Bacalhau na Broa

quarta-feira, 16 de março de 2016

Bacalhau na Broa_blog Figos e Funghis

Quando estive em Portugal em Novembro provei pela primeira vez a famosa receita portuguesa de Bacalhau na Broa, e fiquei tão apaixonada pelo prato que fiz o que sempre faço quando gosto de algo que como fora de casa. Passei a tentar decifrar a receita toda, degustando lentamente cada garfada e tentando identificar os ingredientes. Aproveitei para postar a foto do prato que estava provando lá no meu perfil Instagram (@figosefunghis) e alguns leitores me pediram a receita. Bem, a receita eu não tinha, mas eu também queria muito descobrir. Até que esses dias eu decidi fazer o teste. A broa é um pão de milho, e geralmente seu formato é bem semelhante ao do pão italiano, mas é super difícil de encontrar broa de milho redondinha por aqui e de casca dura, como as que eles servem por lá, a não ser que você conheça uma padoca amiga do peito que faça por encomenda. Como este não é meu caso (ah, que saudade do interior nessas horas) eu acabei usando um pão italiano mini para fazer o meu “bacalhau na (não) broa” hahahaha.

 

A receita que provei tinha batatas amassadas em meio à lascas de bacalhau, creme de leite fresco e um pouco de espinafre, vinha dentro da broa e com uma crosta crocante feita com a mesma, esfarelada. O tempero era muito equilibrado e totalmente delicioso, inesquecível de fato (como quase tudo o que comi em Portugal). Mas a minha versão eu fiz com batata-doce em cubinhos (questão de preferência mesmo) em vez de batatas inglesas amassadas em meio ao creme. Também coloquei bastante espinafre picado e como já expliquei antes, a broa foi substituída pelo pão italiano. Mas o espírito da receita é este, combinado?!

 

Olha, #pelamor , só digo uma coisa: faça, faça, faça! Que receita deliciosa, cremosinha, reconfortante e ainda por cima com uma apresentação linda e fofa! Como resistir?!

 

BACALHAU NA BROA

(Serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 500g de bacalhau em lascas, dessalgado
  • 1 batata doce grande, descascada e cortada em cubos pequenos
  • 1 xícara (chá) de folhas de espinafre lavadas e picadas
  • 1 de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1/3 de xícara (chá) de leite
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena bem picada
  • 1 dente de alho espremido
  • pimenta-do-reino e sal a gosto
  • 4 mini pães de casca dura e redondos (pão italiano ou broa de milho, por exemplo)

 

Modo de Preparo: recorte uma “tampa” na parte superior dos pães, retire uma boa parte do miolo tomando cuidado para não rasgar ou perfurar a casca e reserve. Pegue um pouco do miolo, esfarele e coloque em uma tigela. Regue com um fio de azeite e misture bem, em seguida reserve para finalizar o prato. Leve os cubos de batata-doce para cozinhar em água fervente com sal até que fiquem bem macias. Escorra e reserve. Aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola com o alho e as folhas de louro juntos, sem deixar dourar. Junte as lascas de bacalhau já dessalgadas e refogue por alguns minutos. Adicione o leite, o creme de leite, a pimenta e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, até o creme ferver. Junte os cubos de batata-doce bem cozidos, o espinafre picado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo algumas vezes e cuidando para o creme não secar.  Desligue, deixe esfriar um pouco e recheie os pães cujos miolos foram retirados. Cubra com o farelo regado com azeite, ajeite sobre uma assadeira (com as respectivas “tampas”) e leve ao forno preaquecido a 190º por 20 minutos, ou até que a crosta esteja dourada e crocante. Sirva bem quente e de preferência com um vinho bem gostoso!

 

Bacalhau na Broa 2_Blog Figos e Funghis

Para ver mais RECEITAS COM BACALHAU acesse este link>>>>>> AQUI!

 

Bom Apetite!

2 Comentários para “Bacalhau na Broa

    • Faça sim Fabiana, é bem fácil e fica com um visual incrível! Se conseguir encomende pão italiano mini na sua padaria preferida e sirva dentro deles em porções individuais.
      Beijo e boa Páscoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *