Mini Menu para o Dia dos Namorados

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Amor

Pensando no que eu gosto de preparar para o meu amor no Dia dos Namorados eu resolvi elaborar dois mini menus – compostos por prato principal e sobremesa) para esta data especial, elaborado especialmente para quem gosta de decidir só no dia o que vai servir, dependendo do humor e do apetite (eu faço isso…rsrsrs). E para deixar todo mundo ainda mais feliz eu vou publicar uma dica de mini menu hoje e uma amanhã, assim teremos duas opções fresquinhas para a comemoração.

 

Eu gosto da ideia do mini menu porque no fim das contas é isso o que sempre acaba acontecendo na minha própria casa. Eu costumo comprar um ou dois pedaços de queijo e monto uma pequena tábua com frutinhas secas, alguma geleia e uma mini cesta de pães e torradas para acompanhar. Com isso eu consigo dar mais atenção ao prato principal e à sobremesa, enquanto petiscamos e conversamos na cozinha eu finalizo os pratos.

 

Para o primeiro menu eu escolhi como prato principal um delicioso peixe assado com manteiga de ervas na folha de bananeira acompanhado de fettuccine de legumes cozido ao vapor e servido com um leve molho de alho e óleo com toque de limão. Este prato é incrível, bem perfumado, levíssimo, fácil e rápido de preparar e ainda por cima tem poucas calorias. Opção linda para quem não quer sair da linha ;)

Peixe na folha de bananeira_F&F

 

Já para a sobremesa eu escolhi um parfait de iogurte natural com uma compota rápida de frutas amarelas preparada com açúcar de coco e coberta com flocos de coco queimado. É tão leve e tão saborosa que eu simplesmente estou caindo de amores por ela e já quero fazer de outros sabores!  Espero que vocês também gostem e possam se divertir na cozinha com o love <3

 

Parfait com frutas amarelas e coco queimado_F&F

 

RECEITA DE PEIXE ASSADO NA FOLHA DE BANANEIRA COM FETTUCCINE DE LEGUMES

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes para o peixe:

  • 2 postas grandes de peixe branco (pode ser robalo, badejo, meca, pescada cambucu ou qualquer outro que tenha postas altas)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
  • 3 colheres de sopa de ervas frescas bem picadas (uso salsa, alecrim e manjericão)
  • 2 bons pedaços de folha de bananeira
  • 2 fatias bem finas de limão
  • sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180º. Estique a folha de bananeira sobre uma tábua e ajeite o peixe no centro. Tempere com sal, pimenta e coloque metade da manteiga de ervas por cima. Disponha a fatia de limão por cima de tudo e feche a folha de bananeira, embrulhando o peixe como numa trouxinha, e depois espete palitos de madeira se precisar fechar. Se as pontas ficarem por baixo do peixe não precisa do palito. Leve para assar por 20 minutos e enquanto o peixe assa prepare o fettuccine de legumes.

 

Ingredientes para o fettuccine de legumes:

  • 2 cenouras médias descascadas
  • 2 abobrinhas pequenas e novas bem lavadas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • sal à gosto

Modo de Preparo: Faça lâminas finas no sentido longitudinal com a cenoura usando uma mandolina ou fatie com a faca mesmo, e depois empilhe todas as fatias e corte tiras médias. Faça o mesmo com a abobrinha. Coloque em uma panela de vapor e cozinhe por 5 minutos com a água já fervendo. Retire, escorra e dê um choque térmico colocando em um bowl com água e gelo. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira e doure rapidamente o alho picado. Desligue o fogo, adicione os legumes já fatiados em formato de fettuccine, o suco de limão e coloque sal à gosto. Quando o peixe estiver pronto sirva-o sobre o fettuccine de legumes e deixe uma parte do peixe à mostra abrindo um pedaço do embrulho da folha de bananeira.

Peixe na folha de bananeira com talharim de legumes_F&F

E se você achou a receita do prato principal ultra fácil vai achar a receita da sobremesa ainda mais! Esta parfait de iogurte natural é bem simples e pode ser preparada de última hora ou pode ser preparada com antecedência e apenas deixar para montar na hora de servir. Uma praticidade só!

 

PARFAIT DE IOGURTE NATURAL COM COMPOTA DE FRUTAS AMARELAS E COCO QUEIMADO

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 2 copos de iogurte grego sem açúcar adicionado
  • 1 colher (sopa) de néctar de agave ou mel
  • 3 gotas de essência de coco (opcional)
  • 1 maracujá azedo
  • 1 manga média descascada e cortada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar de coco
  • 1/4 de xícara (chá) de cachaça
  • 1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de Preparo: Em primeiro lugar ligue a grelha superior do seu forno na intensidade média. Se não tiver preaqueça o forno por 10 minutos a 200º. Espalhe o coco fresco ralado sobre uma assadeira antiaderente e polvilhe sobre ele 1 colher de sopa de açúcar de coco. Leve para assar por 5 minutos ou até ficarem de cor dourada. Retire do forno e solte os flocos de coco com um garfo. Reserve. Agora “tempere” o iogurte natural colocando o néctar de agave ou mel, a essência de coco e misture bem. Leve para gelar até o momento de servir. Por fim derreta o açúcar de coco restante em uma frigideira e junte a polpa do maracujá e a manga picada. Cozinhe em fogo médio até ferver e então aumente o fogo e adicione a cachaça para flambar. Incline a frigideira levemente em direção à chama assim que adicionar a bebida e deixe o fogo se apagar sozinho. Desligue, passe para um pote de vidro e reserve. No momento da montagem coloque a compota de frutas no fundo dos copinhos, depois coloque metade do iogurte “temperado” em cada um deles e cubra com uma boa porção de coco queimado. Sirva em seguida.

Parfait com frutas amarelas e coco queimado3_F&F

Coco queimado gostoso, lindo e saudável, feito com açúcar de coco!!!

Parfait com frutas amarelas e coco queimado2_F&F

Espero que vocês tenham gostado deste primeiro mini Menu de Dia dos Namorados. Amanhã tem a sugestão número 2, então espero vocês!

Beijos!

 

*Primeira imagem do post: Fonte gettyimages.com

3 Comentários para “Mini Menu para o Dia dos Namorados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *