Salada de Soja Thai

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Salada de soja Thai

Como disse um amigo meu esses dias, o nosso inverno este ano caiu numa quarta-feira…hahahahha. Pois é né gente, de fato nosso inverno foi um tanto quanto ameno e mal deu pra fazer todas as receitas de sopas, cremes e caldos que eu havia planejado. Bom, hoje mesmo ainda estamos oficialmente em pleno inverno e está fazendo 24 graus lá fora. Temperatura gostosa, mas nem de longe dá pra tomar sopa ou preparar um fondue :(

 

Então o jeito é retomar as receitas leves, as saladas, as tortinhas frias, os sanduíches e dar o inverno por encerrado, a não ser que surja uma linda frente fria só para termos desculpas e preparar um delicioso minestrone. Enquanto isso não acontece eu uso e abuso das saladas, e adoro descobrir novas combinações e temperinhos pra não cair na mesmice. E foi nessa minha gula eterna que eu pensei em fazer uma salada com a soja texturizada em vez de usá-la em pratos quentes naquela mais que óbvia função de “carne moída” e o resultado foi uma saladinha colorida, fresca e super saborosa com inspiração Thai. Muitos falam super mal da soja e dizem que ela é maligna, mas como não sou nutricionista não vou entrar nessa questão, até porque eu imagino que seja necessário consumir quantidades absurdas de soja para que ela faça mal a alguém, se é que faz mesmo.

 

Fato é que eu adoro esta sojinha texturizada, aliás, tem uma receita liiiiinda de Quibe vegetariano aqui no blog preparada com ela e que o povo ama cai de amores. Confira a receita dele AQUI! Por hora, fiquem com a receita desta saladinha super delicia:

 

SALADA DE SOJA THAI

(serve até 6 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de proteína de soja granulada
  • 4 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 cebola roxa picada em cubinhos pequenos
  • 1 cenoura grande descascada e ralada
  • 1/2 lata de milho verde
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de coentro fresco picado
  • 3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto

 

Modo de Preparo: Coloque a soja granulada ainda seca dentro de um bowl e regue com a água fervente apenas até cobrir. Tampe o bowl com um prato e deixe descansar por 10 minutos. Passe a soja já hidratada para um escorredor de massa e aperte bem com as mãos para retirar o máximo de água que conseguir. A proteína de soja parece uma esponjinha, absorve muito líquido, então pressione bastante! Depois retorne a soja para o bowl e misture a cenoura ralada, o milho e reserve. Em outro bowl menor coloque a pasta de amendoim, o azeite, o sal, o suco de limão, a cebola roxa picadinha e as ervas e misture muito bem até obter um molho homogêneo. Ajuste o sal e a pimenta do molho e regue a salada com ele. Finalize com mais coentro e salsa fresca picados e sirva em seguida.

 

Dica: Se quiser preparar esta salada com antecedência ela vai ficar ainda mais saborosa depois de um tempinho coberta e resfriando na geladeira. Dá pra fazer até de um dia para o outro.

Salada de soja Thai2

 

Bom Apetite!!

 

2 Comentários para “Salada de Soja Thai

  1. Boa noite Fabiana. Nos conhecemos em um restaurante (natural) ou quase.
    Você veio conversar com minha filha que estava com minha netinha, sua filhinha
    foi até nós. Vcs bateram um papo gostoso e nos deu seu cartão. Lembro que sua menina comeu um brigadeiro (se não falha minha memória) de grão de bico e queria outro. Estou gostando muito de seu site. Receitas muitos saborosas, faceis e bonitas.
    Eu como um pouco de tudo. Gosto de cozinhar. Apesar que ultimamente não o faço muito. Ficamos eu e meu marido, estamos com 72 anos, fica mais prático fazer as refeições fora de casa. Na sua receita de salada de soja, o único item que eu não gosto de usar são os enlatados. Eu já trabalhei como supervisora em uma empresa de alimentos supergelados. A diferença é muito grande. Eu prefiro comprar milho, ervilha, brocolis, cenoura e outros vegetais super gelados. São mais saborosos e puros, sem nenhum conservante. E cozinham rapidinho no vapor. Eu vou continuar viajando na sua pagína e vou passar para três grupos qual eu faço parte no face. Tenho certeza que minhas amigas irão adorar. Boa sorte, continue assim, está muito bom. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *