Bacalhau Confit com Cebolas Caramelizadas e Purê de Cenoura

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bacalhau confitado com cebolas e purê de cenoura_F&F

Com tantas receitas de bacalhau aqui no blog já deu para perceber que eu simplesmente amo este peixe maravilhoso né? Pois eu amo mesmo! E na minha viagem de férias que aconteceu este mês eu passei uma semana viajando por Portugal, comendo maravilhosamente bem a preços muito atraentes, e como todo mundo sabe Portugal é a terra em que mais se consome bacalhau salgado no mundo! Só sei que eu provei bacalhau preparado de muitas formas diferentes, desde carpaccio de bacalhau até terrines, sopas, fritos, cozidos, marinados…o que só serviu para que eu me inspirasse mais a preparar novas receitas com o pescado.

 

Mas Fabi, esta receita de bacalhau confit já passou por aqui antes! Sim, já passou, mas dessa vez além do bacalhau eu trouxe pra vocês um acompanhamento delicioso, incrível e viciante, que talvez pelo nome ou a uma primeira olhada você pode esnobar, por parecer muito simples e comunzinho, mas se você acreditar em mim e fizer na sua casa vai ver que eu estou falando sério, muito sério! Não é um purê de cenoura, mas é “o purê” de cenouras, e o segredo dele não está em técnicas mirabolantes de preparo, mas sim nos ingredientes que o compõem.

 

Este purê na verdade foi uma das primeiras papinhas que eu fiz para a Olivia quando a pediatra dela liberou o consumo de temperos mais fortes como curry  e canela, mas pra ela eu faço sem creme de leite e sem manteiga, uso só um fiozinho de azeite mesmo. Em casa ele é um acompanhamento muito versátil para carnes, peixes ou frango e já virou até recheio para quiche! #ficaadica ;)

 

BACALHAU CONFIT COM CEBOLAS CARAMELIZADAS E PURÊ DE CENOURA

(serve 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 postas grandes de bacalhau já dessalgado (se ainda não aprendeu a dessalgar corretamente o bacalhau aprenda AQUI!)
  • 1 cebola branca grande cortada em meia lua
  • 500 ml de azeite
  • 2 dentes de alho fatiados
  • 12 tomatinhos
  • pimenta moída e sal a gosto

 

Para o purê de cenoura:

  • 3 cenouras grandes descascadas e bem picadas
  • 1 colher (café) de curry em pó
  • 1 colher (café) de açafrão em pó
  • 1 pitadinha de canela em pó
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de sálvia
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • pimenta moída e sal a gosto

 

Modo de Preparo: Disponha as postas de bacalhau sobre uma travessa refratária pequena (quanto menor o refratário menos azeite você vai precisar para confitar o bacalhau) com a pela para baixo. Por cima das postas polvilhe sal, pimenta, as lâminas de alho e por fim a cebola, fazendo uma camada generosa de cebola por cima das postas. Regue com todo o azeite da receita, espalhe os tomatinhos pelo azeite e leve ao forno preaquecido a 180º por 40 minutos. Ao final do processo as lascas do bacalhau devem estar se soltando com facilidade e as cebolas devem estar douradas.

Purê de cenoura: Coloque as cenouras picadas em uma panela e cubra com água sem deixar passar muito da altura das cenouras. Na própria panela junte o curry, o açafrão, a folha de sálvia, o alho, a canela, o creme de leite fresco, a pimenta e o sal e cozinhe em fogo baixo até que a cenoura esteja bem macia. Retire a folha de sálvia, e bata com um mixer ou em um liquidificador. Ajuste o sal se for necessário, retorne o purê para a panela, aqueça novamente, adicione a manteiga e misture delicadamente. Sirva em seguida.

Bacalhau confitado com purê de cenoura_F&F

 

Os tomatinhos confitados são sempre disputados “a tapas” em casa…hahahaha

Bacalhau confitado com pure de cenoura_F&F

Então é isso, simples assim! Tá vendo como ir pra cozinha não precisa ser trabalhoso e pode te render pratos lindos que parecem ter sido feitos por bons chefs?!

 

Mais fácil que isso só as receitas do canal do Figos e Funghis lá no Youtube! Você já foi lá conferir?! Vai lá, assiste os vídeos, curte, compartilha, se inscreve no canal e me dá o seu incentivo pra eu ver que tem gente assistindo, achando bacana e com isso me empenhar em fazer cada vez mais delicias pra vocês com todo carinho do mundo! O link é este aqui ó>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> www.youtube.com/c/figosefunghistv

 

Sigam o blog também no Instagram (@figosefunghis), com novidades diárias, dicas de lugares, comidinhas e receitas :)

 

Beijos!!

 

2 Comentários para “Bacalhau Confit com Cebolas Caramelizadas e Purê de Cenoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *