Cestinhas de Brioche com Ovo para o café da manhã

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ninhos de Brioche com jamón, queijo cremoso e ovo3_F&F

Eu sempre amei os cafés da manhã aos finais de semana, já que durante a semana mal tenho tempo de passar alguma coisa na torrada e sair correndo de casa com a dita cuja na mão enquanto chamo o elevador, empurro as gatas para dentro (elas insistem em sair para o hall cada vez que a porta se abre), carrego a Olivia no colo para me despedir para o dia de trabalho, enfim, aquela loucura! Então, depois que nos tornamos uma família os cafés da manhã de final de semana ganharam uma conotação ainda mais especial aqui em casa. Hoje a Olivia já come de tudo, e ama tudo o que prova (para terem ideia ela ama ceviche e comida japonesa!), então colocamos na mesa praticamente tudo o que temos na geladeira e na mesa vamos fazendo nossas combinações. Olivia obviamente sempre pede para provar, mas a comida preferida dela no café da manhã são panquecas, logo que me vê pondo a mesa já me pede “queca, queca”. Esta fase em que os bebês começam a falar é deliciosa, eu fico impressionada com o repertório que a Oli já tem…hahahaha

 

Esses ninhos fofos de brioche eu já tinha visto em vários blogs gringos que eu amo e também no Pinterest, mas nunca tinha feito, até que eu tive a ideia de preparar para a Olivia porque são pequenos, então ela consegue segurar e comer um inteiro desses sozinha. Usei um brioche fresquinho que comprei na padaria do lado de casa, creme de ricota light (que aqui em casa é tipo bom-bril, serve pra tudo kkkk), algumas fatias de presunto cru e bem no meio de cada cestinha quebrei um ovo. Depois foi só levar pro forno até a gema cozinhar um pouco e pronto. Fácil, rápido e delicioso. São perfeitos para compor uma mesa de café da manhã ou de brunch, e além de tudo ficam lindinhos.

 

CESTINHAS DE BRIOCHE COM OVO, PRESUNTO CRU E QUEIJO CREMOSO

(rende 6 unidades)

 

Ingredientes:

  • 6 fatias de pão de brioche (se não encontrar use pão de forma sem casca)
  • 6 fatias de presunto cru (ou peito de peru, ou salmão defumado ou o que achar que combina mais)
  • 2 colheres (sopa) de creme de ricota (ou cream cheese, ou requeijão, ou cottage)
  • 6 ovos
  • pimenta moída e sal a gosto (no das crianças exclua a pimenta)

 

Modo de Preparo: Em uma forma de assar muffins (ou em ramequins refratários pequenos próprios para o forno) coloque a fatia de pão brioche no fundo, moldando-a na cavidade da forma. Se estiver usando pão de forma você precisará untar, mas se estiver usando brioche não precisa pois este tipo de pão já tem bastante manteiga. Aí então coloque uma bolinha de creme de ricota sobre a fatia de pão e por cima dela ajeite a fatia de presunto cru de modo que ela “vede” o pão para o ovo não vazar, e apertando com delicadeza o fundo para que o creme de ricota se espalhe um pouco. Agora é só quebrar um ovo dentro de cada cestinha e levar para assar por 10 minutos em forno preaquecido a 180º. Está pronto para servir, mas antes dê uma leve polvilhada de pimenta moída sobre alguns deles, ou se estiver muito inspirado regue com um fiozinho de azeite aromático, fica divino!

 

Ninhos de Brioche com jamón e ovo_F&F

 

Vejam como eles ficam lindos e apetitosos!

 

Ninhos de Brioche com jamón e ovo2_F&F

 

 

E então, gostaram?!

 

Bom Apetite!

 

Um comentário sobre “Cestinhas de Brioche com Ovo para o café da manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *