Pudim de Pão Salgado

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pão, salsicha e ovo_F&F

Se tem uma coisa que eu adoro na cozinha é uma receita prática. Se ela puder ainda aguçar a criatividade e aproveitar itens esquecidos na geladeira tudo fica melhor! Este pudim de pão nasceu das sobras de pão de uma noite de fondue feita entre amigos. Eles poderiam perfeitamente terem virado deliciosos croutons para saladas ou sopas, mas minha fome era maior que isso e acabei pensando em algo com um pouco mais de sustância…hahahaha. Simplesmente perfeito para matar a fome de uma forma rápida e fácil, fiquei fã!

 

Bom, o que importa aqui é se inspirar na base da receita e colocar nela o que você tiver em casa no momento. Pedaços de queijo, de vegetais, cebolas e tomates picados, as sobras da carne assada do almoço desfiadinha, peito de peru, presunto ou salsicha como aqui no meu caso. E para finalizar do jeito que eu mais gosto este tipo de prato alguns ovos estalados por cima de tudo. Agora me diz, pra que mais???

 

RECEITA DE PUDIM DE PÃO SALGADO

(serve até 4 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de pão amanhecido cortado em cubos
  • 2/3 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de creme de ricota light
  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 salsichas (usei do tipo frankfurter)
  • salsinha fresca picada
  • azeite o quanto baste
  • pimenta preta moída e sal à gosto

 

Modo de Preparo: Preaqueça o forno em 180º. Num refratário para tortas disponha os cubos de pão forrando todo o fundo, regue com um fio de azeite e reserve. Enquanto isso misture em um bowl 1 ovo, o leite, o creme de ricota, o queijo parmesão, sal e pimenta. Bata bem com um garfo ou fouet até conseguir uma consistência cremosa e homogênea. Despeje este creme sobre o pão que está no refratário e ajeite as salsichas picadas. Deixe descansar por uns 5 minutos e então quebre os outros 3 ovos por cima de tudo. Asse por 20 minutos em 180º ou até que o pão esteja dourado e as claras cozidas com a gema no ponto desejado. As minhas eu gosto em ponto de geleia, nem líquidas, nem duras. Retire do forno, regue com mais um fio de azeite, polvilhe pimenta e sal e rasgue algumas folhas de salsinha fresca por cima. Sirva em seguida.

Pão, salsicha e ovo2_F&F

 

Bom Apetite!!

 

*****Para receitinhas diárias siga o Figos e Funghis no Facebook e no Instagram, te espero lá! ;)***

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *