Waffles de Batata – facílimo e delicioso!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Waffles de batata1_Figos e Funghis

Depois que a Olivia nasceu – e principalmente agora que ela está com 2 anos e super interagindo – eu descobri porque minha mãe gostava tanto de me carregar para a cozinha desde bem pequena. É porque é uma delicia testemunhar a descoberta de uma criança pela “mágica” que acontece com a comida. Como é que o ovo vira omelete? Como é que a batata vira bolinho? Por que arroz cru não é gostoso? Entre tantas outras indagações eu me pego encantada quando percebo os olhinhos da Olivia brilhando ao me assistir em ação na cozinha. Pra ela tudo não passa de uma grande brincadeira ainda, mas já mostra que tem fascínio pelos barulhinhos, pelo cheiro, pelas cores e principalmente pelos apetrechos da minha cozinha. Com a máquina de waffle foi assim, na verdade eu a comprei porque a Olivia ganhou no último aniversário um kit de massinhas com todos os apetrechos para fazer waffles coloridos e não desgrudava mais dele, até que um dia ela quis comer os waffles de massinha e chorou compulsivamente quando eu lhe expliquei que massinha não era comestível. Quem tem criança em casa sabe como temos que nos esforçar no “blá blá blá” né?!

 

Aí eu pensei: se a Olivia ficou tão entusiasmada com a máquina de waffles de brincar, imagine então como ela reagiria diante de uma máquina de fazer waffles de verdade?! Depois de uma breve pesquisa no google encontrei uma máquina pequena, compacta, com ótimo preço e ainda por cima vermelha! Vermelho combina com a minha cozinha e ainda causa aquela sensação lúdica. A máquina chegou e o sucesso foi certo. Já preparamos waffles clássicos, waffles doces e um zilhão de sanduichinhos que viraram waffle kkkkk. Aliás, esta foi a melhor aquisição dos últimos tempos lá em casa – sem jabá gente, não estou nem mostrando a marca ok?! – porque além da função original ela virou a nossa sanduicheira oficial. Os sanduíches ficam super crocantes por fora e macios por dentro, um crime! Bem, depois de alguns testes com a traquitana eu resolvi testar fazer waffle de batata, inspirada em um bem gordão que eu vi em um blog gringo, mas aí pra consciência não pesar muito eu dei uma boa modificada na receita e saiu este aqui, que modéstia à parte ficou de matar!!! E tem outra coisa legal nesta receita: Se você tiver um pouco de purê de batatas sobrando na geladeira (como foi meu caso) já está com meio caminho andado. Só sei que comemos, comemos e recomemos os waffles por dois dias, porque a massa rende que é uma beleza! hahahaha

 

WAFFLE DE BATATA INCRIVELMENTE GOSTOSO

(rende 8 waffles)

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de purê de batatas (não pode ser muito mole, tem que ser firme) / ou 3 batatas grandes cozidas e amassadas
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo de girassol
  • 3 colheres (sopa) de creme de ricota light
  • 1 pote de iogurte natural firme (gosto de usar o iogurte grego)
  • 1 xícara (chá) de queijo ralado (usei queijo da canastra, mas pode ser parmesão, mussarela ou prato)
  • 2 colheres (sopa) de ciboulette (aquela cebolinha francesa fininha) ou cebolinha comum bem picada
  • pimenta moída e sal a gosto

 

Waffles de batata_Blog Figos e Funghis

Modo de Preparo: Em uma tigela grande junte todos os ingredientes de uma só vez e misture até obter uma massa homogênea. Leve para gelar por 20 minutos (ou mais se puder) coberta com filme plástico para dar uma firmada na massa. Ligue a máquina de waffle e espere esquentar.

Colocando a massa na máquina

Coloque então porções da massa nas quatro partes da forma e espalhe em círculo, deixando algum espaço para a massa se espalhar quando fechar a máquina, se não vai escorrer mesmo. Feche a máquina e deixe por 8 minutos, sem abrir neste meio tempo, se não sua massa vai grudar na parte de cima e se desmanchar toda. Depois abra para dar uma espiadinha e deixe dourar até o ponto desejado. Pra mim 15 minutos no total para cada waffle fica no ponto ideal, com uma casquinha crocante e cremosinha na parte de dentro. Sirva bem quentinha com manteiga, requeijão, cream cheese, ou faça um iogurte temperado com azeite, sal e mais ciboulette.

Waffles de batata2_Figos e Funghis

 

É um absurdo, uma delicia!

 

Se fizer volta aqui e me conta tá?!

 

Beijo!

 

12 Comentários para “Waffles de Batata – facílimo e delicioso!

    • Obrigada Jéssica. Na verdade eu sou mais do time das receitas salgadas mesmo, e por isso eu vivo fazendo testes em versões salgadas para os clássicos doces…hahahah
      De nada, venha sempre ;)

  1. Oi Fabi, adorei a dica! Nunca tinha pensado em fazer nas opções salgadas… pq meu filho não gosta de doce! Agora fiquei curiosa, qual a marca? Qdo a traquitana é compacta até que dá coragem de comprar, né? Bjos.

  2. Ah, essa semana fiz duas receitas suas, a fraldinha com cerveja preta e o molho pra salada com mostarda balsâmico e mel, ambas super aprovadas! ;)

    • Que bom Pri, fico feliz em saber. Tem muitas receitas aqui no blog, basta você navegar pelas categorias aqui na barra lateral, ou pelo nome da receita no campo de pesquisa que fica logo abaixo do logo ;)
      Beijo!

  3. Oi, Fabiana!

    Fiquei cheia de vontade! Mas não tenho a máquina de waffle.
    Será que é possível preparar essa mistura numa sanduicheira elétrica? ou, em último caso, no forno?
    Beijo e parabéns por esse espaço incrível! Te acompanho faz tempo!

    • Oi Erika, acho que na sanduicheira elétrica dá pra fazer sim, mas se a sua for inclinada faça um apoio pra ela ficar retinha, assim a massa não escorre. Esta receitinha é uma delicia!! E obrigada pelo carinho :)
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *