Geleia de Tomate Fácil

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Geleia de Tomates6_Figos & Funghis

Eu adoro fazer geleia. É aquela receita que não tem muito segredo e que dá uma satisfação enorme, porque além de gostosa fica também bonita dentro do vidro depois de pronta. É bonita para compor a mesa de petiscos, a tábua de queijos, para finalizar uma bruschetta e até mesmo para preparar molhos ou finalizar risotos. Presentear com um vidro de geleia feito por você mesma também é puro charme, além de surpreender o presenteado com este carinho todo especial.

 

Não me lembro bem qual foi a primeira vez que eu provei geleia de tomate, mas há anos eu tinha vontade de prepará-la, até que na minha última ida a Nova York eu trouxe na mala um vidro de geleia italiana de tomate que foi recomendada pela professora do curso de queijos que eu fiz no Eataly de lá. Já de volta pra casa eu abri o pote da tal geleia na primeira oportunidade e servi com alguns pedaços de queijo, e no mesmo instante me arrependi de ter trazido um único pote na mala. Fui procurar no Eataly daqui de São Paulo mas não encontrei, então o jeito foi tentar fazer a minha própria geleia de tomate.

 

Na verdade não tem mistério. Comprei tomates orgânicos maduros e bem vermelhos mas ainda firmes, limões suculentos (quem já fez geleia sabe que para toda a receita usa-se pectina, e de preferência natural. O limão tem esta função, de ajudar a geleia a chegar no ponto ideal), açúcar cristal orgânico e estava tudo separado para colocar na panela e virar geleia. Sim, é só isso! Já vi receitas em que pedem para retirar as peles e as sementes dos tomates, mas eu preferi picar tudo junto porque gosto do aspecto rústico com as sementinhas aparecendo e a textura irregular que as peles deixam na geleia. A tentativa foi um sucesso e rendeu até uns vidrinhos extras para presentear, fica dos Deuses com uma mozzarella de búfala, com uma burrata e também com queijo branco fresco do dia a dia e com queijos de cabra de massa cremosa. É viciante! Mas não se esqueça deste conselho fundamental: o sucesso de uma geleia depende quase 100% do produto que você está utilizando, então nada de usar aquela fruta que já está passando ou o tomate batidinho, ou o verdolengo e sem gosto. Para fazer geleias procure sempre pelas melhores frutas que puder encontrar.

Geleia de Tomates5_Figos & Funghis

RECEITA DE GELEIA DE TOMATE

(rende 3 potes de 150g aproximadamente)

 

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates italianos maduros mas ainda firmes (de preferência orgânicos)
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal (eu prefiro o orgânico mas pode usar o comum também)
  • 1 limão tahiti grande e com bastante suco (retire as raspas da casca apenas da parte verde e depois esprema o suco)

 

Modo de Preparo: Lave bem e seque os tomates. Depois retire aqueles “olhinhos” que o tomate tem e pique-os em cubos pequenos com pele e sementes. Coloque em uma panela junto com o açúcar, as raspas e o suco do limão. Mexa bem para misturar e leve ao fogo baixo por aproximadamente 1 hora ou até que consiga atingir o ponto de geleia, que é quando você coloca a geleia em um pires, deixa esfriar um pouco e faz o teste da ruga. Se empurrar com a ponta do dedo e a geleia ficar com ruguinhas em vez de se espalhar toda é porque está pronta. Outro teste é mergulhar uma colher na geleia e se ela ficar toda recoberta por uma camada grossa e não pingar é porque está pronta. Desligue, distribua em potes de vidro com tampa e leve para a geladeira por até 20 dias, ou se quiser esterilizar o vidro com a geleia dentro ela durará até 4 meses guardada em ambiente seco e sem refrigeração.

 

Para esterilizar: Tampe os potes de vidro com as geleias dentro e vire-os de cabeça para baixo por 10 minutos. Coloque os potes dentro de uma panela, cubra com água e deixe ferver. Marque 20 minutos, desligue e retire os potes da água. Deixe esfriar, coloque etiquetas contendo a data e a descrição do produto e guarde em local seco e abrigado da luz.

Geleia de Tomates4_Figos & Funghis

E aí? Quem se anima a fazer geleia??!!

Geleia de Tomates2_Figos & Funghis

 

 

 

 

9 Comentários para “Geleia de Tomate Fácil

  1. Fabiana, que geleia linda! Vou fazer com certeza! Obrigada por ensinar a esterilizar com a geleia já no vidro, eu não sabia. Parece bem fácil. ;)

  2. Fabiana, fiz esta maravilha para sobremesa de hoje e posso dizer que é simplesmente incrível! Todos amaram!
    Mais uma super receita passada por vc e que passa a fazer parte do cardápio aqui de casa!
    Já falei outras vezes, mas só para afirmar….seu site é o melhor site de culinária que acompanho!

    • Oi Siomara! Muito obrigada pelo carinho querida, fico muito feliz com este retorno pois o blog pra mim é um espaço de convivência, troca de dicas, receitas e bate papo na cozinha. Tudo o que eu faço aqui eu faço com amor.
      Beijo!

  3. Oi Fabiana amei esta geleia!!!eu sei que vc sempre onta os segredinhos, por favor!!!!!
    moro em NY e assim que vi sua receita, e vc fala que comprou no EATALY eu corri nesta loja p comprar, mas ninguem conhece esta geleia na loja, talvez eu tenha me expressado errado eu pedi “Tomato Jelly” sera que vc pode me ajudar? eu procurei tanto na secao de geleias como na secao de molhos de tomates, ficarei muitooooo grata se vc puder meajudar!!!!Fico no aguardo, abs Wilma.

    • Oi Wilma! Claro que eu te conto! Aqui eu NUNCA escondo nada de vocês ;)
      Eu tenho o meu pote aberto ainda em casa, vou ver hoje exatamente o que está escrito e a marca e te mando ok? Se você tiver Instagram me fala qual é o perfil e eu te mando uma foto dela no modo de mensagem privada.
      Beijo!

    • Bette, se você seguir as dicas para armazenamento e colocar em potes fechados e esterilizados elas duram até 3 meses em despensa tranquilamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *