Ceviche de Salmão

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ceviche de salmão_F&F

Eu simplesmente AMO ceviche! Toda semana tem ceviche em casa pelo menos uma vez na semana, algumas vezes preparo o clássico mesmo e em outras eu testo combinações diferentes. Um dos motivos que me fazem amar tanto este prato típico da culinária peruana (Peru I love you!) é a rapidez e facilidade do preparo, é o tipo de receita que não dá trabalho. E acho que este meu vício acabou contagiando a todos aqui em casa porque até a Olivia ama ceviche! Ela já pode consumir peixe cru, mas a recomendação é a mesma que vale para nós adultos: para o preparo do ceviche o peixe deve ser o mais fresco possível.

 

Outro dia no hortifruti que eu costumo fazer compras avistei um lindo lombo de salmão, e o peixeiro como já me conhece bem foi logo avisando que aquele estava bom para fazer salmão pois havia chegado horas antes. Claro que eu o trouxe para o jantar.

 

Normalmente o ceviche é preparado com peixe branco. Costumo usar robalo, tilápia (saint peter), namorado e até corvina, mas desta vez eu usei salmão e amei o resultado. O salmão é um peixe suave mas muito saboroso e achei que o mix de cítricos que eu fiz para a marinada – mais conhecida como leite de tigre – combinou muito bem com ele.

 

Ceviche de Salmão3_F&F

 

RECEITA DE CEVICHE DE SALMÃO

(serve 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 500g de salmão sem pele e livre de espinhas
  • 1 cebola roxa pequena fatiada em meia lua
  • 1 limão tahiti
  • 1 limão galego
  • 4 pedras de gelo
  • 1 punhado de coentro picado
  • 1 punhado de salsinha fresca bem picada
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picada (pode substituir por pimenta biquinho se quiser algo mais suave)
  • sal a gosto
  • 1 fio de azeite

 

Modo de Preparo: Corte o lombo de salmão em cubos pequenos (mas não muito), do tamanho de um bocado mesmo. Coloque em uma tigela junto com as pedras de gelo, uma pitada de sal e regue com o suco dos limões. Mexa com uma colher por uns 3 minutos, até que o peixe comece a mudar de cor (ele vai estar cozinhando no suco de limão). Deixe descansar por 5 minutos, depois misture a cebola fatiada, a pimenta, o coentro, a salsinha e misture novamente. Coloque no recipiente que irá servir, finalize com 1 fio de azeite e monte o prato com chips de batata doce, com milho ou com batata doce cozida. Sirva em seguida.

 

Ceviche de salmão2_F&F

 

Já estão acompanhando o blog no Instagram? Não?! Então corre pra lá (@figosefunghis) porque a partir de amanhã você vai acompanhar a minha viagem de férias, com muitas dicas, comidinhas e lugares bacanas ;)

 

Semana que vem tem vídeo novo no ar lá no canal do Youtube, inscreva-se! youtube.com.br/c/FigoseFunghisTV

 

Beijo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *