Fricassé de Frango Light

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Fricassé de Frango Rápido_Figos e Funghis

Eu passei a minha infância comendo o fricassé de frango da minha mãe. Foi com ela que comecei a cozinhar, e as receitas dela pra mim sempre são as melhores, afinal além de serem mesmo muito boas me trazem aquela memória afetiva gostosa do passado. E o fricassé sempre foi uma das receitas que eu e minha irmã mais pedíamos para a minha mãe, empatada com o strogonoff, com a lasanha de berinjela, a abobrinha recheada e o feijão branco que ela faz. E eu estaria sendo injusta se me esquecesse da torta de batata, do frango chileno e do arroz de Braga…muitas receitas da dona Letícia já passaram por aqui, e foi a partir de uma receita dela que nasceu este fricassé meio fajutinho, é verdade, mas ainda assim delicioso e numa versão light com poucas calorias.

 

É o tipo de receita que todo mundo gosta, especialmente as crianças. Olivia por exemplo não pode ver milho na frente que abandona todo o restante do prato só pra ficar catando os grãos um a um. Ela come muito bem (sorte a minha! ufa!) e gosta de praticamente tudo, mas nada consegue competir com o milho…hahahahha. Só pra vocês terem uma ideia, a nova moda dela é comer milho cozido no café da manhã…sim, verdade. Eu que já amava milho desde sempre (sim, ela tem a quem puxar) agora amo mais ainda porque toda semana tem alguma receita com milho em casa. E num desses dias eu improvisei um fricassé de frango light, com quase nada de gordura e substituindo o molho bechamel por um molho à base de creme de ricota. Ficou bom demais, e outro ponto positivo é que é muito fácil de fazer e fica pronto rapidinho. Fiz em porções individuais, mas minha mãe costuma fazer uma travessa enorme para servir a família toda nos almoços de domingo. Aliás, por falar nisso, é engraçado pensar que quando nos tornamos adultos a comida de domingo mais perfeita é justamente aquela que era o nosso trivial em dias de semana, e da qual sentimos uma imensa falta quando nos mudamos da casa da mamãe. As melhores coisas da vida são mesmo as mais simples, e todos os dias eu tento plantar no coraçãozinho da Oli essas lembranças gostosas <3.

 

FRICASSÉ DE FRANGO LIGHT

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 4 filés de peito de frango bem limpos e sem pele, cortados em cubos
  • 3 espigas de milho verde cozido ou 1 lata grande
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas ou picadas
  • 1 xícara (chá) de creme de ricota light
  • 2/3 de xícara (chá) de leite desnatado
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho bem picado
  • salsinha fresca bem picada
  • sal e pimenta a gosto
  • batata palha para finalizar

 

Modo de Preparo: Tempere os cubos de peito de frango com sal e pimenta a gosto. Coloque o azeite em uma frigideira bem quente e doure os cubos de frango. Se quiser dê uma desfiada bem grosseira nos cubos de frango, mas se preferir deixe assim mesmo. Junte a cebola, o alho, o milho e as azeitonas. Ajuste o sal e a pimenta se necessário e adicione salsinha fresca picada a gosto. Forre o fundo de ramequins individuais ou de um refratário grande com o refogado de frango e milho. Reserve. Preaqueça o forno a 190º. Enquanto isso misture o creme de ricota com o leite e leve ao fogo médio em uma panelinha, assim que começar a ferver desligue.Cubra o refogado de frango com o molho e leve para gratinar por 15 a 20 minutos. Quando estiver pronto retire do forno e cubra com batata palha. Sirva em seguida.

Fricassé de Frango Rápido3_Figos e Funghis

Receitinha simples, rápida, fácil e mais que tudo isso: deliciosa!

Fricassé de Frango Rápido4_Figos e Funghis

Bom Apetite!

 

Beijo!

Fabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *