Carne Chinesa com Brócolis

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Carne com Brócolis_Figos & Funghis

Sabe aquela carninha com brócolis que é um clássico da culinária chinesa e que vende aos montes nos fast food de caixinha? Pois então, em casa sempre tem esta receita, mas com muito menos gordura e mais sabor, porque vamos combinar que tudo o que é feito em casa é melhor. Mas o que eu mais amo nesta receita é que ela é daquelas que se encaixam perfeitamente em uma categoria de receitinhas para o dia a dia que eu uso muito: as receitinhas express! É quase inacreditável que um prato principal tão bonito, gostoso e saudável como este fica pronto em apenas 15 minutos!

 

Geralmente eu faço assim para facilitar: cozinho o brócolis no vapor um pouco antes mas ainda os deixo bem durinhos (um pouco mais do que al dente) e guardo na geladeira para a hora do jantar. No momento do preparo começo com a carne, e enquanto ela doura eu fatio os cogumelos e pico a cebolinha, separo os ingredientes para finalizar o prato. Para acompanhar o arroz branco ou aquele famoso arroz chinês com vegetais são os mais comuns, mas eu também gosto muito de servir com quinoa cozida. Uma receita facílima, cheia de cor e de sabor que deixa o jantar muito mais feliz. Dá para fazer esta mesma receita usando peito de frango em cubos, fica deliciosa também, ou ainda uma versão vegetariana usando diversos tipos de cogumelos junto com o brócolis.

 

RECEITA DE CARNE CHINESA COM BRÓCOLIS E SHIITAKE

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 600g de filé mignon cortado em cubos ou tiras finas
  • 1 pé de brócolis japonês separado em floretes e previamente cozidos no vapor mas ainda bem firmes
  • 6 cogumelos shiitake grandes fatiados
  • 1 fio de azeite ou 1 fio de óleo de gergelim
  • 1/3 de xícara (chá) de saquê próprio para cozinhar (se não encontrar substitua por vinho branco, ou omita da receita)
  • 1/3 de xícara (chá) de molho shoyu com baixo teor de sódio (ou light)
  • 1 colher (sopa) bem cheia de gergelim preto e branco misturados
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha fresca picada

 

Modo de Preparo: Tempere a carne com sal e com o óleo de gergelim ou o azeite. Aqueça bem uma grelha ou frigideira rasa e coloque a carne quando a grelha estiver bem quente. Não mexa e deixe mudar de cor e soltar líquido, aí então junte o saquê de cozinha (ou vinho) e o shoyu. Em seguida mexa rapidamente com uma espátula e junte os florestes de brócolis. Cozinhe por apenas 3 minutos e junte os cogumelos fatiados, mexendo rapidamente e deixando cozinhar por mais 2 minutos. Desligue o fogo e finalize com o mix de gergelim, a cebolinha picada e sirva imediatamente sobre arroz, macarrão de arroz ou quinoa cozida.

Carne com Brócolis2_Figos & Funghis

 

Bom Apetite!

 

Beijo!

 

2 Comentários para “Carne Chinesa com Brócolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *