Tapas! De Camarão com Linguiça Defumada

quarta-feira, 01 de junho de 2016

Tapas de Camarão e linguiça defumada | Blog Figos & Funghis

Eu amo estas comidinhas que você pode ficar beliscando devagar, colocando no pão, batendo um papo com os amigos, tomando uma cerveja bem gelada ou um vinho branco tão leve que você nem percebe que bebeu a garrafa toda. Eu amo comida que agrega, que aproxima e une as pessoas, comidas que convidam a um bom bate papo, a momentos felizes de descontração. E foi numa dessas ocasiões que esta receita nasceu, deliciosa por sinal!

 

Desde já me desculpo pela foto, que foi tirada às pressas com o celular antes que todos atacassem com voracidade a travessa enorme que eu havia acabado de preparar. A inspiração para esta receita veio de uma tapa que comi na minha viagem à Madrid, e que mesclava lulas e chouriço espanhol, que é uma linguiça típica de lá, temperada com páprica. Mas algo me dizia que aquela combinação ficaria ainda melhor com camarões, e quando tive oportunidade resolvi testar. Fui na intuição. Não tinha chouriço espanhol, mas tinha calabresa defumada. Tinha camarões, alho, vários tipos de ervas e isso já era suficiente para conseguir algo delicioso. E foi mesmo!

 

Quando eu preparei este acepipe (ou chame de petisco, tapa, aperitivo, como preferir…) fazia muito calor, e aproveitamos para degustar na beira da piscina com uma garrafa de cava geladinha para acompanhar, mas isso não quer dizer que você precise da piscina e da cava, pois garanto que você vai ser feliz do mesmo jeito se for beliscar em frente à TV enrolado em uma mantinha bem reconfortante :) Ah, e tem ainda mais um ponto positivo para esta receitinha: fica pronta em apenas 15 minutinhos!

 

TAPAS DE CAMARÃO E CALABRESA DEFUMADA

(serve até 8 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 kg de camarões pequenos com a casca, ou 500g de camarões médios, já limpos
  • 500g de linguiça calabresa defumada (ou chouriço espanhol) cortada em fatias largas
  • 200g de mini tomates lavados e inteiros
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 punhado de salsa fresca picada
  • 1 punhado de manjericão fresco rasgado com as mãos
  • 1 ramo de tomilho limão
  • 1 fio de azeite
  • suco de 1/2 limão tahiti e raspas da casca
  • pimenta moída a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Em uma frigideira bem grande doure o alho e o ramo de tomilho limão no azeite e em seguida junte as fatias de linguiça. Mexa de vez em quando e deixe dourar bem. Quando a linguiça estiver bem dourada junte os mini tomates, os camarões e salteie por três minutos minutos, até que os camarões estejam cozidos (a carne deve estar branca). Desligue o fogo, regue com o suco de limão e finalize com a salsa fresca picada e as folhas de manjericão rasgadas. Misture tudo delicadamente e transfira para uma travessa. Finalize com as raspas de limão e sirva em seguida. Seja muito feliz devorando esta delicia!!!

 

Façam, façam e façam, garanto que vocês não irão se arrepender. Ah, e quem fizer volta aqui pra me contar o que achou tá?!

 

Beijo!

 

Esta receita você viu primeiro aqui, no Blog Figos & Funghis ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *