Almôndegas Vegetarianas de Feijão Preto e Quinoa

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Almôndegas veggie de feijão preto_F&F

 

Quem acompanha o blog desde o comecinho sabe que eu tenho uma paixonite aguda por comidinhas saudáveis, e olha que naquela época (2009) ainda nem existia a modinha das dietas sem glúten, sem lactose, paleo, e afins. É uma questão de afinidade mesmo, além de gostar muito desse tipo de comida que prioriza o uso de alimentos frescos e naturais eu acho que me dou muito bem com essas receitas na minha cozinha. Eu gosto de sair da mesmice, de fazer diferente, de andar um pouco na contramão da grande maioria dos blogs de receitas que curtem seguir modinhas, porque acho que seguir modinhas é chato, e no fim não muda praticamente nada, todo mundo acaba fazendo tudo igual. Então eu curto mesmo deixar a criatividade fluir, testar, criar e me orgulho disso, de ser diferentona :) kkkkk

 

Bom, foi sendo assim diferentona que eu fiz esta receitinha de almôndegas vegetarianas, preparadas basicamente com quinoa e feijão preto. Yes babies, feijão preto! E vocês não imaginam a deliciosidade toda que é esta receita, que além de tudo é simples e rápida de preparar, e versátil, e saudável, e natureba, e tudo de bom! E para provar como esta receita é versátil eu ainda usei o que sobrou da “massa” para preparar hambúrgueres no jantar para o marido, que ficou feliz da vida! E olha que bacaninha, enquanto as almôndegas foram cozidas no molho de tomate, os hambúrgueres foram grelhados em frigideira bem quente com um fiozinho de nada de azeite, mas tenho certeza que também ficariam ótimas se preparadas no forno. Onde mais você encontra uma receita que vale por duas?

 

Agora me digam, é ou não é uma opção linda de prato principal para aquele amigo vegetariano que vai jantar na sua casa? Ou então uma alternativa suculenta e apetitosa para a segunda sem carne? (que por acaso é hoje!). Para acompanhar, no meu caso um pouquinho de arroz integral e um ovo com gema em ponto “geleinha” como eu gosto de dizer foram totalmente suficientes e me fizeram muito feliz naquele dia ;)

 

ALMÔNDEGAS VEGETARIANAS DE FEIJÃO PRETO E QUINOA

(rende 15 unidades aproximadamente)

 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão preto cozido sem o caldo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de quinoa já cozida e bem soltinha
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de pão amanhecido ralado ou triturado no processador
  • 2 colheres (sopa) de farinha de aveia (ou farinha de arroz se preferir)
  • 1 fio de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • salsinha fresca a gosto
  • pimenta e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Coloque o feijão bem escorrido no processador (reserve o caldo para fazer sopa, por exemplo) e bata até obter uma pasta grossa e homogênea. Junte o alho, a salsinha, o ovo, a farinha de aveia, o sal e a pimenta e bata mais até que tudo esteja incorporado. Transfira a pasta de feijão para uma tigela e acrescente a farofinha de pão amanhecido e quinoa já cozida. Modele bolinhas e leve à geladeira por 30 minutos para firmar. Enquanto isso prepare o molho de tomates que estiver acostumado(a) – você pode usar esta receita AQUIDepois dos 30 minutos retire as almôndegas da geladeira e coloque-as para cozinhar direto no molho de tomates, que deve estar bem quente, quase fervendo. Se achar que precisa de mais água adicione, ou adicione mais molho de tomates, ou suco de tomates. Cozinhe as almôndegas por 15 minutos com a panela tampada e sirva em seguida com os acompanhamentos que preferir.

 

Almôndegas veggie de feijão preto2_F&F

 

Olha só como as almôndegas de feijão preto com quinoa renderam um burguer veggie bem lindão!!! Para a montagem fui na pegada tex mex e servi com tortilla de burritos, guacamole e creme de ricota com cebola roxa picadinha e coentro. Ficou muito delicioso!

Hambúrguer veggie de feijão preto_F&F

 

Se fizer me conta?!

 

E te espero também lá no Instagram (@figosefunghis) e no Facebook (/figosefunghis), sempre com novidades!

 

 

Um comentário sobre “Almôndegas Vegetarianas de Feijão Preto e Quinoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *