Steak Tartare com Salada Verde

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Steak Tartare com salada verde_F&F

Sei que muita gente torce o nariz para qualquer tipo de carne crua, já eu sou apaixonada por algumas receitas preparadas com elas: carpaccio, ceviche, sushi, sashimi e tartares de todos os tipos! A minha paixão é tanta que aqui no blog mesmo já tem algumas versões de tartare de carne e de peixe, mas como é de se esperar a cada vez que eu preparo o steak tartare especialmente eu testo uma modificação no tempero, e dessa vez não foi diferente. Aí eu sempre penso: vou levar para o blog, porque vai que em algum lugar por aí tem outro doido(a) por steak tartare que vai curtir muito testar uma receitinha nova? Né?!

 

Mas antes de passar a receita eu preciso avisar uma coisa para quem nunca preparou o prato. Trata-se de uma receita absurdamente fácil, daquelas que chegam até a ser bobinha mesmo, mas o segredo está no frescor absoluto da carne (acho que não preciso lembrar que jamais deve ser usada carne congelada nesta receita né?!), na temperatura adequada e no esmero em picá-la na ponta da faca. Na minha opinião esta é a parte chatinha da receita, mas seria um sacrilégio desperdiçar carne boa com steak tartare mal feito né? Então nunca, jamais, em tempo algum pense em moer a carne para preparar seu steak tartare. Não deixe a preguiça se apoderar deste corpitcho e pique toda a peça da carne até que tenha minúsculos cubinhos. Pronto, seu trabalho praticamente acabou e agora vem a parte boa: temperar e comer, claro!

 

Para acompanhar o steak tartare você pode optar por servir uma cestinha de pães diversos, torradas, as clássicas batatas rústicas ou as fritas – estas últimas o acompanhamento preferido dos franceses. Eu particularmente gosto de servir com salada verde com um molhinho suave e gostoso e com torradas que eu mesma gosto de preparar usando o pão que tiver no momento. Prefiro eu mesma preparar porque eu gosto daquelas torradas que ainda ficam macias no centro e que não se despedaçam inteiras na primeira mordida, mas é óbvio que você pode usar a torrada comprada pronta.

 

MAIS UM STEAK TARTARE – E DOS BONS!

(serve até 6 pessoas como entrada ou 2 como prato único)

 

Ingredientes:

  • 400g de carne bovina magra (filé mignon, coxão mole ou patinho) e super limpa
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de alcaparras bem picadas
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de cebola roxa picada bem miúda
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de pepino em conserva bem picado
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (chá) de mostarda dijon
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de ketchup
  • 1 colher (sopa) de conhaque
  • 1 colher (sopa) de salsinha bem picada
  • sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo: Pique a carne na faca até obter pedaços bem miúdos. Depois junte a carne com todos os outros ingredientes e misture delicadamente. Adicione pimenta e sal a gosto, e se achar necessário acrescente mais azeite. Sirva em seguida com uma salada verde caprichada, com torradas ou batatas rústicas.

 

Steak Tartare com salada verde2_F&F

 

Bom Apetite!

2 Comentários para “Steak Tartare com Salada Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *