torradinhas.

 

Ah, outra coisa. Pode levar esta caponata de abobrinha para qualquer festinha na casa “dazamiga” que eu garanto, vai fazer o maior sucesso, sem contar que o seu trabalho vai ser quase zero!

 

Olha só como é fácil:

caponata-de-abobrinha3_ff

CAPONATA DE ABOBRINHA

(rende 500g)

 

Ingredientes:

  • 4 abobrinhas italianas (de preferência as pequenas) cortadas em cubinhos*
  • 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em cubinhos
  • 1 pimentão amarelo sem sementes cortado em cubinhos
  • 3 tomates maduros sem sementes cortados em cubinhos*
  • 2 cebolas cortadas em cubinhos*
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • 2 dentes de alho cortados em cubinhos*
  • 1 colher (café) de orégano desidratado
  • 10 folhas de manjericão
  • 2 xícaras (chá) de azeite
  • 1 colher (café) de sal

 

Modo de Preparo: Coloque em uma panela um fio de azeite e refogue a cebola e o alho rapidamente. Junte os pimentões e refogue por 2 minutos. Adicione as abobrinhas picadas, o tomate picado, o orégano, o sal e misture delicadamente. Cubra com o azeite, espalhe as folhas de manjericão e deixe cozinhar lentamente com a panela tampada em fogo mínimo por 10 minutos, ou até perceber que vai começar a levantar fervura. Desligue, espere esfriar e armazene em potes de vidro com tampa na geladeira por até 5 dias. Sirva frio com torradas.

 

*** Para esta receita eu utilizei os produtos congelados da marca PRÁTICO. São vegetais de muita qualidade, de pequenos produtores nacionais, que são higienizados, picados e super congelados, o que faz com que cheguem à mesa com textura e sabor preservados. O que eu achei mais incrível nos produtos é a inovação e praticidade, pois são os únicos do mercado que já vendem os produtos picados, o que facilita muito a vida na cozinha. Além disso, há opções super exclusivas como por exemplo a batata-doce fatiada e pré-cozida, o alho poró e os tomates in natura picados, ou seja, para aqueles dias corridos é muito bom poder contar com produtos assim no freezer.

 

caponata-de-abobrinha2_ff

 

Bom Apetite!

 

Este post é um publieditorial, e em respeito ao leitor nós fazemos questão de avisar. Contudo, queremos que você saiba que o blog tem por filosofia aceitar apenas publieditoriais de marcas e produtos testados e aprovados previamente, nos quais a Fabi confia e utiliza em suas receitas. É de verdade, pode confiar! 

 

4 Comentários para “Caponata de Abobrinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *