Nuts Picantes e Defumadas – um arraso de petisco!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nuts Picantes e Defumadas_F&F

Na minha família desde que eu era pequena é uma tradição do Natal ter uma tigela gigante com vários tipos de nozes, sementes e castanhas misturadas, ao que sempre demos o nome carinhoso de “mix de nuts”. Geralmente estas tigelas ficam na mesa de petiscos e todos adoram! Há uns anos atrás em uma viagem para a Califórnia eu provei na ceia de ano novo um aperitivo de nuts que eram temperadas e depois assadas, e que tinham um sabor picante e defumado absurdamente bom. É apenas viciante!

 

Bom, é claro que as únicas pistas que o chef do lugar me deu naquela época era exatamente isso, explicou que as temperava e que as assava depois, mas não me entregou os segredinhos desse tempero. Eu consegui identificar facilmente o alecrim e a pimenta, mas não consegui descobrir qual era o tempero que dava ao petisco o sabor de defumado. Nem preciso dizer que depois disso eu fiz mil testes, encontrei algumas versões em sites gringos e que não ficaram com aquele sabor, até chegar nesta receitinha que trago hoje pra vocês, e que virou a minha receitinha do coração! Este ano já preparei uma fornada para o Natal e agora estou preparando de novo para a ceia de ano novo na casa da minha mãe. E é claro que uma receita tão deliciosa assim eu não poderia deixar de dividir com vocês.

 

Então você precisa saber que não há uma regra exata para esta receita. Você pode usar as nuts que mais gostar ou as que tiver em casa no momento. Para as ocasiões mais especiais eu te recomendaria que colocasse o máximo de variedade que puder encontrar, e aí vai ter um mix de nuts farto e muito lindo, mas se quiser dar uma economizada ou se for difícil de encontrar na sua cidade todas elas você pode preparar este petisco apenas com amendoins e amêndoas que ficará igualmente bom!

 

Com relação ao tempero, este sim importa e muito, porque há nele 2 temperos essenciais que tornam esta receita bastante característica. Estou falando da páprica defumada e do alecrim. A pimenta eu também considero indispensável, mas eu sei que há muitas pessoas que tem alergia a pimenta e tantas outras que simplesmente não gostam (como pode não gostar de pimenta?! rsrs). A páprica defumada é vendida geralmente em latinhas fofas e não custa caro, além disso elas duram muito tempo e podem ser usadas em infinitas receitas, como por exemplo na comida mexicana.

Nuts Picantes e Defumadas4_F&F

Então anote esta receita facílima e rápida de preparar. Ainda dá tempo de fazer para a sua ceia de ano novo e ganhar muitos elogios ;)

NUTS DEFUMADAS E PICANTES

(rende 500g)

 

Ingredientes:

  • 100g de macadâmias
  • 100g de amêndoas cruas
  • 100g de castanha do Pará
  • 100g de castanha de caju cruas e sem sal
  • 100g de avelãs
  • 3 ramos de alecrim (use apenas as folhinhas)
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de páprica defumada
  • 1 colher (sopa) de mix de pimentas moídas na hora (usei rosa, preta e branca)
  • 1 colher (café) de sal

 

Modo de Preparo: Em uma tigela misture todas as nuts e adicione a pimenta moída, o sal, a páprica defumada, o alecrim picado e regue com azeite. Misture tudo muito bem e transfira para uma assadeira. Leve para assar a 180º (o forno deve estar preaquecido há 10 minutos) por 15 minutos, depois retire do forno e deixe esfriar na própria assadeira. Está pronto!! Depois de frio coloque em potes com tampas e mantenha bem vedado por até 1 semana em local seco e fresco.

Nuts Picantes e Defumadas3_F&F

Lindeza de receitinha fácil né?!

 

Quem também amou foi o pessoal da loja Westwing, que publicou a receita por lá esses dias. Confira a matéria completa aqui: https://www.westwing.com.br/nuts-picantes-defumadas/

Nuts Picantes e Defumadas2_F&F

E aí, gostou? Se gostou curte aqui, compartilha com seus amigos, divide no Pinterest e faça na sua casa, claro! O melhor jeito de comprovar se uma receita é mesmo boa é fazendo! Se fizer marca o perfil do blog nas redes sociais, e se tiver um blog seja gentil e dê os créditos da receita, pode ter certeza que eu vou adorar sua atitude :)

 

Então é isso queridos, aproveito para desejar a todos vocês um ano lindamente maravilhoso, cheio de deliciosidades! Espero vocês aqui para cozinharmos muito mais juntos em 2016!!!

 

Beijos!

Fabi

 

 

10 Comentários para “Nuts Picantes e Defumadas – um arraso de petisco!

  1. Fabiiiii, você ainda me mata de tanta lindeza aqui neste blog! Que receita linda, incrível e principalmente deliciosa! Preparei no mesmo dia que você publicou e os potinhos de nuts foram apenas zerados. Parabéns, como sempre trazendo novidades e fugindo do copia e cola que a maioria dos blogs curte fazer. Beijo

    • Oi Marcela….hahahaha, você é engraçada. Muito obrigada pelo carinho, fico super feliz em saber que a receitinha fez sucesso lá na sua casa porque na minha elas também somem rapidinho! Volte sempre! Beijos!

  2. Adorei a receita (vou preparar, é claro!) e o seu desprendimento em compartilhá-la. Faço uma recomendação porém, pelos riscos de intoxicação grave ligada ao consumo de castanhas do Pará, aconselho que seja usada uma quantidade menor destas castanhas e/ou que as mesmas sejam picadas em 4 ou 5 partes. Assim diminuem as possibilidades de uma única pessoa consumir mais do que a quantidade máxima recomendada por médicos para um dia (3 castanhas). Esta intoxicação pode até matar. Saudações.

    • Oi Marilu, esta receita fica uma delicia mesmo! Imperdível!
      Eu nunca ouvi falar sobre esta intoxicação, vou procurar saber mais a respeito. Obrigada pela informação.

  3. Outro dia encontrei numa loja de temperos, fumaça em pó, para dar sabor defumado…. Soube tb que tem líquido…. Creio que se não encontrar a páprica defumada pode utilizar essa….
    Adorei a teceita, vou fazer.
    Obrigada

  4. Descobri sua receita através do Pinterest. Fiz para alguns amigos e parentes e todos adoraram e querem testar também. Parabéns!! Receita prática e deliciosa, além de super fácil e rápida. Já entrou na lista das que tem que ter sempre em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *