Polenta Cremosa com Fraldinha e Cogumelos

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Polenta cremosa com fraldinha grelhada e cogumelos na manteiga_F&F

Vou confessar que não sou muito fã de polenta, mas neste universo polenteiro a que mais me conquista é a polenta mole, cremosona, densa, e de preferência preparada com um delicioso caldo caseiro, que pode ser de carne ou de legumes. Acho que o que me faz torcer um pouco o nariz quando vejo polenta é justamente isso, ou melhor, a falta disso. Comida precisa de amor, de carinho e de dedicação, e a polenta então sem amor vira uma mera gororoba engordativa. Polenta precisa de muito amor, e ainda mais de capricho porque prepará-la em um caldo caseiro consistente e perfumado em vez de só “jogar” ali na água fervendo. Precisa de carinho para ajustar o sal, para acertar o ponto, para não deixar empelotar, enfim, AMOR!

 

Então eu serei um tiquinho só convencida e direi que a minha polenta tem amor, porque ela tem tudo o que uma polenta precisa ter na minha opinião, e isso não quer dizer que eu uso a farinha de milho importada da mais cara ou que fico horas mexendo a dita cuja na panela fumegante enquanto gotas de suor escorrem da minha testa, quer dizer apenas que eu cuido do preparo com carinho e atenção. Doso bem o sal, uso o melhor caldo que tiver no meu freezer (amo ter caldos caseiros no freezer!), acrescento uma boa manteiga, um pouco de parmesão ralado na hora, um fiozinho de azeite e pronto. Não precisa de tanta produção, afinal de contas é polenta! E é fácil, e é uma delicia, e é versátil, vai do campo ao restaurante chic e badalado, vai do acompanhamento da galinhada ao prato de trufas raras colhidas uma vez ao ano. Mas olha só que boa notícia para quem nunca preparou uma polenta: você pode e consegue preparar sozinho(a) em casa uma polenta inesquecível, e de repente até mais gostosa do que aquela que você comeu no seu restaurante preferido. Yes!!!

 

Então olha só que facilidade:

 

POLENTA CREMOSA COM FRALDINHA GRELHADA E COGUMELOS NA MANTEIGA

(para 4 pessoas)

 

Ingredientes:

Para a polenta:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho pré-cozida
  • 1 litro de caldo de carne ou de legumes
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • 1 fiozinho de azeite

 

Para os Cogumelos:

  • 100g de cogumelos shimeji
  • 100g de cogumelos paris frescos
  • 50g de funghi seco hidratado em água quente e picado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 dente de alho espremido
  • sal a gosto

 

Para a carne:

  • 400g de fraldinha sem gordura
  • azeite
  • sal
  • pimenta

 

Modo de Preparo: Leve o caldo para ferver em uma panela média, reservando ainda aproximadamente 1 xícara dele. Assim que levantar fervura acrescente aos poucos a farinha de milho e mexa sempre a cada nova adição, de preferência com um batedor de arame (fouet), para que não empelote. Cozinhe sem parar de mexer por uns 5 minutos e junte a manteiga, o queijo parmesão ralado e ajuste o sal se achar necessário. Acrescente mais caldo (aquele que ficou reservado) se quiser que sua polenta fique mais cremosa e desligue. Sirva em seguida, ou se preferir deixe a polenta mais firme, deixe endurecer e corte em pedaços. Higienize os cogumelos mas não os lave em água para não acumularem líquido. Separe o shimeji, fatie o cogumelo paris e pique o funghi. Aqueça a manteiga, o azeite e o alho em uma frigideira e em seguida junte os cogumelos todos juntos. Salteie os cogumelos por 2 a 3 minutos em fogo alto até que estejam levemente marcados. Tempere a carne com sal e pimenta. Leve para grelhar com um fio de azeite por apenas 4 minutos de cada lado (vai ficar rosada por dentro). Retire da grelha, deixe descansar por 3 minutos, fatie e sirva sobre a polenta e depois finalize com os cogumelos. Sirva em seguida.

 

Polenta cremosa com fraldinha grelhada e cogumelos na manteiga2_F&F

 

 

Confira outras receitas com polenta AQUI, tem até bolo de polenta com laranja sem glúten e sem lactose ;)

Bom Apetite!

 

8 Comentários para “Polenta Cremosa com Fraldinha e Cogumelos

  1. Bom dia Fabiana, adoro ver seus posts sempre muito bem escritos e fotografados, as receitas então…maravilhosas!!
    Gosto muito de polenta, gostaria que me tirasse uma dúvida sobre a farinha de milho. Quando você descreve “pré-cozida” seria aquelas polentas prontas? ou seria o fubá? Moro em Florianópolis e acompanho receitas de todo o Brasil, as diferenças culturais são bem notórias na gastronomia, de vez em quando as dúvidas sobre a nomenclatura aparecem rsrs!! abraços e um dia maravilhoso para vc!!

    • Oi Katia, obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que goste do blog :)
      Esta farinha de milho pré-cozida a que eu me refiro é a “polenta instantânea” mesmo, mas também dá para fazer com fubá (apenas o tempo será um pouco maior) sim!
      Beijo!

  2. Fui pesquisar aqui na internet as opções para comprar e surgiu essa mesma dúvida da Katia Monticelli. Moro na Holanda e é às vezes é um problema para comprar os ingredientes, pois nunca sei ao certo qual escolher. Vi que aqui tem uma opção de “farinha de milho pré-cozida” e outras 4 em que já vem escrito na embalagem “polenta”. Não sei qual comprar… Mas vou arriscar essa pré-cozida e testar sua receita!

  3. Fabi! Eu só faço polenta cremosa em casa também! Colocar um pouco de leite também ajuda! E a manteiga é indispensável, né!
    Sempre procuro fazer com caldo caseiro. Só jogar a farinha para cozinha na água ninguém merece! Como tu disse, polenta precisa amor! <3
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *