Shepherd’s Pie ou Cottage Pie

terça-feira, 22 de março de 2016

Sheperd Pie_Blog Figos e Funghis

A Shepherd’s Pie é uma receita típica da culinária inglesa e é bem parecida com o nosso tradicional escondidinho. A diferença é que o escondidinho leva uma cobertura de queijo (geralmente o queijo coalho) , além de ser preparado com carne seca. Já a Shepherd’s é preparada com uma base de carne de carneiro moída e a Cottage Pie com carne bovina. A receita voltou a ser comentada recentemente quando a banda Rolling Stones esteve fazendo shows aqui no Brasil, já que seu pianista Keith Richards é alucinado pelo prato e pediu que fosse preparada uma porção para seu “lanchinho” no camarim. Pronto, foi o suficiente para que a imprensa toda falasse da tal receita, e foi suficiente também para que eu ficasse com vontade dela…hahahah.

 

Como em casa todos amamos qualquer versão de escondidinho resolvi preparar a Shepherd’s Pie do jeito que nós gostamos, mas no meu caso foi uma “Cottage Pie” porque usei carne bovina mesmo. Fiz um purê de batatas bem cremosão e delicioso para cobrir a carne e antes de levar para gratinar polvilhei um pouquinho de nada de queijo parmesão, só para ficar com este aspecto “chamuscado” mesmo na cobertura. Se você quiser também pode dar este mesmo efeito com o maçarico culinário, depois que a tortinha sair do forno. É coisa rápida, nada de ficar gastando o gás em cima da comida ok?! Fiz em mini refratários individuais e todos amaram. Comidinha simples, gostosa, caseira e sem frescuras. Quem não ia gostar né?!

 

RECEITA DE SHEPHERD’S PIE

(para 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 800g de carne moída magra (ou de carneiro ou de boi)
  • 2 cenouras descascadas e cortadas em cubinhos
  • 2 xícaras (chá) de vagens bem lavadas e picadas
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 4 batatas médias cozidas
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • pimenta e sal a gosto
  • queijo parmesão ralado fino para finalizar

 

Modo de Preparo: Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola com metade do alho. Junte a carne moída, a cenoura e a vagem e tempere com pimenta e sal. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos com a panela tampada. Pré aqueça o forno a 190º. Enquanto isso descasque e amasse as batatas cozidas (que ainda devem estar bem quentes) e imediatamente junte o leite morno, a manteiga, o sal a gosto e mexa vigorosamente para tirar todos os grumos e deixar bem cremoso o purê. Transfira a carne refogada para um refratário, cubra com o purê de batatas, polvilhe o parmesão ralado fino e leve ao forno por 20 minutos. Sirva em seguida, bem quentinha.

Sheperd Pie2_Blog Figos e Funghis

Bom Apetite!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *