Bolo Cremoso de Milho de Liquidificador

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolo Cremoso de Milho de Liquificador capa_Blog Figos & Funghis

Um dos meus bolos preferidos é o bolo de milho, tanto que ele já passou algumas vezes por aqui, mas me dei conta de que esta versão com coco fresco e que fica bem cremosão por dentro, típica das festas juninas ainda não tinha sido publicada, apesar de ser a preferida do marido e eu fazer todos os anos quando começam a surgir as espigas fresquinhas e amarelinhas nas prateleiras do hortifruti. Esta receita é boa pra fazer com milho da espiga, pois o sabor é realmente diferenciado. Outra razão para eu amar esta receita é que ela é muito prática, pois todos os ingredientes são misturados direto no liquidificador! Quer coisa mais fácil que isso?!

 

Também gosto muito desta receita pelo fato de ela não ser exagerada no doce. Já vi muitas receitas que levam leite condensado misturado com açúcar (!!!), e outras que as quantidades de açúcar são absurdas. Eu não gosto de bolo muito doce, gosto de doce na medida certa, bem equilibrado e que torna possível sentir o sabor dos outros ingredientes, além do fato de que eu doso bastante o açúcar para a Olivia, e como tudo o que se faz em casa ela come você pode confiar que esta receita é o mais saudável possível e dar aos seus filhos também. Nesta receita aqui não vai leite condensado e vai açúcar na quantidade ideal para um bolo deste tamanho, e você pode usar açúcar demerara ou o açúcar cristal orgânico que foi o que eu usei aqui. O leite de coco você pode usar o de garrafinha, mas se tiver paciência para fazer o seu próprio leite de coco o resultado será ainda melhor. Concordo que em dias de correria fica complicado preparar, eu mesma quase não arranjo tempo para isso, então aqui eu usei o leite de coco comprado pronto mesmo. Esta receita também não contém glúten, porque utilizo farinha de milho, então se você ou seu filho tiver intolerância ao glúten pode consumir sem preocupação.

 

Gente, é sério, depois deste bolo você não vai querer mais nenhuma outra receita de bolo de milho, porque esta aqui é apenas perfeita (modesta né?! kkkk), mas é verdade, quando eu cheguei nesta versão aqui eu fiz vários testes com várias outras receitas que eu tinha (desculpa aí mãe!), mas fui aumentando uma coisinha daqui, diminuindo outra dali e agora esta é a minha receita de bolo de milho do coração, espero que se torne a sua também!

 

BOLO CREMOSO DE MILHO DE LIQUIDIFICADOR

(rende aproximadamente 12 fatias ou quadrados)

 

Ingredientes:

  • 3 espigas de milho verde (ou o conteúdo drenado de 1 lata ou caixinha)
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1/2 de xícara (chá) de leite (se usar leite vegetal ou zero lactose terá um bolo também sem lactose)
  • 3 colheres (sopa) cheias de óleo de coco ou manteiga em ponto de pomada
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de mistura para polenta (farinha de milho pré-cozida)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado (ou coco desidratado deixado de molho em água morna por 20 minutos e depois drenado)
  • lascas de coco fresco para finalizar (opcional)

 

Bolo Cremoso de Milho de Liquificador 3_Blog Figos & Funghis

Modo de Preparo: Unte uma assadeira redonda – eu usei uma assadeira redonda de fundo removível – ou retangular com manteiga e depois polvilhe farinha de sua preferência (de trigo, de arroz, de milho ou de aveia). Preaqueça o forno a 200º. Com uma faca afiada retire os grãos de milho das espigas. No liquidificador coloque o leite de coco, o leite, o milho, os ovos, o açúcar, o sal, o óleo de coco (ou manteiga), o coco fresco ralado e a mistura para polenta e tampe. Bata até obter um creme homogêneo. Por fim junte o fermento químico em pó e bata rapidamente. Se quiser e estiver usando as lascas de coco misture-as com uma espátula à massa do liquidificador. O visual fica lindão. Despeje o creme na assadeira untada e enfarinhada e leve para assar por 30 minutos, ou até que a superfície esteja douradinha. Retire o bolo do forno, espere esfriar e desenforme.

Bolo Cremoso de Milho de Liquificador_Blog Figos & Funghis

Delicia demais né?!!! Eu amo esta época do ano porque além de ser época de milho de verdade é também a época das festas juninas e suas deliciosas comidinhas típicas! :)

 

Veja mais esta receita de bolo de milho:

Bolo de Milho e Coco com Calda Quente de Goiabada

 

Se fizer volta aqui e me conta, combinado?!

 

Beijo!

 

5 Comentários para “Bolo Cremoso de Milho de Liquidificador

  1. Olá!Gostaria de fazer esta receita divina,mas usando a tradicional forma de bolos,aquela de “buraco no meio”.erá que vai dar certo ou teria que ser em taboleiro mesmo?
    Obrigada e bjocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *