Batatas Bravas com Ovos

segunda-feira, 04 de julho de 2016

Batatas Bravas2_ Blog Figos & Funghis

Comida espanhola é uma delicia! Na maioria das vezes com um bom toque de pimenta (amo!), muitas cores no prato, bons peixes e frutos do mar, boa carne, e etc. Quem já esteve na Espanha sabe que a comida lá é mesmo apaixonante. A receita de hoje também é espanhola, e é apaixonante.

 

Depois de visitar a Espanha eu aprendi algo sobre mim: apesar de gostar muito de paella esta não é a minha comida espanhola favorita, eu sou fã mesmo é das tapas, petiscos montados em porções individuais na maioria das vezes. São o petisco do espanhol. O que eu mais amo nisso é que em uma mesma refeição você pode provar diversos “mini pratos”, em porções que se acabam rapidamente em no máximo 3 bocados. O lado bom é que se você não der sorte e escolher uma tapa que não ficará na memória não vai precisar enfrentar um pratão e voltar pra casa com uma sensação de jantar frustrado…

 

As Batatas Bravas são um ícone em se tratando de tapas. Elas estão invariavelmente em 99,9% dos bares espanhóis e são amadas tanto por eles quanto pelos visitantes. São cubos douradinhos de batata fritos ou assados servidos com um molho de tomate picante intenso e complexo. Nesta versão eu asso as batatas junto com o molho “bravo”, e depois no final acrescento ovos estalados por cima. Bem, sou suspeita pra falar, mas eu achei que as batatas ficaram divinas preparadas desta forma. Se você nunca teve oportunidade de provar, aproveite esta receita e se arrisque na cozinha, garanto que não vai se arrepender!

Batatas Bravas_Blog Figos & Funghis

BATATAS BRAVAS ASSADAS COM OVOS

(serve até 4 pessoas como petisco)

 

Ingredientes:

  • 4 batatas descascadas e cortadas em cubos médios
  • 1 xícara (chá) de suco de tomate (ou tomates pelados batidos com o mixer)
  • 1/2 dente de alho bem picado
  • 1 colher (café) de páprica defumada
  • 1 colher (café) de páprica picante
  • 1 pitada generosa de pimenta chilli em pó
  • 1 colher (chá) de açúcar demerara
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 fio de azeite
  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado (o de sua preferência)
  • Salsa fresca picada a gosto para finalizar

 

Modo de Preparo: Cozinhe os cubos de batata até que fiquem macios, mas não deixe desmanchar, eles devem ficar firmes. Pré-aqueça o forno a 190°. Transfira as batatas para uma tigela e adicione todos os outros ingredientes, com exceção dos ovos, do queijo ralado e da salsa.  Misture tudo até que todos os cubos de batata estejam totalmente envoltos no molho. Transfira as batatas temperadas para um refratário e leve ao forno por 15 minutos. Depois retire as batatas do forno, quebre dois ovos por cima, cubra com papel alumínio e retorne ao forno por mais 10 minutos. Será tempo suficiente para cozinhar bem as claras e deixar as gemas bem cremosas por dentro. Quanto estiver pronto finalize com o queijo ralado e a salsa fresca picada e sirva imediatamente, ainda quente e acompanhado de torradas.

Batatas Bravas3_Blog Figos & Funghis

DELICIA!!!!!

 

 

Um comentário sobre “Batatas Bravas com Ovos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *