Hambúrguer Vegetariano de Couve-flor

segunda-feira, 08 de agosto de 2016

Mini hambúrguer vegetariano de couve-flor2_F&F

Eu cresci achando que hambúrguer era exclusivamente feito de carne vermelha, mas depois fui descobrindo novas possibilidades e percebi que praticamente qualquer combinação saborosa e que tenha liga para ser modelada pode virar um delicioso hambúrguer, inclusive combinações vegetarianas. Este hambúrguer vegetariano de couve-flor com tofu eu inventei um dia desses com o objetivo de apresentar novos sabores para a Olivia e ainda ganhar uma versão light de uma comidinha muito gostosa. Acho que nos dias de hoje em que há uma diversidade tão grande de dietas e em que cada um tem a incrível liberdade de escolher o que quer ou não comer fica piegas ser preconceituoso e dizer que hambúrguer é só de carne! De qualquer forma, se você quiser pode chamar esta receita de bolinhos de couve-flor light que também serve, afinal ficam ótimos se forem servidos como petisco junto de um molhinho de tahine, por exemplo.

 

E hoje como é segunda-feira, para prestigiar o movimento da Segunda Sem Carne – ao qual eu simpatizo muito – eu decidi compartilhar com vocês esta delicinha. Se você gosta de couve-flor vai adorar, se você não é tão fã assim eu digo que meu marido quando provou não conseguiu descobrir do que era feito. Se você é intolerante ao glúten ou é adepto a uma alimentação sem glúten também vai ficar feliz em saber que esta receita não tem glúten. Eu também preferi prepará-los no forno em vez de grelhar pois como era a primeira vez que estava fazendo esta receita queria ver como a massa iria se comportar no forno, e gostei muito do resultado. Achei que ficaram leves, macios mas não se desfazendo, e com um sabor bem bom. Provei no meio do pão como sanduíche e provei também com saladinha. Para a Olivia eu servi com arroz integral, lentilhas e purê de batata-doce. Ela amou!

 

Agora, você, que é mãe, e que está sempre em busca de uma alimentação saudável para o seu filhote, me diz se não é uma maravilha ter uma receitinha assim tão versátil em mãos? Ah, e ainda digo mais, dá pra usar a criatividade e com esta mesma base ir trocando os ingredientes. Por exemplo, se você (ou seu filhote) não curte muito couve-flor pode substituir por brócolis, por abobrinha, por abóbora ou por batata-doce mesmo. Já testei com estas combinações em outras ocasiões e também ficou mara!

Mini hambúrguer vegetariano de couve-flor_F&F

HAMBÚRGUER VEGETARIANO DE COUVE-FLOR E TOFU

(rende 12 unidades pequenas ou 4 grandes)

Ingredientes:

  • 1 pé pequeno de couve-flor sem os talos
  • 100g de tofu (prefiro o firme, mas pode ser o soft também)
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de farinha de mandioca fina (se preferir use aveia ou farinha de trigo integral)
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de beterraba ralada (pode substituir por cenoura)
  • 1 pitada de páprica defumada
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Elimine o máximo dos talos da couve-flor e pique-as bem miúdas como se fosse fazer um “arroz de couve-flor” (se quiser use o processador no modo pulsar até obter o tamanho desejado). Espalhe o arroz de couve-flor em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 minutos, retire, mexa e torne ao micro-ondas por mais 3 minutos. Retire e deixe esfriar. Amasse o tofu e coloque em um bowl. Junte com o arroz de couve-flor, o azeite, o sal e a páprica e misture bem. Junte os ovos e torne a misturar até que estejam totalmente incorporados na massa. Adicione a farinha de mandioca e misture novamente. Por fim junte a beterraba ralada picadinha e misture novamente. Modele hambúrgueres grandes ou mini hambúrgueres, dependendo de como pretende usá-los. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos ou até que estejam dourados. Sirva em seguida bem quentinhos.

Mini hambúrguer vegetariano de couve-flor3_F&F

Espero que tenham gostado da receita, e se fizerem voltem aqui pra me contar o que acharam ok?

 

Quem ainda não sabe eu estou lá no Instagram (@figosefunghis) esperando vocês, sempre com novidades deste delicioso universo da comida boa :)

 

Beijo!

 

5 Comentários para “Hambúrguer Vegetariano de Couve-flor

  1. Fabiana, tenho procurado receitas como esta, porque lá em casa estamos reduzindo o consumo de carne, procurando alternativas diferentes e saborosas. Não gosto muito de tofu, você acha que posso substituir por queijo branco (frescal), por exemplo? Obrigada

    • Oi Sônia! Você pode substituir o tofu sim. Pode usar ricota fresca amassadinha no lugar ou queijo cottage passado antes pela peneira para escorrer o soro. Também dá pra usar outros queijos vegetais, como o de castanhas ou de amêndoas.

    • Oi Thais. Pode substituir por grão-de-bico sim. Cozinhe o grã-de-bico antes deixando al dente, e depois triture no modo pulsar até obter pequenos grãos. Não deixe virar uma pasta ok?
      Para o molho tahine eu uso: 2 col (sopa) de tahine (pasta de gergelim), 2 col (sopa) de água gelada, suco de 1/2 limão, 1 dente de alho triturado ou espremido, pimenta moída e sal a gosto. Bom demais!
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *