Batata-doce Chips Rústica

quarta-feira, 30 de março de 2016

Batata-doce chips

Chips são sempre maravilhosos né? Aquelas delicinhas crocantes, temperadinhas e no caso da receitinha de hoje com pouquíssimas calorias, já que são preparados no forno! A Olivia ama batata-doce desde as primeiras papinhas dela, e hoje o que ela mais gosta com este tubérculo é purê de batata-doce e chips de batata-doce.

 

Eu costumo preparar esses chips aos finais de semana, enquanto preparo o almoço, para que os meus “convidados” famintos consigam aguardar pacientemente pelo prato principal. Também são muito úteis em viagens de carro para acalmar a criança ansiosa e como lanchinho na praia – esta é uma alternativa muito esperta aos petiscos fritos abundantes nas barracas de praia. Eu sempre prefiro ir pro lado mais saudável, já que não gosto de me sentir pesada depois. Estas batatinhas chips cumprem bem todas as funções mencionadas, e também podem servir de base para ceviche, guacamole, pastinhas, enfim. Você pode substituir a torrada em praticamente qualquer petisco por estes chips de batata-doce. Em casa agora sempre que tem guacamole tem chips!

Batata-doce chips rústicas_blog Figos e Funghis

 

RECEITA DE BATATA-DOCE CHIPS

(rende 300g aproximadamente)

 

Ingredientes:

  • 2 batatas-doces grandes
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 cabeça de alho
  • 1 colher (chá) de sal rosa
  • azeite o quanto baste

 

Modo de Preparo: Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Coloque em uma tigela e regue com azeite e sal. Retire as folhinhas de alecrim do ramo, separe os dentes de alho e junte às fatias de batata-doce. Com as mãos misture bem o tempero com as batatas e certifique-se de que todas as fatias estão recobertas com um pouquinho de azeite. Espalhe as fatias sobre uma assadeira antiaderente junto com os dentes de alho e leve para assar em forno preaquecido a 150º por 1 hora, ou, se o seu forno não tiver temperaturas mais baixas use um pano de prato dobrado para prender na porta do forno e fazer uma fresta e asse a 180º por este mesmo tempo, ou até que as batatas estejam douradas. Retire-as do forno e deixe esfriando, somente após esfriarem elas ficarão crocantes. Guarde em potes com tampa bem vedados por até 2 dias.

 

Bom Apetite!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *