Panquecas Rendadas, uma lindeza só!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Panqueca rendada_F&F

Eu sempre amei panquecas, desde as nossas abrasileiradas salgadas para rechear e gratinar até aquelas gorduchinhas que encontramos “na gringa” nos cafés da manhã e que podemos lambuzar com maple syrup (xarope de bordo) e coroar com tiras de bacon crocantes…uau, que gordice boa! Bom, e aí que meu marido também ama e a Oli também é alucinada por panquecas, tanto que do alto de seus 1 ano e 8 meses me enxerga no fogão virando as panquecas nos finais de semana de manhã e já entra na cozinha gritando: “Queca mamãe, queca” hahahahah.

 

Quando se tem filhos queremos fazer sempre o melhor por eles, e no meu caso como eu trabalho bastante durante a semana, gosto de dedicar o meu tempo para a Oli, preparar um café da manhã bem caprichado e desfrutá-lo na companhia dos meus amores na varanda sem nenhuma pressa e de preferência com um jazzinho bem gostoso de fundo. Tem jeito mais gostoso de começar o final de semana?

 

Pois bem, neste último final de semana preparamos panquecas, e não foi qualquer panqueca não viu. Há tempos eu vi uma versão de “panquecas rendadas” em alguns sites gringos e amei a ideia (podem achar breguinha, mas eu acho muito fofo!), mas nunca me lembrava de comprar a bisnaga para prepará-las, até que outro dia eu praticamente tropecei em uma e comprei por módicos R$ 1,99! A receita que eu usava não era muito bem aceita pelo marido e pela bebê, pois as “minhas” panquecas levam farinha de linhaça, chia, e não levam manteiga, enfim, pode ser considerada uma panqueca mais natureba por assim dizer, e então eu precisava de uma panqueca mais gordinha para agradar e imediatamente me dirigi ao blog do meu amigo Richie, que eu amoooo de paixão! Já recomendei ele aqui algumas vezes pra vocês né? O Richie é um doceiro de mão cheia e é simplesmente um mago quando o assunto são doces, massas de tortas e inclusive panquecas gordinhas, macias e infalíveis! Então eu elegi esta receita AQUI do blog do Richie a minha receita de panqueca de café da manhã preferida da vida! Agora vou usar sempre esta porque eu amei, eles amaram, e renderam panquecas rendadas lindas e super saborosas. Confere a receita então, que de diferente da do Richie só mesmo a canela em pó que eu acrescentei na massa:

 

PANQUECAS – RENDADAS OU NÃO RENDADAS, COMO PREFERIR :)

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 pitada generosa de sal [algo como 3/4 da colher de chá];
1 pitada generosa de açúcar refinado [algo como uma colher de chá];
1 pitada de canela em pó;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de sopa de fermento em pó;
1 ovo pequeno [se usar ovo do grande, diminua um pouquinho o leite];
3/4 de xícara [180ml] de leite;
1 colher de sopa de manteiga.
Modo de Preparo:  Em uma frigideira antiaderente (indispensável) leve a manteiga ao fogo, para derreter. Assim que derreter desligue o fogo e reserve. Em um bowl misture os  ingredientes secos, ou seja, a farinha, o sal, o açúcar, a canela, o bicarbonato e o fermento. Em outro bowl pequeno misture o ovo com o leite, e derrame sobre os ingredientes secos. Mexa rapidamente até desfazer quaisquer grânulos que se formem. Depois, junte a manteiga derretida, e mexa mais uma vez. O resultado será uma massa NÃO líquida, mas bastante cremosa e consistente, nos dizeres do Richie “quase como de bolinho de chuva”. Bom, agora sua massa de panqueca está pronta. Passe um papel toalha pelo fundo da frigideira, para retirar o excesso de manteiga, e volte-a ao fogo baixo.  Com uma concha média – aqui você decide se vai fazer panquecas rendadas ou comuns, se for fazer rendadas coloque a massa em uma bisnaga tipo de katchup e em vez de derramar sobre a frigideira de uma vez só vá apertando a bisnaga e fazendo desenhos na frigideira já quente. Eu e a Oli brincamos de fazer espirais, como se fosse um grande fio de telefone todo enrolado kkkk . A massa vai se assentar sozinha na frigideira. Rapidamente vão se formar bolhas na superfície da massa, em torno de 30 segundos mais ou menos, e isso quer dizer que chegou a hora de virar sua panqueca, então vire a panqueca com uma espátula e deixe o outro lado dourar. Ela vai crescer um pouquinho altura, ficar mais gorduchinha enquanto doura o segundo lado. Retire a panqueca com a espátula, e repita o procedimento com a massa restante. Esta receita rende em média 4 a 5 panquecas médias, mas como eu fiz rendadas o rendimento quase dobrou e consegui 7 panquecas. Sirva com geleias, queijos, doce de leite e o que mais gostar.
Dica: Se quiser preparar as panquecas com um pouco de antecedência basta aquecer o forno por uns 10 minutos na sua temperatura mais baixa quando estiver no momento de servir, aí desligue o forno e deixe as panquecas ali por uns 3 minutos, mas o ideal é prepará-las na hora mesmo.
Dica 2: Sobrou um pouco da massa e deixei na bisnaga dentro da geladeira até o dia seguinte. Aí então preparei mais uma panqueca e a massa ainda estava perfeita, deliciosa!
Panqueca rendada2_F&F
Então é isso! Bom Apetite!
Ah, amanhã é dia de vídeo novo lá no canal, inscreva-se para assistir em primeira mão aqui ó>>>>>>>>>>>>>>>>>  www.youtube.com/c/FigoseFunghisTv

9 Comentários para “Panquecas Rendadas, uma lindeza só!

  1. Oi Fabiana tudo bem? vc fala desta panqueca rendada vc ja havia visto em sites de gringo, moro em NY e nunca vi, adoreiiiiiii…Esta receita tem video? Como vc faz a renda? que utensilio vc usa? Se vc puder me responder ficarei muito grata. abraços e sempre $uce$$o$ , Wilma.

    • Oi Wilma, tudo bom e você? Esta receita ainda não tem vídeo não, mas já está nos planos ;) A “renda” eu faço com uma bisnaga de plástico, daquelas que colocam katchup e mostarda nas lanchonetes sabe? Deixo a frigideira bem quente e vou apertando a bisnaga para soltar a massa e em vez de colocar a massa em um lugar só eu vou “desenhando” com o “fio” que sai de dentro da bisnaga. É bem fácil na verdade ;)
      Tenta e depois me conta! Beijo!

    • Imagina seu lindo, eu é que agradeço por você “jogar pro universo” receitas tão lindas e deliciosas <3
      Saudades também!
      Beijão!

  2. Pingback: 5 COISAS LEGAIS | Xícara de Chá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *