Brownie Fit de Batata-doce

quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016

Brownie fit de batata-doce2_F&F

 

Outro dia estava falando a vocês sobre a alimentação da Olivia, e com esta nossa opção de não lhe dar açúcar até que complete 3 anos eu fico aqui quebrando a cabeça para achar alternativas de dar um docinho pra ela, afinal o doce é importante também para treinar o paladar do bebê. Ele só não precisa vir necessariamente do açúcar, pode vir de outras fontes como as frutas, o mel, as frutas secas (tâmaras secas processadas e ameixas secas processadas dão um ótimo “adoçante” para as sobremesas), a canela, além dos muitos açúcares alternativos que eu costumo chamar de naturebas: mascavo, demerara, de coco, e por aí vai.

 

Pois então, já que o assunto é alternativo já vou avisando que a receita de hoje não é de fato um brownie (óbvio!), com chocolate derretido, farinha e manteiga, mas um brownie fake mesmo, aquele que parece mas não é! hahahaha. Você olha pra ele e pensa que ele leva chocolate…mas não leva. Imagina que tenha farinha… mas não tem. Mas olha, para compensar eu garanto que é um bolinho salva pátria e quebra o galho sim, tanto como alternativa de sobremesa para bebês e crianças como para quem curte fazer dieta e de vez em quando necessita de um docinho. Esta receita me conquistou em um dos meus costumeiros passeios virtuais, quando li em inglês “brownie de batata-doce” quase não pude crer que pudesse dar certo, até que decidi testar, mas confesso que acabei modificando vários ingredientes da receita. A receita que eu vi levava suco de maçã na composição, e eu usei bananas amassadas. Para adoçar a receita pedia apenas açúcar de coco, mas como o meu acabou eu substituí por metade de mel e metade de açúcar mascavo, além de ter trocado a farinha de arroz por farinha de aveia que era o que eu tinha naquele dia. Também adicionei nozes picadas e gotas de chocolate amargo que eu tinha, só pra dar um “cheirinho” de chocolate, e acrescentei óleo de coco para a massa não grudar na assadeira (mesmo usando assadeira antiaderente eu sou medrosa com isso). Sendo assim acho justo ficar com os créditos, porque a receita virou outra…kkkk

 

Bem, o resultado é surpreendente – como eu disse não vá esperando um brownie, porque ele de fato não é! – o sabor da banana fica bastante suave, o açúcar fica bem equilibrado e obviamente a Oli amou! Mas não foi só a Oli não, o marido comeu alguns bons pedaços e os vizinhos sortudos ganharam suas quotas também. Agora faz você e me conta se deu certo, se gostou, enfim, já tô curiosa pra saber o que acharam!

 

RECEITA DE BROWNIE FIT DE BATATA-DOCE 

(rende 12 pedaços)

 

Ingredientes:

  • 2 batatas doces médias (ou 300g)
  • 2 bananas maduras amassadas
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia (pode trocar por farinha sem glúten)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de mel
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara
  • 1/4 xícara (chá) de leite (pode usar sem lactose)
  • 1 colher (sopa) cheia de manteiga de amendoim sem açúcar
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de gotas de chocolate amargo (opcional)
  • 1 colher (chá) de aveia em flocos

 

Modo de Preparo: Asse a batata-doce com a casca em forno médio até que estejam macias o suficiente para serem amassadas (aproximadamente 30 minutos). Se preferir cozinhe na água ou no forno de micro-ondas. Descasque e amasse as batatas. Em seguida junte em uma tigela com as bananas amassadas, os ovos, o leite, o mel, o açúcar mascavo, o cacau em pó, as nozes picadas, a manteiga de amendoim, o óleo de coco e misture bem. Depois acrescente a farinha de aveia, o fermento em pó e misture delicadamente. Preaqueça o forno a 190º. Ajeite a massa em uma assadeira antiaderente e cubra com a aveia em flocos e as gotas de chocolate se estiver usando. Asse por 30 minutos, desligue e deixe esfriar fora do forno. Se for comer nos dias seguintes recomendo armazenar em geladeira.

 

Brownie Fit de batata-doce3_F&F

 

Este pode comer sem culpa!

 

Brownie fit de batata-doce_F&F

Espero que gostem da receitinha, testem e depois me contem o que acharam, combinado?

 

E não se esqueçam, estou lá no Facebook (/figosefunghis) e no Instagram (@figosefunghis)!

 

Beijos,

Fabi

Um comentário sobre “Brownie Fit de Batata-doce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *