Baião de Dois – uma delicia brasileiríssima

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Baião de Dois_ Blog Figos e Funghis

Se tem uma receita brasileiríssima que eu amo de paixão é o Baião de Dois! Eu simplesmente não resisto quando encontro um pela frente! Outro dia dando um passeio pela TV vi um trecho do programa da Rita Lobo em que ela preparava o prato, e fiquei babando. Óbvio que depois daquelas cenas eu precisava fazer o baião de dois para matar a vontade.

 

É claro que não posso deixar de ressaltar que além de delicioso o baião de dois pode ser também o rei da praticidade e do reaproveitamento, pois se você já tiver arroz e feijão prontos na geladeira mais da metade da sua receita já está garantida! Por outro lado, se você quiser preparar tudo do zero terá um pouquinho de trabalho, não posso mentir, mas nada que a delicia do resultado final não compense…

 

Para preparar a receita eu usei algumas dicas da Rita Lobo, como a de fritar os cubinhos de queijo coalho até ficarem crocantes e a de cozinhar o arroz no caldo em que se cozinhou o feijão, mas dei uma adaptada nos temperos e em outros detalhezinhos já que eu não me seguro e nunca consigo seguir uma receita à risca, até porque nunca anoto nada. Eu já tinha feito baião de dois antes, mas usei uma receita da minha avó que levava também linguiça e torresmo, talvez seja uma invenção dela já que nunca vi em lugar nenhum colocar linguiça no baião. Dessa vez fiz o prato da maneira mais light possível. Bem, o que você precisa saber antes de preparar a receita é que ela não é uma bomba calórica, é bem nutritiva mas sem exageros. Você sempre poderá optar por usar arroz integral ou multigrãos em lugar do arroz branco, e sempre poderá abrir mão do queijo coalho crocante, o que garantirá um resultado ainda mais skinny ;) kkkk

Baião de Dois 2_Blog Figos e Funghis

BAIÃO DE DOIS

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz branco cru
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de feijão fradinho cru
  • 400g de carne seca já dessalgada, cozida e desfiada**
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 dente de alho inteiro
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada
  • 2 colheres (sopa) de coentro fresco bem picado
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga ghee
  • 1 fio de azeite
  • pimenta e sal a gosto
  • 2 palitos de queijo coalho para finalizar

 

Modo de Preparo: Coloque o feijão em uma panela de pressão e cubra com o triplo da quantidade de água. Junte o dente de alho inteiro descascado, um pouco de sal e as folhas de louro. Coloque no fogo alto e quanto a panela pegar pressão reduza um pouco a chama e deixe cozinhar por apenas 15 minutos, então desligue, escorra imediatamente (se continuarem na água quente continuarão cozinhando e ficarão moles, o que para o baião não é legal) e reserve os grãos separadamente do caldo. Refogue em uma panela a cebola e o alho picado em um fio de azeite e assim que a cebola ficar transparente junte o arroz cru e frite por uns 2 minutos. Tempere como de costume e cozinhe no caldo do feijão, se precisar adicione água até atingir a medida do dobro de água para a quantidade de arroz cru utilizado. Cozinhe em fogo alto até ferver e depois em panela semi tampada em fogo reduzido até que os grãos estejam bem soltinhos e cozidos. (dica: se você não quiser errar de jeito nenhum um truque é usar o arroz parbolizado). Com o arroz e o feijão já prontos e reservados pique o queijo coalho em cubos médios e aqueça a manteiga ghee numa panela grande (de preferência uma panela do tipo wok ou frigideira grande). Frite os cubos de queijo coalho na manteiga ghee até que estejam crocantes e dourados. Escorra em papal absorvente e refogue a carne seca já cozida e desfiada nesta mesma panela. Em seguida junte metade da salsinha, o arroz e os grãos de feijão. Misture tudo muito bem e deixe aquecer bem em fogo alto, mexendo sempre para não queimar no fundo. Desligue o fogo, acrescente a salsinha restante e o coentro e se quiser regue com um fio de azeite, antes de misturar tudo novamente. Sirva com os cubinhos de queijo coalho por cima e acompanhe com couve ao alho e óleo. Bom demais!!!

Baião de Dois 3_Blog Figos e Funghis

E aí, gostou da receita? Comente e compartilhe com os amigos!

 

Acompanhem também as novidades do blog e um pouco do meu dia a dia pelo Instagram! Espero vocês lá: @figosefunghis

 

Também estou no SNAPCHAT, no PINTEREST, no FACEBOOK e no Twitter ;)

 

Beijos,

Fabi

2 Comentários para “Baião de Dois – uma delicia brasileiríssima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *